O doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição é uma pós graduação destinado a profissionais das áreas de Ciências da Nutrição, Ciências da Saúde, Ciências da Vida, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Bioquímica e Biotecnologia.
O ciclo de estudos tem a duração normal de três anos e confere um total de 180 ECTS. É composto por um curso de doutoramento, não conferente de grau, a que correspondem 30 créditos ECTS e por uma tese de natureza científica, original, especialmente realizada para esse fim e assente num trabalho de investigação, a que correspondem 150 ECTS, e cuja aprovação em provas públicas permitirá a obtenção do grau de doutor em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição.
O ciclo de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (
). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

Objetivos
Tratando-se de ensino pós-graduado conducente ao grau de Doutor este ciclo de estudos tem por objetivo formar investigadores de alto nível, aptos a atuar de forma autónoma em diferentes setores na área do consumo alimentar e nutrição, mostrando compreensão sistemática, competências e método de investigação e sendo capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas, criar e gerir soluções e sabê-las comunicar na comunidade académica e na comunidade em geral, de forma a promover o processo tecnológico, social e cultural e assumindo a responsabilidade pelos seus atos, nomeadamente as consequências das questões éticas e deontológicas que deles advenham.
Informações
Acesso São possíveis candidatos:
Titulares do grau de mestre ou equivalente legal.
Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Estrangeiros titulares do grau de mestre obtido de acordo com os princípios do Processo de Bolonha.
Estrangeiros detentores de um grau académico que seja reconhecido pelo conselho científico do DCCAN como cumprindo os objetivos exigidos.
Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica. Os candidatos devem ainda ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.
Funcionamento:O curso decorre às 6.ª feiras e Sábados, em horário diurno. Uma vez autenticado, poderá consultar o respetivo cronograma na opção Horários > (escolher o semestre
pretendido) > Submeter)
Para mais informação, consulte o
calendário escolar em vigor.
O idioma é o português.
Regulamento do ciclo de estudos.
Candidaturas:A abertura da 1ª fase de candidaturas decorre de
2 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025, com vagas para 4 candidatos.
A abertura da 2ª fase de candidaturas decorre de
10 de fevereiro a 4 de abril de 2025 com vagas para 3 candidatos + eventuais vagas sobrantes da fase anterior.
A abertura da 3ª fase de candidaturas decorre de
11 de junho a 15 de julho de 2025 com vagas para 1 candidatos + eventuais vagas sobrantes da fase anterior.
Propinas: Estudante nacional: 2750,00¤
Estudante Internacional: 5000,00¤
Estudante CPLP: 4125,00¤ (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
Os valores indicados são por ano letivo a tempo integral, podendo ser liquidados de uma só vez ou em 10 prestações. Para mais informação consulte informação detalhada sobre
Propinas.
Contactos