Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > M:A_ASTR

Cursos

Mestrado em Astronomia e Astrofísica

Propinas Consultar
Vagas 15
1ª Fase 2
2ª Fase 1
3ª Fase 12 + sobrantes
Nº Mínimo 5 estudantes
InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O principal objetivo do Mestrado em Astronomia e Astrofísica é complementar e aprofundar a formação de estudantes licenciados em Astronomia, Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia e Astrofísica, nomeadamente através do ingresso num Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia.

Condições de Acesso

São admitidos para candidatura ao Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica os detentores do grau de licenciado (mínimo de 180 créditos ECTS) ou equivalente legal, bem como detentores de um grau académico superior estrangeiro equivalente, cujo plano de estudos inclua pelo menos 30 créditos ECTS, ou equivalente, de Matemática e de Física, incluindo um mínimo de 12 créditos ECTS em cada uma dessas áreas científicas, bem como candidatos que estejam nestas condições à data da eventual inscrição no Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica. É ainda possível a admissão de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica. 

Critérios de Seleção e Seriação

Os candidatos na posse do grau de licenciado, ou equivalente legal, no ato de candidatura, bem como os detentores de um grau académico superior estrangeiro equivalente, serão seriados nos primeiros lugares, de acordo com a classificação final obtida nesse grau. Os candidatos que possuam um grau cujo plano de estudos inclua pelo menos 30 créditos ECTS, ou equivalente, de Matemática e de Física, incluindo um mínimo de 12 créditos ECTS em cada uma dessas áreas científicas, serão seriados acima daqueles cujo grau não preenche estas condições, mas cujo currículo escolar, científico ou profissional, seja reconhecido como atestando capacidade para realização do Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica pela Comissão Científica que lhe está associada. Estes candidatos, serão seguidos na seriação pelos outros candidatos admitidos, de acordo com a média ponderada das unidades curriculares realizadas no contexto do grau académico que o candidato está em condições de terminar à data da eventual inscrição no Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica.


Critérios de desempate de candidatos:

  • O desempate será feito em favor do candidato que tiver no seu plano de estudos o maior número de créditos ECTS em Astronomia e/ou Astrofísica.

Informações

  • Prazos de Candidatura 2018-2019
  • As unidades curriculares do Mestrado serão lecionadas em inglês quando existirem estudantes estrangeiros. A Dissertação deverá ser escrita em inglês.

Contactos

Diretor do Curso: m.ast.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.ast@fc.up.pt




Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6017
Diretor: Pedro Viana
Sigla: M:A_ASTR
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Astronomia e Astrofísica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Astronomia e Astrofísica (não conferente de grau) (66 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2018-09-20 I  Página gerada em: 2018-09-22 às 14:42:13