Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > UFC:AFB
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

UFC: Adequação de ferramentas bioinformáticas ao 3ºciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário

Objetivos

A frequência desta ação de formação permitirá aos formandos consolidar conhecimentos, adquirir conceitos emergentes que surgiram com o desenvolvimento da Bioinformática, e desenvolver novas competências. No seu conjunto, esta ação de formação deverá habilitar os formandos para a implementação de um ensino baseado em atividades dry lab, com base na exploração de recursos in silico.

Deve ainda ser salientado, que os protocolos desenhados especificamente para esta ação são baseados em aplicações e bases de dados bioinformáticas de acesso livre, possibilitando a sua utilização e exploração continuada pelos formandos, sem encargos materiais e permitindo uma calendarização que seja compatível com as disponibilidades letivas.
Os exercícios a desenvolver durante o curso de formação estão devidamente enquadrados curricularmente de acordo com as orientações oficiais em vigor.

O curso de Adequação de ferramentas bioinformáticas ao 3ºciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário enquadra-se na oferta formativa do Programa PRR - Impulso Adultos da U.Porto** e possibilita, mediante concurso, acesso a um número limitado de Bolsas de Incentivo à Formação.

 **Programa Multidisciplinar da U.Porto, Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, projeto cofinanciado pelos fundos do programa Next Generation EU, através do Plano de Recuperação e Resiliência.

Destinatários

Esta formação destina-se a:

  • Professores do grupo de recrutamento 520 do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
  • Professores do grupo de recrutamento 520 não ativos ou a colaborar noutras áreas distintas da área de formação original e que pretendam desenvolver ou atualizar o seu conhecimento nesta área.

Condições específicas de ingresso e critérios de seleção e seriação

A avaliação das candidaturas será feita numa primeira fase, na escala 100%- 20 valores, atendendo aos critérios:

  • Experiência Profissional (40%, até 8 valores), na área da biologia ou geologia.
  • Número de anos de serviço a lecionar biologia no ensino secundário
  • Evidência de integração de recursos didáticos informáticos na prática do ensino
  • Avaliação Curricular (40% - até 8 valores)
  • Evidência de frequência de formações de segundo ciclo
  • Carta de motivação (20% -4 valores)

 

Haverá uma bonificação na classificação para os seguintes candidatos:

  • Candidatos com idade superior a 23 anos e com residência em território nacional. (Bonificação de 4 valores)
  • Evidencia, a partir da carta de motivação, da relevância da formação nas perspetivas de “reskilling/upskilling” na sua atividade profissional. (Bonificação de 2 valores)

 

Os candidatos serão seriados com base no resultado da soma da classificação da 1º fase e das bonificações.

Critérios de desempate:

  • Melhor classificação em Experiência Profissional
  • Melhor classificação em Avaliação Curricular

Metodologias de ensino:

O curso de formação incluirá aulas de natureza teórico-prática e incidirá sobre atividades de resolução de exercícios, sempre que possível em grupos de dois formandos. Todas as atividades serão precedidas de uma introdução/fundamentação teórica e acompanhadas por instruções detalhadas num manual de apoio. Sempre que se justifique, será fornecida antecipadamente informação necessária e/ou adicional aos formandos.

Serão ainda considerados os seguintes procedimentos:

  • Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, análise e discussão dos resultados obtidos;
  • Discussão/reflexão sobre a natureza pedagógica de cada protocolo e a sua implementação em contexto escolar e de acordo com as orientações curriculares em vigor.

A abordagem de todos os conteúdos propostos para a ação de formação, será acompanhada de sumários e listas de bibliografia específica.

12.5h TP serão ministradas em regime e-learning síncrono e 12,5h TP decorrem em regime presencial.

Avaliação:

  • Avaliação contínua (40%): os formandos serão avaliados relativamente à participação nas atividades realizadas ao longo das sessões e pelo trabalho desenvolvido nas tarefas propostas pelo (s) formador (es).
  • Avaliação final (60%): no final da formação, a avaliação do aproveitamento dos formandos será feita através da produção de um trabalho escrito, nomeadamente de uma proposta de exercício que permita potenciar e estender as ferramentas bioinformáticas utilizadas ao longo do curso de formação.

Datas de realização

4 a 19 de dezembro de 2023

Horário:

Online:

  • 4 de dezembro: 16h30 às 20h00
  • 5, 6 e 7 de dezembro: 17h00 às 20h00

Presencial:

  • 16 de dezembro: 9h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00
  • 18 de dezembro: 14h00 às 17h30
  • 19 de dezembro: 14h00 às 17h00

Prazos

1ªEdição 2023/2024
Candidaturas: 12 de setembro a 9 de novembro de 2023
Análise das candidaturas: 10 a 14 de novembro de 2023
Resultados Provisórios: 15 de novembro de 2023
Reclamações: 15 a 28 de novembro de 2023
Resultados Definitivos: 29 de novembro de 2023
Matrículas: 29 a 30 de novembro de 2023
Propina e seguro escolar: liquidado até 1 de dezembro de 2023
Data de realização: 4 a 19 de dezembro de 2023

Propinas

O valor da propina do Curso de Formação é de 300¤ + Seguro Escolar 2¤

Anulação da Inscrição

O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:

  • A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

 

Bolsas PRR

De acordo com o nº 5 do artigo 7º do REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INCENTIVO À (RE)QUALIFICAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES NÃO CONFERENTES DE GRAU DA UNIVERSIDADE DO PORTO OFERECIDAS AO ABRIGO DO «IMPULSO ADULTOS» (PRR), DESPACHO N.º  GR.02/06/2022 de 3 de junho de 2022, “O prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.”


Informações

    Proteção de Dados: Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

    Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

Contactos

Docente Responsável: Fernando Tavares
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Fernando Tavares
Sigla: UFC:AFB
Tipo de curso/ciclo de estudos: Unidade de Formação Contínua
Início: 2023/2024
Duração: 81 Horas

Diplomas

  • UFC: Adequação de ferramentas bioinformáticas ao 3ºciclo do Ensino Básico e ao Ensino Secundário (3 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2024-11-08 I  Página gerada em: 2024-11-12 às 07:21:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias