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Metodologias Quantitativas em Ciências do Consumo

Código: CAGR4014     Sigla: CAGR4014     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:TCA 3 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 42 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Soares Ribeiro Leite da Cunha Regente

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aplicar técnicas de análise de dados em contextos concretos de ciências do consumo. Executar as técnicas e analisar a respetiva informação disponibilizada pelo aplicativo informático IBM-SPSS Statistics (SPSS).

Resultados de aprendizagem e competências

No final da u.c. é expetável que o estudante seja capaz  de utilizar autonomamente o SPSS, nomeadamente nos seguintes níveis:

- Introdução de dados e codificação de variáveis;

- Aplicação de estatística descritiva para sumariar os dados;

- Aplicação de testes de comparação paramétricos e não-paramétricos, com interpretação dos resultados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à análise de dados.

Amostragem e registo de dados.

Codificação de variáveis e tabelas de frequências.

Estatística descritiva (estatísticas, tabelas e gráficos).

Fundamentos de inferência estatística.

Testes paramétricos e testes não paramétricos (testes à normalidade, testes à homogeneidade da variância, testes-t, testes do qui-quadrado, teste de Mann-Whitney, teste de Kruskal-Wallis, teste de Wilcoxon e teste de Friedman).

Introdução à regressão: regressão linear.

Análise de variância – ANOVA: 1 fator, 2 fatores, medidas repetidas. Testes de comparação múltipla: LSD, Tuckey e Bonferroni.

Introdução à análise multivariada de dados: Análise fatorial em componentes principais

 

Iniciação ao SPSS e sua utilização:

Apresentação das diferentes janelas, introdução de dados, codificação de variáveis, estatística descritiva (estatísticas, gráficos e tabelas), testes de comparação paramétricos e não paramétricos, codificação de questões de resposta múltipla, regressão linear e ANOVA,  análise fatorial e avaliação da consistência interna.

Bibliografia Obrigatória

Naresh Malhotra; Marketing Research: An Applied Orientation, Global Edition, Pearson Education Limited, 2019. ISBN: 9781292265636
João Marôco; Análise Estatística com o SPSS Statistics (8ª Edição) , ReportNumber, 2021. ISBN: 9789899676374

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica das técnicas e do software, complementada por aulas práticas, com recurso a computador pessoal, onde se aplicarão as técnicas em ambiente de SPSS, com apresentação e discussão da informação produzida. Para além dos exemplos apresentados, ilustrando a aplicação das técnicas e a utilização do SPSS, os estudantes terão que realizar exercícios em sala de aula, com aplicação direta dos conhecimentos apreendidos. Adicionalmente, os estudantes terão que desenvolver pequenos trabalhos de análise, seguidos de um projeto final, onde terão de aplicar, autonomamente, um conjunto alargado de técnicas estatísticas, com recurso ao SPSS. Serão elaborados relatórios das dos trabalhos e do projeto final.

Software

IBM SPSS Statistics

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 6,00
Estudo autónomo 94,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência da disciplina obriga à realização de, no mínimo, 75% das aulas práticas, e a realização dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será calculada com base nos seguintes elementos:
20% resolução  das fichas de trabalho individuais,
20% Projeto final (
relatório, apresentação oral),
60 % Exame (Classificação mínima de 8,0 valores para somar componente prática).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Apenas ao Exame

Melhoria de classificação

Apenas ao Exame

Observações

Naresh Malhotra; Marketing Research: An Applied Orientation, Global Edition, Pearson Education Limited, 2019.

João Maroco; Análise Estatística com o SPSS Statistics, 8ª edição, ReportNumber, 2021.



Júri da UC:
Luís Miguel Cunha
Susana Fonseca
Albano Beja Pereira

 

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