Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FCUP
Você está em: Início > Cursos/CE > M:G
Autenticação




Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Cursos

Mestrado em Geologia

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Mestrado em Geologia oferece uma formação sólida combinando conhecimentos dos domínios fundamentais e aplicados da Geologia incluindo áreas estratégicas desta ciência.
A estrutura e o plano programático do Mestrado tem como objectivos prioritários dar especialização em áreas direcionadas tendo em conta o reconhecimento da importância dos recursos geológicos a nível nacional e internacional no sentido de garantir o acesso às matérias-primas para o bem-estar futuro, promovendo a formação em matéria de prospecção e pesquisa mineira sustentável e de caracterização de materiais geológicos. São ainda objectivos do curso assegurar a formação de profissionais em áreas tecnológicas inovadoras assim como sensibilizar para a gestão dos recursos geológicos em harmonia com o ambiente.


Áreas de Especialização

Formação pós-graduada especializada na área dos recursos geológicos,em particular em prospeção e avaliação de recursos minerais metálicos e não metálicos.

Competências Profissionais

O Mestrado em Geologia atribui competências que permitem o adequado desempenho em carreiras universitárias, de administração e indústria, em particular no mercado de trabalho ligado à indústria mineira e à geotecnia.

Saídas Profissionais

Os mestres em Geologia ficam aptos a exercer a sua atividade profissional em empresas de prospeção e exploração de recursos minerais, de exploração e transformação de rochas ornamentais e industriais, de recursos hidrícos e energéticos, de construção civil, em gabinetes de projeto e consultoria, em Instituições públicas e privadas de investigação e ensino, em autarquias e CCDRs.

O Mestre em Geologia fica ainda habilitado a dar resposta a assuntos relacionados com a prevenção e previsão de riscos naturais, gestão e conservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável e ordenamento do território.

Condições de Acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Geologia ou em áreas afins (Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Biologia e Geologia ou outras áreas científicas e tecnológicas afins que incluam uma comprovada formação básica em Ciências da Terra;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.


    Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

Critérios de Seleção e Seriação

  • 1.1 - Currículo académico (área de formação e média obtida) (70 %)
    • 1.1.1 - Subcritério 1: área de formação (70%)
    • 1.1.2 - Subcritério 2: média de licenciatura (30%)
  • 1.2 - Currículo científico e experiência profissional (30%)
    • 1.2.1 - Subcritério 1: publicações e comunicações técnicas e/ou científicas (50%)
    • 1.2.2 - Subcritério 2: participação em projetos de investigação, em estágios na área do ciclo de estudos ou outra experiência profissional relevante (50%)

Critério de desempate:

Em caso de empate, será usado como critério de desempate o resultado de uma entrevista. Os candidatos serão questionados sobre o seu percurso académico, com o intuito de aferir os seus conhecimentos e a sua adequação para a frequência do mestrado. Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste mestrado pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios e subcritérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.


Informações


O curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) para os efeitos previstos no artigo 54º do Estatuto da Carreira Docente (ECD).
Deliberação n.º 8/2010 de 05-01-10, para os níveis de Ensino Básico, 3.º ciclo e Ensino Secundário; Grupo de Recrutamento 520. Reconhecido por Despacho de 14-03-2011.


Contactos

Diretor do Curso: m.geo.diretor@fc.up.pt
Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Estudantes do curso: m.geo@fc.up.pt




Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.

Dados Gerais

Código Oficial: 6933
Diretor: Alexandre Lima
Sigla: M:G
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2009/2010
Duração: 4 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Geologia (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Geologia (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo