Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > L:CBPOD
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Curso de Boas Práticas na Orientação Doutoral

Objetivos

  • Proporcionar aos orientadores estratégias e ferramentas eficazes para melhorar a supervisão doutoral,   capacitando-os para melhor lidarem com os constrangimentos e problemas na área da orientação doutoral;
  • Incentivar uma abordagem colaborativa e institucional para a orientação doutoral;
  • Promover uma supervisão que equilibre orientação e autonomia do doutorando, garantindo rigor  metodológico e qualidade na pesquisa;
  • Estimular a reflexão sobre  desafios e dilemas éticos na supervisão.
  • Apresentar bibliografia específica e materiais para apoio na área da educação doutoral;

Destinatários

Docentes / Investigadores envolvidos em atividades de supervisão em programas doutorais, ou que pretendam iniciar as suas funções como supervisores de dissertação. 

Programa

  • Módulo1
    • A mudança paradigmática na educação doutoral e, consequentemente nas formas de supervisão
    • Os novos objetivos e os atuais desafios do ‘doutoramento’. As competências que os doutorandos devem demonstrar no final do processo doutoral
    • A importância da supervisão doutoral
    • As expectativas dos doutorandos quanto aos orientadores (e vice-versa).
    • A alocação de responsabilidades no processo doutoral
    • O orientador: importância, papéis e estilos de orientação
    • Think tank: boas práticas e recomendações para orientar teses
  • Módulo 2
    • Discussão de caso em pequenos grupos com partilha
    • Método de intervisão (partilha de problemas de orientação, em pares)
    • Boas Práticas para gestão de problemas na orientação

Metodologia

Serão apresentados materiais em vários formatos, para exploração prévia à formação e disponibilizados materiais para todos os tópicos do programa para aprofundamento e apoio futuro.

As sessões de formação decorrerão na base da interação teórico-prática entre formadoras e participantes.
A operacionalização de conceitos, a análise de exemplos e a discussão de boas práticas serão elementos a privilegiar durante a sessão. Serão apresentados vários casos que focam problemas quotidianos, os quais serão trabalhados por pequenos grupos e discutidos em turma com feedback e orientação das formadoras.

As formadoras estarão disponíveis, durante toda a duração do curso, para discutir tópicos abordados, individualmente com os participantes.

Calendarização:

  • 6 de maio 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

Propina:

  • isento, para docentes / investigadores UPorto com supervisões em programas doutorais da FCUP (integrais ou partilhados)
  • isento, para docentes / investigadores das UIP FCUP
  • 50 Euros, outros docentes e investigadores

Anulação da Inscrição

O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:

  • A desistência de frequência até 2 dias úteis antes do início do curso não conferente de grau ou unidade de formação contínua implica o pagamento de 50 % do valor de propina; após essa data, é devida a totalidade do valor.

Contactos

Docente Responsável: Ana Isabel Gomes Salgado
Educação Contínua: formacao.continua@fc.up.pt

Dados Gerais

Docente Responsável: Ana Salgado
Sigla: L:CBPOD
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2022/2023
Duração: 6 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Curso de Boas Práticas na Orientação Doutoral ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2025-07-24 I  Página gerada em: 2025-07-31 às 21:34:20 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico