Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > PDEG

Cursos

Doutoramento em Engenharia Geográfica

Propinas Consultar
Vagas 6
Vagas 1ª fase 2
Vagas 2ª fase 2 + sobrantes
Vagas 3ª fase 2 + sobrantes

O Curso de 3º Ciclo de Engenharia Geográfica (Programa Doutoral em Engenharia Geográfica, PDEG) pretende dar formação avançada nas Ciências da Engenharia Geográfica. O curso integra a elaboração de uma tese original, correspondente a 180 ECTS, sob a orientação de um docente ou investigador doutorado com experiência reconhecida na área do tema de investigação. Tem uma duração normal de três anos curriculares em regime de tempo integral.

Pretende-se que ao longo do curso os estudantes adquiram um conhecimento sólido e avançado num domínio da Engenharia Geográfica (EG), competências necessárias para realizar investigação de forma autónoma e de elevada qualidade, sobre um tema de relevância científica e tecnológica. O trabalho desenvolvido deverá conduzir à publicação de artigos científicos em revistas internacionais, ao desenvolvimento de novas aplicações, de novos sistemas de aquisição ou tratamento da informação geográfica, de forma a contribuir para o progresso do conhecimento científico e tecnológico. Pretende-se atrair alunos nacionais ou estrangeiros com formação a nível de 2º ciclo ou equivalente, em EG ou áreas afins (outras áreas de Engenharia, Matemática, Física, Informática, etc.).

Sendo a Engenharia Geográfica uma área cada vez mais interdisciplinar, os temas de investigação podem versar os vários domínios da EG, com especial relevância para:

  • Deteção Remota
  • Altimetria por satélite
  • Fotogrametria
  • Sistemas de Informação Geográfica
  • Posicionamento e Navegação por Satélite
  • Integração e desenvolvimento de sistemas aéreos e não tripulados 


Condições de Acesso

  • Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
  • Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
  • Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica.

Os candidatos devem ainda ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.


Critérios de Seleção e Seriação

  • Curriculum académico (CA) – ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, as habilitações académicas exigidas no regulamento do ciclo de estudos, nos seguintes termos: (i) com classificação final de mestrado ou equivalente: 10-13 valores - 12 valores; (ii) com classificação final de mestrado ou equivalente: 14-16 valores - 15 valores; (iii) com classificação final de mestrado ou equivalente: 17-20 valores - 18 valores; Se o candidato for detentor de uma pós-graduação conferente de grau, acrescem dois valores. (ponderação 40%)
  • Curriculum científico (CC) - ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, a participação dos candidatos em congressos, seminários, projetos de investigação, número de artigos publicados, prémios e elementos análogos, desde que se trate de atividades na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: (i) currículo pouco relevante - 12 valores; currículo relevante - 14 valores; (iii) currículo muito relevante - 16 valores; (iv) currículo extremamente relevante – 18-20 valores. (ponderação 20%)
  • Curriculum profissional (CP) – ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, a duração e natureza de funções profissionais exercidas, desde que tituladas por contrato de trabalho, ou em regime de trabalho independente, na área científica do ciclo de estudos em apreço, nos seguintes termos: (i) currículo pouco relevante - 12 valores; currículo relevante - 14 valores; (iii) currículo muito relevante - 16 valores; (iv) currículo extremamente relevante – 18-20 valores. (ponderação 10%)
  • Plano de trabalhos – a qualidade do plano de trabalhos será analisada através de itens tais como: conhecimento do estado da arte no tema, grau de inovação do tema e adequação das metodologias propostas para a realização do trabalho de investigação proposto. Com base nesta análise, ponderando, numa escala de 0 a 20 valores, serão considerados as seguintes categorias: i) plano adequado – 12-14 valores; ii) plano relevante, com grau médio de inovação e dificuldade – 15-17 valores; plano muito relevante, com grau elevado de inovação e dificuldade – 18-20 valores.
    (ponderação 30%)
Critérios de desempate de candidatos:
  •  Em caso de empate ou sempre que a apreciação por análise documental (AD) não seja suficientemente distintiva da posição dos diferentes candidatos, será realizada uma entrevista individual (EI), classificada na escala 0-20,considerando-se para o efeito as seguintes competências e capacidades: (i) capacidade de expressão e comunicação; (ii) motivação para o ingresso no ciclo de estudos.
    A classificação de final será obtida da seguinte forma: CF = (AD*0.9+EI*0.1).

Informações


Contactos

Diretor do Curso: pd.eg.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: pd.eg@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5745
Diretor: Joana Fernandes
Sigla: PDEG
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2009/2010
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Engenharia Geográfica (180 Créditos ECTS)
  • Curo de Doutoramento em Engenharia Geográfica ( Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-11-29 I  Página gerada em: 2017-11-18 às 12:09:37