Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > PDEDC

Cursos

Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências

Propinas Consultar
Vagas 15
Vagas 1ª fase 15
Vagas 2ª fase Sobrantes
Vagas 3ª fase Sobrantes

O programa de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências (DEDC) pretende fomentar a formação avançada de professores e divulgadores de ciências. Este programa congrega docentes da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e de diversos departamentos, reunindo saberes de outras áreas como a Matemática, a Física, a Astronomia, a Química, a Biologia e a Geologia.

Da diversidade de experiências, competências e áreas disciplinares inerentes ao corpo docente emerge a possibilidade de realização de investigações aprofundadas, fundamentadas e inovadoras, com sensibilidade para as questões de educação ou comunicação, mas sempre com grande proximidade com as áreas científicas. Os alunos deste curso têm um primeiro semestre curricular com unidades curriculares comuns, de ensino e divulgação das ciências, e com matérias específicas de cada um dos ramos (ensino e divulgação). O segundo semestre consiste, em ambos os ramos, na elaboração de um projeto que, depois de aprovado pela comissão de curso em prova pública, estabelece as bases para a operacionalização da investigação e redação da tese, a realizar nos segundo e terceiro anos do curso. Desta forma, pretende- se que os alunos desenvolvam competências transversais e multidisciplinares específicas, relacionadas com o ensino e divulgação das ciências naturais e exatas. Saliente-se que as áreas correspondentes aos ramos de especialização deste programa doutoral são áreas de formação consideradas relevantes na sociedade atual por conferirem saberes capazes de integrar e potenciar a formação complementar de professores ao promoverem melhorias na prática letiva, bem como potenciar o desenvolvimento de aptidões de dinamização de museus e espaços de divulgação e de comunicação científica.

Progressão na carreira docente
O Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências releva, em Portugal, para efeitos de progressão na carreira, nos termos do artº 54 do Decreto-Lei nº 75/2010, de 23 de Junho (Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário), nos grupos disciplinares 500, 510 e 520 (Despacho de 21-06-2010).

Condições de Acesso

  • Podem candidatar-se os titulares de licenciatura e mestrado, ou apenas licenciatura de 4 ou 5 anos, na área das Ciências Exatas ou Naturais ou de Ensino nesta mesma área.

Critérios de Seleção e Seriação

  • Média de licenciatura igual ou superior a treze valores (*) (10%)
  • Curriculum Vitae do candidato, no respeitante ao critério referente ao currículo académico incluindo classificações médias em cursos e número de anos dos cursos. É atribuído um peso até 30% ou 40% à licenciatura de 4 ou 5 anos ou ao mestrado integrado e um peso até 10% ao mestrado. São considerados cursos adequados os realizados na área das ciências ou do ensino das ciências (Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química). (40%)
  • Curriculum Vitae do candidato no respeitante à experiência de ensino das ciências e/ou divulgação científica (10%)
  • Outros dados do currículo académico, científico ou profissional avaliados na escala 0-20. publicações científicas, incluindo artigos em revistas (peso até 7,5%), internacionais, com maior peso, e nacionais; Conferências internacionais, (com maior peso) e nacionais, e apresentação de palestras convidadas (peso até 5%). Dissertações, monografias e frequência de ações de formação, como cursos de verão em tópicos relevantes para o doutoramento (7,5%). (20%)
  • Entrevista onde os fatores mais relevantes são: motivação do candidato (10%), disponibilidade antecipada (5%), capacidade de comunicação em Inglês (5%). (20%)
(*) Mediante avaliação curricular e /ou eventual entrevista por parte da Comissão Científica do Programa Doutoral, poderão ser admitidos excecionalmente candidatos com média de licenciatura de doze valores e/ou provenientes de outras áreas científico-tecnológicas. As aulas (primeiro semestre do primeiro ano) ocorrerão tendencialmente na sexta-feira à tarde.


Critérios de desempate de candidatos:
  • A entrevista servirá como critério de desempate.

Informações


Contactos

Diretor do Curso: pd.edc.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: pd.edc@fc.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 5733
Diretor: João Paiva
Sigla: PDEDC
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2009/2010
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Ensino das Ciências (180 Créditos ECTS)
  • Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Divulgação das Ciências (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Ensino das Ciências (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências - Especialidade em Divulgação das Ciências (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2016-11-29 I  Página gerada em: 2017-11-18 às 17:32:13