Objetivos
- O aprofundamento de capacidades e competências, gerais e específicas, sustentado nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º Ciclo e o seu alargamento a vários assuntos de ponta relacionados com a área de Química, através de uma aprendizagem inserida em contexto de investigação.
- Um ciclo de formação universitária avançada que habilite para o ingresso no mercado de trabalho, em especial para atividades de investigação ligadas a indústrias ou laboratórios da área de Química, ou de ciências afins, em empresas nacionais ou europeias.
- Desenvolvimento de competências em contexto de investigação ou de realidade empresarial. No segundo ano o aluno pode realizar um projeto num dos laboratórios de investigação da Faculdade ou num laboratório de uma das várias empresas da região Norte com as quais existe protocolos de colaboração.
- Competências para o ingresso em cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento) nas áreas de Química ou de ciências afins.
- O nível de qualidade necessário à creditação como Euromaster.
Condições de Acesso
- Licenciaturas em Química, Bioquímica, Farmácia, Ensino de Física e Química, Engenharia Química.
- 1º Ciclo de Estudos, de acordo com o processo de Bolonha, com um mínimo de 45 ECTS na área da Química ou um Minor em Química.
- Outras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
- Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como documento comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
Para efeitos de seleção, a ordem de admissão ao 2º Ciclo de Estudos em Química é a seguinte:
- Licenciatura em Química, Bioquímica, Farmácia, Engenharia Química.
- Outros candidatos que satisfaçam as condições de admissão.
Os candidatos serão seriados por ordem decrescente da classificação final, considerando os parâmetros seguintes
- nota de licenciatura (0-20)
- valorização adicional de cada um dos itens:
- curriculum académico (componente de formação em Química, na licenciatura), 0-2
- curriculum científico (atividade científica desenvolvida), 0-2
- experiência profissional (atividade com componente química relevante), 0-2
- licenciaturas anteriores a 2002, terão uma penalização de -1.
- licenciaturas anteriores a 1997, terão uma penalização de -2.
Os candidatos que ainda não possuam grau de licenciado e/ou tenham currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente, serão seriados de acordo com os critérios acima indicados, mas substituindo a média final de licenciatura pela média ponderada das unidades curriculares realizadas.
Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista individual, pela Comissão Científica do 2º Ciclo de Estudos em Química, para avaliar aspetos relevantes para o processo de seleção e seriação.
Critérios de desempate de candidatos:
- Classificação média nas unidades curriculares Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Física e Química Analítica (licenciatura em Quimica da UP) ou equivalentes.
Classificação na unidade curricular Fundamentos de Química (licenciatura em Química da UP) ou equivalente.
Os candidatos poderão ser sujeitos a uma entrevista individual, pela Comissão Científica do 2ª Ciclo de Estudos em Química, para avaliar aspetos relevantes do processo. Para efeitos de seriação, a entrevista será classificada de 0 a 5.
Informações
- O curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
- Prazos de Candidatura 2016-2017
- Admissão a Provas Académicas
- Alocado ao 2º Ciclo de Estudos em Química da FCUP, funciona um Programa Erasmus Mundus, SERP Chem, ao abrigo de um protocolo entre as Universidades do Porto (Portugal), Paris Sud (França), Genoa (Itália) e Poznan (Polónia). Ao abrigo deste protocolo, poderão ser recebidos na FCUP, outros estudantes para frequentar apenas 30 ECTS do 2º semestre (1º ano). Em 2016/2017, o número desses estudantes deverá ser inferior a 10.
Contactos
Nota: Informação disponibilizada a título informativo.
Não dispensa a consulta do Diário da República.