São objetivos específicos do Mestrado em Física proporcionar
- conhecimentos avançados e atuais de Física clássica e moderna, que sustentem a construção de modelos explicativos e a compreensão de uma vasta gama de fenómenos.
- competências em Matemática e métodos computacionais - ferramentas fundamentais de formulação e de análise quantitativa de problemas e modelos.
- formação em experimentação, análise de dados, instrumentação variada, técnicas de medida e projeto e conceção de experiências ('perfil experimental').
- prática de investigação científica teórica e/ou experimental ou experiência de trabalho profissional como físico em ambiente empresarial.
- preparação para o prosseguimento de estudos de doutoramento em Física, Engenharia Física, outras áreas de Engenharia, ou em áreas de formação pluridisciplinar (Biofísica, Ambiente, Gestão de Recursos, etc).
- preparação para o exercício de cargos técnicos de nível superior e de investigação e desenvolvimento, em organizações governamentais, no setor privado e em regime de autoemprego: laboratórios de Estado, universidades, institutos de investigação, escolas, controlo de qualidade, hospitais, setor de serviços financeiros, bancos e seguradoras, indústria, empresas de tecnologias de informação.
Condições de Acesso
- Ser titular do grau de licenciado em Física ou os licenciados ou mestres em áreas afins, desde que possuam uma formação em Física e Matemática próxima, em profundidade e extensão, da de um licenciado em Física;
- Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. São também aceites candidatos que estejam em condições de ter concluído o 1º ciclo de estudos (ou ciclo de estudos integrados de mestrado) à data de eventual matrícula no 2º ciclo de estudos em Física;
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
Os candidatos que ainda não possuam o grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo orgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios abaixo indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios:
- Só com CV académico (100%)
- CV académico (70%) + experiência profissional (30%)
Critérios de desempate de candidatos:
- Média final do grau, seriados por ordem decrescente
- Média pesada com ECTS da classificação de Ucs (caso ainda não tenha concluído 1º ciclo)
Idioma de Lecionação
- Em Português e parcialmente em Inglês
Informações
O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Deliberação n.º 1764/2008 de 30-06-08, para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 510. Reconhecido por Despacho de 22-04-2010.
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.