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Ecologia

Código: BIOL2012     Sigla: BIOL2012     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 156 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 48 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João José Pradinho Honrado Regente
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-21.

Campos alterados: Observações, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

 Aquisição de conhecimentos sobre:

  • Conceitos e mecanismos fundamentais em ecologia nomeadamente: produtividade e fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos, interacções entre indivíduos em populações e comunidades, e dos indivíduos com o ambiente, parâmetros das comunidades (abundância, diversidade estrutural e funcional).
  • Conceitos básicos de ecologia de solos. Diversidade e funcionamento dos ecossistemas terrestres, marinhos e de água doce.
  • Conceitos e métodos de ecologia da vegetação, fitossociologia, ecologia da paisagem e ecologia funcional.
  • Conceitos sobre os temas societais mais relevantes em que a ecologia serve de base como efeitos das alterações climáticas e das invasões biológicas, serviços dos ecossistemas, gestão de recursos biológicos e conservação da biodiversidae.
  • Métodos de amostragem em ecologia aquática e terrestre e análise de dados ecológicos.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Além dos conhecimentos e competência já referidos no campos dos objetivos:

Os alunos irão adquirir as seguintes competências:

Refletir de forma crítica sobre a bibliografia disponibilizada, sobretudo no que refere aos casos de estudo em ecologia.

Recolher, analisar e discutir dados ecológicos, tendo por base os conhecimentos adquiridos;

Utilizar equipamento de laboratório e de campo, de forma correta e com responsabilidade;

Sugerir desenhos experimentais para diferentes situações problema.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de biologia, ecologia e fisiologia.

Familiarização com software Excel

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

1ª Parte - Introdução à Ecologia

- A Ecologia no âmbito das ciências biológicas e dos grandes desafios societais

2ª Parte - Princípios e conceitos fundamentais em Ecologia

- Factores ecológicos abióticos

- Interações bióticas

- Ecologia das Populações, Comunidades e Ecossistemas

- Fluxos de energia, produtividade e ciclos biogeoquímicos

3ª Parte - Diversidade e alterações dos ecossistemas

- Ecologia do solo 

- Ecologia e diversidade dos ecossistemas terrestres

- Ecologia e diversidade dos ecossistemas de água doce

- Ecologia e diversidade dos ecossistemasmarinhos

- Biodiversidade e alterações climáticas

- Biodiversidade e invasões biológicas

 4ª Parte - Ecologia e sociedade

- Biodiversidade e funcionamento dos ecossistemas e dos seus serviços

- Gestão e conservação dos recursos biológicos



PROGRAMA PRÁTICO

As aulas práticas têm o objetivo de familiarizar os estudantes com:

1) Métodos de amostragem em ecologia: vantagens e desvantagens dos métodos no que refere à sua representatividade e seletividade 

2) Métodos de determinação da densidade populacional: densidade relativa e absoluta; captura, marcação, recaptura; captura por unidade de esforço.

3) Desenhos de amostragem e sua definição em termos espaciais e temporais em função dos objetivos de estudo; 

4) Caracterização de matrizes ambientais (solos, água) em termos de parâmetros físico-químicos gerais;

5) Métodos de ecologia funcional – princípio dos métodos e sua concretização.

6) Desenhos experimentais para avaliação da influência de factores bióticos e abióticos no crescimento das plantas.

Bibliografia Obrigatória

Molles Manuel C. Manuel Carl 1948-; Ecology. ISBN: 978-0-07-017168-8
S. Jeffery, C. Gardi, A. Jones, L. Montanarella, L. Marmo, L. Miko, K. Ritz, G. Peres, J. Römbke and W. H. van der Putten (eds.); European Atlas of Soil Biodiversity, European Commission, Publications Office of the European Union, Luxembourg. , 2010. ISBN: 9789279158063 (Disponível em: http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/library/maps/Biodiversity_Atlas/Download.cfm)
S. Jeffery, C. Gardi, A. Jones, L. Montanarella, L. Marmo, L. Miko, K. Ritz, G. Peres, J. Römbke and W. H. van der Putten (eds.); European Atlas of Soil Biodiversity, European Commission, Publications Office of the European Union, Luxembourg. , 2010. ISBN: 9789279158063 (Disponível em: http://eusoils.jrc.ec.europa.eu/library/maps/Biodiversity_Atlas/Download.cfm)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas, usando apresentação dos conteúdos em powerpoint e vídeo.
Aulas práticas laboratoriais e de campo onde os estudantes têm a possibilidade de conduzir desenhos experimentais, em que vão aplicar as metodologias apreendidas e recolher dados para validação de hipóteses.

Aulas de análise de dados.

 

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ecologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 85,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho laboratorial 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes terão que:

1) Ter participado em 75% das aulas práticas;

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final = classificação no Exame final (em 17 valores) + classificação no Trabalho de grupo (em 3 valores)

 

 No exame final (17 valores), o peso de cada componente será:

 - componente teórica: 12 valores;

 - componente teórico-prática: 5 valores (incide sobre as introduções teóricas dadas nas aulas práticas e sobre os cálculos e a discussão de resultados dos trabalhos efetuados nestas aulas).

 

 trabalho de grupo (3 valores) será desenvolvido durante o semestre letivo, referente a um dos temas abordados nas aulas práticas.  Caso seja positiva, a nota do trabalho poderá ser reservada até ao final do ano letivo seguinte àquele em que o trabalho foi realizado e avaliado, desde que o estudante tenha obtido frequência.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com dificuldades na língua portuguesa podem ser sujeitosa forma alternativas de avaliação.

Melhoria de classificação

Repetição do exame 

Observações

Coordenação da UC: João Honrado

 

Coordenação das aulas práticas: Ruth Pereira

 

Júri da UC:

- João Honrado

- Ruth Pereira

- Sara Antunes
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