Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > M:CC
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Ciência de Computadores

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Mestrado em Ciência de Computadores visa a formação avançada e de qualidade de profissionais e investigadores em diferentes especialidades da área científica de Ciência de Computadores. Procura-se melhorar os conhecimentos técnicos de informática dos licenciados que pretendam de imediato uma carreira profissional e, simultaneamente, cimentar os conceitos teóricos daqueles que queiram prosseguir uma formação académica. Em particular, este mestrado interessa aos licenciados que procurem um complemento da sua formação; uma atualização técnica e científica que permita uma melhor resposta às solicitações do mercado de trabalho; e/ou uma preparação adequada para prosseguir uma formação pós-graduada ao nível de doutoramento.


Áreas de Especialização

O Mestrado tem 3 especializações, para além de um percurso genérico.
  • Computação Confiável: Fundamentos da computação e metodologias rigorosas de programação com aplicação imediata em áreas como segurança informática e sistemas críticos.
  • Sistemas Paralelos e Distribuídos: Sistemas distribuídos de elevado desempenho, redes peer-to-peer, mobilidade de recursos e computação avançada, sistema embebidos e distribuídos. Essencial para tarefas computacionais exigentes.
  • Data Mining e Processamento de Dados: Data mining, bases de dados avançadas, processamento de documentos estruturados, processamento de imagem, entre outras. Crescente aplicação nas empresas e na investigação científica.

Língua de Trabalho

O MCC é um mestrado que tem crescido no número de estudantes internacionais admitidos. A lecionação e os materiais disponibilizados poderão ser em português ou em inglês, sendo dada preferência ao inglês sempre que se haja estudantes que não dominem a língua portuguesa. Por isso, os candidatos ao MCC devem ter um bom domínio da língua inglesa.


Competências Profissionais

Neste Mestrado são aprofundadas competências profissionais em Ciência de Computadores / Informática através das componentes teórica, prática e de investigação, para seguir de imediato uma carreira numa empresa, ou a investigação científica. É privilegiado o contacto com as empresas e com os centros de investigação de excelência (INESC TEC, IT-Instituto de Telecomunicações e CMUP).


Saídas Profissionais

Este mestrado permite o acesso a carreiras ligadas à computação, tais como programador avançado, analista de sistemas, gestor de bases de dados, data miner, gestor de projetos informáticos, administrador de sistemas, etc. Fornece também excelente preparação para um doutoramento em qualquer parte do mundo quando o objetivo é uma carreira de investigação de excelência ou um emprego técnico altamente qualificado. Os conhecimentos e as competências adquiridas são também um excelente suporte para uma carreira docente de sucesso.

Condições de Acesso

  • Titulares do grau de licenciado ou titulares de um grau académico superior estrangeiro equivalente, nas condições descritas na lei, nas áreas de Ciência de Computadores, Engenharia Informática, Matemática, Física, Engenharia Electrotécnica, ou áreas afins.
  • Candidatos não licenciados, mas que estejam em condições de concluir uma licenciatura nos termos do ponto anterior antes do final do prazo de inscrições no ciclo de estudos; serão excluídas candidaturas que não comprovem a conclusão de 85% dos créditos do ciclo de estudos em questão à data de candidatura.

Nota: na fase de inscrição serão excluídas candidaturas que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

A seriação será feita atendendo aos seguintes critérios e subcritérios:

Critério 1: currículo académico (área de formação e média obtida) (90%)
  • Subcritério 1.1: adequação da licenciatura (20%)
    A classificação da adequação da licenciatura será atribuída numa escala 0 a 20 de acordo com os seguintes princípios:
    • licenciaturas conferentes de formação sólida nas áreas fundamentais da Ciência de Computadores, Engenharia Informática, Matemática, Física, e Engenharia Electrotécnica, terão a classificação de 20;
    • outras licenciaturas com formação sólida em matemática, ciências e/ou tecnologias em áreas relacionadas terão a classificação de 15;
    • candidaturas que não se enquadrem nos casos anteriores serão analisadas caso a caso, sendo a classificação neste subcritério determinada em função das Unidades Curriculares realizadas nas áreas relevantes para o ciclo de estudos.
  • Subcritério 1.2: média aferida de licenciatura (70%)

    A média aferida de licenciatura é obtida normalizando a média final de licenciatura (arredondada para o inteiro mais próximo) para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor ln(R/r), e arredondando à décima; sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r os rankings mundiais da Universidade do Porto e da instituição conferentes do grau do candidato expressos em no sítio Webometrics (http://www.webometrics.info) para, respetivamente, a Universidade do Porto e para instituição conferente da licenciatura do candidato.

    Para candidaturas admitidas em que não tenha ainda sido concluída a licenciatura aplica-se a fórmula anterior, substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas à data de candidatura arredondada para o inteiro mais próximo.


Critério 2: currículo científico e experiência profissional (10%)

O currículo científico e experiência profissional são classificados de 0 a 20 segundo dois subcritérios seguintes, sendo ponderada a relevância dos indicadores para a área do ciclo de estudos.

  • Subcritério 2.1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (5%)
  • Subcritério 2.2: experiência profissional em empresas, participação em projetos de investigação ou em estágios (5%)

Critério de desempate: Em caso de empate, será usado como primeiro critério de desempate o ranking da instituição de ensino superior considerada no subcritério 1.2 e, como segundo critério de desempate, o resultado de uma entrevista.

Observações:
As notas das unidades curriculares realizadas deverão ser atestadas por um documento oficial a apresentar pelo candidato incluindo, sempre que possível, a média ponderada das mesmas.

No caso do candidato ainda não possuir o grau de licenciado e a apresentação da média não for possível via documento oficial, a mesma deverá ser indicada, de forma explícita, no campo de observações do formulário de candidatura.


Idioma de Lecionação

  • Em Português e parcialmente em Inglês

Informações


Contactos

Diretor do Curso: m.cc.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.cc@fc.up.pt



Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6026
Diretor: Pedro Vasconcelos
Sigla: M:CC
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Ciência de Computadores - Sistemas Paralelos e Distribuídos (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência de Computadores - Data Mining e Processamento de Dados (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência de Computadores - Computação Confiável (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Ciência de Computadores (120 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2023-01-26 I  Página gerada em: 2023-01-31 às 10:38:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias