Tecnologia Eletroquímica
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Estudo detalhado de alguns processos eletroquímicos industriais, relacionando a tecnologia com os princípios fundamentais. Discussão do papel da tecnologia eletroquímica na indústria atual. Verificar que as aplicações eletroquímicas, apesar de diversificadas, se baseiam em princípios comuns de eletroquímica e engenharia eletroquímica. Pretende-se que, a par do conhecimento das várias tecnologias, os estudantes possam conceptualizar em termos científicos os fenómenos que decorrem durante os processos eletroquímicos industriais.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que, a par do conhecimento das várias tecnologias, os estudantes possam conceptualizar em termos científicos os fenómenos que decorrem durante os processos eletroquímicos industriais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Importância económica da indústria eletroquímica
2. Corrosão
3. Indústria do Cloro e Hidróxido de Sódio
4. Indústria do Alumínio
5. Acabamento de Metais, Eletrometalurgia
6. Membranas seletivas
7. Purificação eletroquímica de água
8. Sensores e biosensores eletroquímicos
9. Baterias e células de combustível
Bibliografia Obrigatória
Keith Scott; Sustainable and Green Electrochemical Science and Technology, John Wiley & Sons Ltd , 2017. ISBN: 978111997244
Thomas F. Fuller, John N. Harb; Electrochemical Engineering, Wiley, 2018. ISBN: 9781119004257
Bibliografia Complementar
Derek Pletcher;
Industrial electrochemistry. ISBN: 0-7514-0148-X
Alan C. West; Electrochemistry and Electrochemical Engineering. An Introduction, Createspace, 2012. ISBN: 978-147-007604-7
Keith B. Oldham;
Electrochemical science and technology. ISBN: 978-0-470-71084-5
E. McCafferty;
Introduction to corrosion science. ISBN: 978-1-4419-0454-6
Yuliy D. Gamburg;
Theory and practice of metal electrodeposition. ISBN: 9781441996688
M. Schlesinger, M. Paunovic, Eds.; Modern Eletroplating, 5th ed., John Wiley & Sons, 2010. ISBN: 978-0-470-16778-6
Douglas MacFarlane;
Electrodeposition from ionic liquids. ISBN: 978-3-527-31565-9
Kirby W. Beard; Linden's Handbook of Batteries, Fifth Edition, McGraw-Hill Education, 2019. ISBN: 9781260115925
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os métodos de ensino são aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas de laboratório.
As aulas teóricas consistem na exposição detalhada do conteúdo do programa, ilustrado por casos de estudo. Alguns tópicos serão discutidos sob a forma de seminários preparados pelos estudantes. São utilizados recursos audiovisuais para apoiar as apresentações.
As aulas teórico-práticas são dedicadas à resolução de exercícios e aplicação de conceitos abordados nas aulas teóricas.
Nas aulas de laboratório, os estudantes realizam trabalhos experimentais ilustrativos dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas, cujos resultados e as principais conclusões serão apresentados em relatório escrito.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Teste |
60,00 |
| Trabalho laboratorial |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
120,00 |
| Frequência das aulas |
28,00 |
| Trabalho laboratorial |
14,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nesta unidade curricular é obrigatório o cumprimento da assiduidade nas aulas. Para obter frequência é necessário comparecer a 75% do número total de aulas laboratoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (NF) é calculada de acordo com a seguinte equação:
NF = 0.60 x NT + 0.40 x NP
em que
NT = média das classificações obtidas nos testes
NP = média das classificações obtidas nas experiências laboratoriais (desempenho prático + relatórios)
Os testes podem ser substituídos por um exame final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com o estatuto de trabalhador-estudante, que não efetuem o número mínimo de trabalhos práticos para obter frequência, terão de realizar uma prova prática de avaliação individual. Esta regra aplica-se também aos estudantes que, tendo obtido relevação de faltas, não efetuem o número mínimo de trabalhos práticos. Nestes casos, a nota laboratorial é igual à nota obtida na prova prática de avaliação individual.
Todos os casos ambíguos ou omissos serão resolvidos com o recurso a uma prova oral complementar.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação só é possível para a componente de teste/exame.
Observações
Júri:
Carlos Pereira
Maria João Sottomayor
Cosme Moura