Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:Q
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Química

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O Mestrado em Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto apresenta-se como um mestrado de âmbito generalista, abarcando uma diversidade de áreas temáticas da Química de interesse atual e procurando desta forma responder aos interesses dos estudantes numa perspetiva de formação científica avançada, moderna e versátil.

A Química enquanto ciência ocupa uma posição central na resposta aos desafios societais atuais, em particular nos domínios da energia, saúde, ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento de novos materiais funcionais.

O 2º ciclo de estudos em Química procura responder a estes desafios preparando os estudantes para um percurso profissional de sucesso.
Salienta-se que, no segundo ano curricular, os estudantes poderão optar por:
  • realizar um projeto de investigação científica num dos Laboratórios da Faculdade integrados em Centros de Investigação da Universidade do Porto.
ou
  • realizar um estágio onde desenvolverão trabalho de aplicação em empresas / centros de investigação científica e tecnológica com os quais haja protocolo de colaboração.

Estrutura curricular

  • 1º ano curricular – Curso de Mestrado onde são lecionadas unidades curriculares estruturantes, obrigatórias e opcionais, de química avançada. Este Curso confere um Diploma de Mestrado em Química (não conferente de grau)
  • 2º ano curricular – Unidade curricular Química e Sociedade (3ECTS) na 1ª semana do ano letivo, onde se analisa o papel da Química na sociedade discutindo com oradores convidados externos que trabalham em variadíssimas áreas para as quais a química é indispensável.
  • 2º ano curricular – uma Dissertação de natureza científica ou, em alternativa, um Estágio em Contexto Empresarial de natureza profissional, objetos de relatório final, a que correspondem 57 do total de 120 créditos ECTS do ciclo de estudos, cuja defesa em provas públicas permitirá a obtenção do grau de mestre em Química.

Horário e língua de ensino

O curso funciona num horário semanal diurno, estando os estudantes-trabalhadores salvaguardados pelos direitos e deveres que constam do regulamento da Universidade do Porto para os 2º ciclos.

O Mestrado em Química está aberto à internacionalização e, como tal, à receção de estudantes internacionais de grau e de programas de mobilidade. A língua de trabalho será maioritariamente o Português mas, sempre que se justifique, as unidades curriculares poderão ser lecionadas em Inglês.



Saídas Profissionais

Segundo o último relatório do Observatório do Emprego da Universidade do Porto, o Mestrado em Química destaca-se como um dos Cursos em que a situação ocupacional no mercado de trabalho do recém-Mestre é plena no primeiro ano após a conclusão da sua formação.
As saídas profissionais mais comuns para um Mestre em Química são a indústria química, alimentar e farmacêutica, exercendo atividades tais como chefia de laboratórios de controlo de qualidade, assessoria técnica e científica a clientes, entre outras; investigação científica onde se inclui a possibilidade de prosseguir os estudos de doutoramento em química ou ciências afins, no país ou no estrangeiro.

Condições de acesso

  1. Candidatos titulares de licenciatura adequada (Química, Bioquímica, Ensino da Física e Química, Farmácia, Engenharia Química e afins), ou não licenciados, que estejam em condições de concluir a licenciatura até ao final do prazo de realização de matrícula.
  2. Candidatos titulares de grau noutras licenciaturas ou detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente.


Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:

Currículo académico (área de formação e média aferida* obtida) (80 %)

  • Subcritério 1: área de formação (25 %)
  • Subcritério 2:média aferida* de licenciatura. No caso de não licenciados é considerada a média ponderada por créditos das unidades curriculares realizadas, multiplicada pela fração dos créditos obtidos face ao total da licenciatura (55 %)

Currículo científico e experiência profissional (20 %)

  • Subcritério 1: publicações científicas (excetuando as teses ou relatórios finais de conclusão de licenciatura) (5 %)
  • Subcritério 2: participação em projetos de investigação ou experiência profissional na área do ciclo de estudos (15 %)

*A média aferida de licenciatura é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente, as posições no ranking mundial http://www.webometrics.info para a Universidade do Porto e para universidade onde o candidato realizou o curso.


Critérios de desempate de candidatos:

  1. Classificação média nas unidades curriculares Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Física e Química Analítica (licenciatura em Química da UP) ou equivalentes.
  2. Classificação na unidade curricular Química I (licenciatura em Química da UP) ou equivalente.
  3. Classificação na unidade curricular Química I (licenciatura em Química da UP) ou equivalente.

Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista individual, pela Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos em Química, para avaliar aspetos relevantes do processo de seleção e seriação.


Idioma de Lecionação

  • Em Português e parcialmente em Inglês

Informações


O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Deliberação n.º 1042/2007 de 11-06-07, para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 510. Reconhecido por Despacho de 22-04-2010.


Contactos

Diretor do Curso: m.qui.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.qui@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.



Dados Gerais

Código Oficial: 9442
Diretor: Alexandre Magalhães
Sigla: M:Q
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Química (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Química - Materiais e Superfícies Funcionais para a Sustentabilidade (120 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-01-26 I  Página gerada em: 2023-01-29 às 05:14:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias