Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > UFC:VCE
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Vinhos de Categorias Especiais de Portugal e do Mundo

Objetivos

Conhecimentos no segmento dos vinhos de categorias especiais (Licorosos: Porto, Xerez, Madeira; Espumantes: Champagne e outros vinhos espumantes portugueses e estrangeiros, Colheitas Tardias e Podridão Nobre)

  • Conhecimentos da viticultura das diferentes regiões em termos de: solos, variedades, condução da vinha, práticas culturais.
  • Conhecimento da diversidade dos vinhos produzidos: Tecnologias de produção (vinificação e envelhecimento) utilizadas em função do vinho produzido.
  • Prova de vinhos de todas as regiões vitivinícolas referidas.

Destinatários

  • Qualquer pessoa com interesse no tema.

Conteúdo programático

Viticultura, Tecnologia e Prova de vinhos de categorias especiais de Portugal e do Mundo:

  • Vinhos licorosos: Porto, Xerez, Madeira; - Vinhos Espumantes: Champagne, Espumantes Portugueses, Proseco; - Vinhos Colheita Tardia e Podridão Nobre: Sauternes, Tokay, Portugal.

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação

São condições mínimas de acesso a habilitação de nível de 12º ano. Poderão ainda frequentar o curso os profissionais a atuar nas áreas da Agricultura ou Ambiente detentores de currículo profissional de relevância nesta área e que queiram atualizar os seus conhecimentos.

Sempre que o número de candidatos à formação não ultrapassar o número máximo de vagas, e desde que cumpridas as condições mínimas de acesso, todos os candidatos serão admitidos para ingresso na edição a que concorreram

Quando existirem mais candidatos do que vagas disponíveis a seriação será feita na escala de 0 - 20 valores, atendendo aos critérios:

  • Experiência Profissional (50%, 10 valores)
    Candidatos detentores de experiência profissional na área dos vinhos/ viticultura / agronomia / alimentar: 8 valores
    Candidatos com ou sem experiência profissional em outras áreas científicas: 2 valores
  • Avaliação Curricular (50% - 10 valores)
    Candidatos detentores de currículo académico na área da viticultura / enologia / agronomia: 6 valores
    Candidatos detentores de outros currículos académicos: 4 valores

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

  • Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional (bonificação de 4 valores).
  • Demonstração em Carta de Motivação da relevância da formação para o desenvolvimento pessoal e profissional do candidato. (bonificação até 2 valores)

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da 1º fase e das bonificações.

 

Critérios de desempate:

  1. Melhor classificação em Experiência Profissional

Metodologias de ensino e avaliação:

Regime Presencial

  • N.º de horas da unidade de formação em regime presencial: 21 horas

 Metodologias de ensino em formato presencial:

  • 9h de aulas teóricas presenciais para informação sobre conteúdos necessários e relevantes bem como ponte e enquadramento com as atividades práticas. Aulas práticas presenciais, 12h, incluindo provas de vinhos e realização de Visita de Estudo para aplicabilidade dos conhecimentos teóricos e observações no local.

Modalidade de avaliação em formato presencial:

  • Trabalhos de grupo e individuais sobre as temáticas desenvolvidas (70%); Avaliação contínua da participação nas atividades letivas (30%).

 

Regime b-Learning:

Metodologias de ensino em formato b-learning:

  • 9h de aulas teóricas online com recurso a tecnologias educativas e plataformas de apoio online (zoom / moodle) para informação sobre conteúdos necessários e relevantes bem como ponte e enquadramento com as atividades práticas. Aulas práticas presenciais, 12h, incluindo provas de vinhos e realização de Visita de Estudo para aplicabilidade dos conhecimentos teóricos e observações no local.

Modalidade de avaliação em formato b-learning:

  • Trabalhos de grupo ou individuais sobre as temáticas desenvolvidas (70%); Avaliação contínua da participação nas atividades letivas (30%)

Datas de realização - 2ª Edição 2024/25

  • 19 de março a 16 de abril de 2025

Horário - 2ª Edição 2024/25

  • 19 de março - 18h30-21h00
  • 20 de março - 18h00-20h00
  • 26 de março - 18h30-20h30
  • 27 de março - 18h30-20h30
  • 2 de abril - 18h30-21h00
  • 3 de abril - 18h30-20h30
  • 9 de abril - 18h30-20h30
  • 10 de abril - 18h30-20h30
  • 16 de abril - 14h30-18h30 - Visita de Estudo

Prazos - 2ª Edição 2024/25

Candidaturas: 6 de fevereiro a 10 de março de 2025
Análise das candidaturas: 7 a 12 de março de 2025
Resultados: 13 de março de 2025
Matrículas: 14 e 15 de março de 2025
Propina e seguro escolar: liquidado até 27 de março de 2025

De acordo com o artigo 124.º, n.º1, alínea a) do Código do Procedimento Administrativo, dispensa-se o período de audiência prévia na medida em que permitirá evitar prejudicar o início previsto da formação e, dessa forma, todos os candidatos e participantes.

Datas de realização - 1ª Edição 2024/25

  • 22 de janeiro a 19 de fevereiro de 2025

Horário - 1ª Edição 2024/25

  • 22 de janeiro -    18h30-21h00
  • 23 de janeiro -    18h30-20h30
  • 29 de janeiro -    18h30-20h30
  • 30 de janeiro -    18h30-20h30
  • 5 de fevereiro -   18h30-21h00
  • 6 de fevereiro -   18h30-20h30
  • 12 de fevereiro - 14h30-18h30 - Visita de Estudo
  • 13 de fevereiro - 18h30-20h30
  • 19 de fevereiro - 18h30-20h30

Prazos - 1ª Edição 2024/25

Candidaturas: 7 de novembro a 17 de dezembro de 2024
Análise das candidaturas: 18 a 19 de dezembro de 2024
Resultados Provisórios: 20 de dezembro de 2024
Reclamações: 27 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025
Resultados Definitivos: 16 de janeiro de 2025
Matrículas: 17 e18 de janeiro de 2025
Propina e seguro escolar: liquidado até 20 de janeiro de 2025

Anulação da Inscrição

O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:

  • A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

Bolsas PRR

De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”


Informações

    Proteção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

    Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

Contactos

Docente Responsável: Victor Armando Pereira Freitas
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Victor Freitas
Sigla: UFC:VCE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2024/2025
Duração: 81 Horas

Diplomas

  • Vinhos de Categorias Especiais de Portugal e do Mundo (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2026-04-15 I  Página gerada em: 2026-04-30 às 14:36:05 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico