Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > José Ferreira Alves
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

José Ferreira Alves

Fotografia de José Ferreira Alves
Nome: José Ferreira Alves Ligação à página pessoal de José Ferreira Alves
Sigla: JFA
Estado: Ativo
R-000-8AH
0000-0001-9241-5198
6313-5172-FDBE
D-7100-2013
35618074600
Email Institucional: jfalves@fc.up.pt
Extensão Telefónica: 10147
Telf.Alt.: 220402147
Salas: FC1018

Funções

Categoria: Professor Catedrático
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Matemática
Interrupção: Licença sabática
Início da Interrupção: 12-09-2025
Fim da Interrupção: 11-09-2026

Apresentação Pessoal

Nasci em Paços de Ferreira, onde fiz todo o meu percurso escolar, desde o ensino básico até ao secundário, em escolas locais.

Licenciei-me em Matemática, na vertente de Matemática Pura, pela Universidade do Porto em 1990. Permaneci na mesma instituição para concluir, dois anos depois, o mestrado em Matemática Pura. Em 1997, obtive o grau de doutor em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, cidade que marcaria profundamente tanto o meu percurso científico como pessoal.

Iniciei a minha carreira académica em 1991, como Assistente Estagiário, e desde então desenvolvi toda a minha atividade docente e científica no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2004 obtive a Agregação e, desde novembro de 2019, desempenho funções como Professor Catedrático. Sou também membro integrado do Centro de Matemática da Universidade do Porto desde o início da minha carreira, tendo participado ativamente no seu desenvolvimento científico ao longo das últimas décadas.

Em maio de 2022, fui eleito membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Entre junho de 2020 e junho de 2025, exerci ainda as funções de Diretor do Departamento de Matemática, período durante o qual procurei contribuir para o reforço da sua projeção científica e da qualidade da sua oferta formativa.

Ao longo do meu percurso académico, tive a oportunidade de orientar seis dissertações de mestrado, dez teses de doutoramento e oito projetos de pós-doutoramento, tendo igualmente coordenado quatro projetos de investigação financiados em regime competitivo.

Proferi mais de uma centena e meia de comunicações em congressos e seminários realizados nos cinco continentes, e efetuei diversas estadias prolongadas em instituições internacionais de referência, entre as quais o Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics, em Trieste, o Centre de Physique Théorique de Luminy, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro, a Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, a Universidade Federal da Bahia e a University of Maryland.

Realizei ainda duas licenças sabáticas na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, ambas financiadas por prestigiadas instituições britânicas: a primeira pela Leverhulme Trust e a segunda pela Royal Society.

Sou autor de mais de cinquenta artigos científicos e de dois livros nas áreas dos Sistemas Dinâmicos e da Teoria Ergódica. A minha investigação tem-se centrado, de forma consistente, no estudo das propriedades estatísticas de sistemas caóticos, em particular na compreensão dos mecanismos que governam o comportamento assintótico de dinâmicas complexas.

Durante os quatro anos que vivi no Rio de Janeiro para realizar o doutoramento, desenvolvi também uma ligação especial à música popular brasileira. Nesse período, tive a oportunidade de adaptar e aprofundar a minha prática de violão, explorando os ritmos, as harmonias e a subtileza estética da bossa nova e de outros géneros brasileiros, uma influência que permaneceu como parte integrante da minha vida para além do percurso académico.

Áreas de Interesse

  1. Ciências Físicas > Matemática > Teoria do caos
  2. Ciências Físicas > Matemática > Teoria das probabilidades
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2024-11-07 I  Página gerada em: 2026-05-20 às 09:23:02 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico