Elaboração e apresentação de um Pitch de negócio com base numa ideia científica ou tecnológica para potenciais investidores, clientes, parceiros de negócio, e media.
Comunicação Pitch: apresentação de Pitch de 3 min para avaliação, sobre o caso de estudo selecionado por cada formando.
A formação atende ao perfil dos Estudantes de cursos FCUP, mas está aberta a todos os estudantes de ciclos de estudo conferentes de grau da Universidade do Porto, e Alumni da U.Porto.
A unidade de formação é disponibilizada aos estudantes por duas vias:
- por inscrição em UC do plano de estudos de cursos FCUP, sendo esta unidade de formação integrada no catálogo de Competências Transversais da FCUP e no catálogo das Opções UP;
- por candidatura à frequência livre de Unidade de Formação Contínua FCUP, de acordo com as regras abaixo.
SELEÇÃO E SERIAÇÃO dos Candidatos à frequência de Unidade de Formação Contínua FCUP
Seleção dos candidatos: será efetuada pelo responsável da formação, de acordo com o ponto b) do artigo 4º, Cap II do GR 02.11.2020, e atenderá aos seguintes critérios:
Critério de desempate: Proximidade de término do ciclo de estudos, medida pelo menor n.º de créditos ECTS em falta para conclusão do ciclo de estudos, à data do encerramento das candidaturas. No caso de terceiros ciclos, tomar-se-á, para número total de créditos, o correspondente ao curso de doutoramento. No caso dos Alumni considerar-se-á o menor número de anos decorridos após a conclusão do curso
A frequência de CT integradas em plano de estudos está isenta de propina. Como formação contínua as propinas são diferenciadas:
O estudante pode solicitar a anulação da inscrição através de requerimento dirigido à Diretora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo que:
Sessão nº | Dia/Duração | Regime de funcionamento | Conteúdos programáticos | Docente | Tipologia |
---|---|---|---|---|---|
1 | 5 Fev: 10h– 12h30 (2h30) |
Presencial | Apresentação. Introdução ao Empreendedorismo e Inovação em Ciência. Introdução ao processo de ideação (ideia de negócio de base científica ou tecnológica). |
Andreia Peixoto Clara Pereira |
Teórico-prática |
2 | 6 Fev: 10–13h00 (3 h) |
Presencial | Modelo de Negócio CANVAS. Proposta de valor. Casos de estudo. |
Clara Pereira | Teórico-prática |
3 | 7 Fev: 10–13h00 (3 h) |
Presencial | Comunicação Pitch: Como preparar uma comunicação Pitch de sucesso. Casos de Estudo. |
Andreia Peixoto | Teórico-prática |
4 | 8 Fev: 10–13h00 (3 h) |
Presencial | Estruturação/Preparação das apresentações em formato Pitch | Andreia Peixoto Clara Pereira |
Teórico-prática |
5 | 9 Fev: 10–12h30 (2h30) |
Presencial | Avaliação: Pitch 3 min | Andreia Peixoto Clara Pereira Eulália Pereira |
Teórico-prática |
Docente Responsável: | Eulália Fernanda Alves de Carvalho Pereira |
Educação Contínua: | formacao.continua@fc.up.pt |
Docente Responsável: | Eulália Pereira |
Sigla: | CT:Pitch |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Unidade de Formação Contínua |
Início: | 2021/2022 |
Duração: | 40,5 Horas |