Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
O curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário. Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as actuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurará uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.
Condições de Acesso
Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17.º do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 65/2018), sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Matemática (grupo 500), que tenham obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 120 créditos em Matemática.
Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% do requisito mínimo de créditos em Matemática atrás enunciado, devendo, neste caso, obter com formação suplementar os créditos em falta para cobrir o mínimo, após o ingresso, mas antes da inscrição em unidades curriculares de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. O candidato pode decidir reutilizar prova idêntica já realizada na FCUP em ano letivo anterior.
São ainda aceites para seriação candidaturas de estudantes que, não tendo a licenciatura completa à data do fecho do período de candidatura, tenham capacidade de satisfazer as condições de acesso até à data de inscrição. Nestas candidaturas, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
25% - Ter licenciatura em Matemática (com pelo menos 120 ECTS em Matemática)
50% - Média aferida de licenciatura em Matemática. No caso de licenciatura noutra área, média aferida das disciplinas de Matemática concluídas. No caso de candidatos a aguardar resultados para concluir a licenciatura em Matemática até à data de inscrição no ciclo de estudos, média aferida calculada atribuindo às disciplinas em falta a classificação de 10.
A média aferida é obtida normalizando a média para a escala de 0 a 20, somando-lhe o valor de ln(R/r), e arredondando para o inteiro mais próximo na escala de 0 a 20, sendo ln o logaritmo natural e sendo R e r, respetivamente para a Universidade do Porto e para universidade onde foi realizado o curso, as posições no ranking mundial divulgado em http://www.webometrics.info
25% - Classificação da prova de domínio oral e escrito da língua portuguesa