Código: | CAMB4006 | Sigla: | CAMB4006 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:ARS | 5 | Plano Oficial do ano letivo 2019/20 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
- Saber distinguir a avaliação de risco preditiva da retrospetiva e compreender a interligação entre os dois processos;
- Reconhecer as diferenças entre os esquemas de avaliação de risco Europeu e Norte-Americano;
- Ser capaz de integrar dados de toxicidade e derivar as concentrações que se preveem não causar efeitos para os ecossistemas (do inlgês: PNECs ou predicted no effect concentrations) ou concentrações perigosas para X % das espécies (do inglês: HCx ou Hazard Concentrations for X% of the species), para diferentes compostos químicos;
- Perceber a relação entre PNECs e SSVs (do inglês: soil screening values) e aplicá-los no cálculo de risco retrospetivo;
- Ser capaz de calcular riscos integrando dados químicos, ecológicos e ecotoxicológicos;
- Ser capaz de calcular riscos para a saúde humana, para substâncias cancerígenas e não cancerígenas, usando os modelos disponíveis;
- Reconhecer a importância de integrar os diferentes grupos de interesse na avaliação/gestão de riscos.Os conteúdos programáticos previstos irão permitir aos estudantes adquirir conceitos fundamentais em Avaliação de Risco para o Ambiente e Saúde Humana, que poderão ser aprofundados na Dissertação. Os estudantes ficarão ainda com os conhecimentos necessários para perceberem o enquadramento legal dos diferentes processos de avaliação de risco e sua importância quer na autorização de novos compostos químicos, quer na avaliação de locais contaminados. Na sequência da UC de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos (1º semestre), os estudantes serão igualmente capazes de percecionar a importância dos dados ecotoxicológicos e ecológicos e a forma como os mesmos são integrados na avaliação de risco ambiental. E ainda conhecer os principais modelos usados para avaliar os riscos para a saúde humana de exposições ambientais.
No final serão capazes de planear a etapa inicial da avaliação de risco ambiental e elaborar recomendações com vista à gestão de risco de áreas contaminadas e sua comunicação.Os conteúdos programáticos desta UC estão divididos em 4 tópicos:
1. Avaliação de risco preditiva ou de prognóstico:
Conceito e enquadramento legal.
Métodos probabilísticos e não probabilísticos de cálculo de limites de risco.
2. Avaliação de risco retrospetiva ou de diagnóstico:
Conceito e enquadramento legal.
Principais esquemas de avaliação de risco ambiental por etapas e respetiva integração de dados químicos, ecotoxicológicos e ecológicos.
Cálculo de riscos e respetivos modelos matemáticos para os riscos de misturas.
Casos de estudo.
3. Avaliação de Risco para a saúde humana
Conceitos básicos.
Principais esquemas de avaliação de risco.
Cálculo de riscos para compostos cancerígenos e não-cancerígenos.
Redução de incertezas no cálculo de riscos.
Casos de estudo.
4. Comunicação e gestão do risco
O ensino T será efetuado através de aulas expositivas com a referência a diversos casos de estudo.
O ensino TP incluirá diferentes estratégias, a referir: i) momentos expositivos para familiarizar os estudantes com as metodologias, ferramentas e modelos que vão usar para estimarem limites de risco ou para efetuarem cálculos de risco para os ecossistemas e saúde humana; ii) atividades práticas de uso das ferramentas previamente descritas e, iii) atividades práticas de role-play onde irão desempenhar o papel de avaliadores de risco e ter a oportunidade de integrar todos os conhecimentos e competências adquiridos na UC. Numa segunda atividade irão desempenhar os papéis de diferentes stakeholders e praticar a comunicação e a gestão de risco.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Exame | 30,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 8,00 |
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 170,00 |