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Análise, Gestão e Comunicação do Risco Ambiental

Código: CAMB4006     Sigla: CAMB4006     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ARS 5 Plano Oficial do ano letivo 2019/20 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Saber distinguir a avaliação de risco preditiva da retrospetiva e compreender a interligação entre os dois processos;

- Reconhecer as diferenças entre os esquemas de avaliação de risco Europeu e Norte-Americano;

- Ser capaz de integrar dados de toxicidade e derivar as concentrações que se preveem não causar efeitos para os ecossistemas (do inlgês: PNECs ou predicted no effect concentrations) ou concentrações perigosas para X % das espécies (do inglês: HCx ou Hazard Concentrations for X% of the species), para diferentes compostos químicos;

- Perceber a relação entre PNECs e SSVs (do inglês: soil screening values) e aplicá-los no cálculo de risco retrospetivo;

- Ser capaz de calcular riscos integrando dados químicos, ecológicos e ecotoxicológicos;

- Ser capaz de calcular riscos para a saúde humana, para substâncias cancerígenas e não cancerígenas, usando os modelos disponíveis;

- Reconhecer a importância de integrar os diferentes grupos de interesse na avaliação/gestão de riscos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos previstos irão permitir aos estudantes adquirir conceitos fundamentais em Avaliação de Risco para o Ambiente e Saúde Humana, que poderão ser aprofundados na Dissertação. Os estudantes ficarão ainda com os conhecimentos necessários para perceberem o enquadramento legal dos diferentes processos de avaliação de risco e sua importância quer na autorização de novos compostos químicos, quer na avaliação de locais contaminados. Na sequência da UC de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos (1º semestre), os estudantes serão igualmente capazes de percecionar a importância dos dados ecotoxicológicos e ecológicos e a forma como os mesmos são integrados na avaliação de risco ambiental. E ainda conhecer os principais modelos usados para avaliar os riscos para a saúde humana de exposições ambientais.

No final serão capazes de planear a etapa inicial da avaliação de risco ambiental e elaborar recomendações com vista à gestão de risco de áreas contaminadas e sua comunicação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ecotoxicologia

Programa

Os conteúdos programáticos desta UC estão divididos em 4 tópicos:

1. Avaliação de risco preditiva ou de prognóstico:

Conceito e enquadramento legal.

Métodos probabilísticos e não probabilísticos de cálculo de limites de risco.


2. Avaliação de risco retrospetiva ou de diagnóstico:

Conceito e enquadramento legal.

Principais esquemas de avaliação de risco ambiental por etapas e respetiva integração de dados químicos, ecotoxicológicos e ecológicos.

Cálculo de riscos e respetivos modelos matemáticos para os riscos de misturas.

Casos de estudo.

 

3. Avaliação de Risco para a saúde humana

Conceitos básicos.

Principais esquemas de avaliação de risco.

Cálculo de riscos para compostos cancerígenos e não-cancerígenos.

Redução de incertezas no cálculo de riscos.

Casos de estudo.


4. Comunicação e gestão do risco

Bibliografia Obrigatória

Duarte, A.C., Cachada, A., Rocha-Santos, T., ; Soil Pollution: From Monitoring to Remediation, Academic Press. Elsevier, 2018. ISBN: 978-0-12-849873-6
Jensen, J., Mesman, M., ; Ecological Risk Assessment of Contaminated Land. Decision Support for site specific investigations, RIVM report number 711701047, 2006. ISBN: 978-90-6960-138-0
Posthuma, L., Suter II, G.W., Traas, T.P. ; Species Sensitivity Distribution in Ecotoxicology, Lewis Publishers, Boca Raton, USA, 2002. ISBN: 1-56670-578-9
Swartjes, F.A.; Dealing with Contaminated Sites: from theory towards practical application., Springer Science and Business Media, Bilthoven, The Netherlands, 2011. ISBN: 9789048197576

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino T será efetuado através de aulas expositivas com a referência a diversos casos de estudo.

O ensino TP incluirá diferentes estratégias, a referir: i) momentos expositivos para familiarizar os estudantes com as metodologias, ferramentas e modelos que vão usar para estimarem limites de risco ou para efetuarem cálculos de risco para os ecossistemas e saúde humana; ii) atividades práticas de uso das ferramentas previamente descritas e, iii) atividades práticas de role-play onde irão desempenhar o papel de avaliadores de risco e ter a oportunidade de integrar todos os conhecimentos e competências adquiridos na UC. Numa segunda atividade irão desempenhar os papéis de diferentes stakeholders e praticar a comunicação e a gestão de risco.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Exame 30,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 170,00

Obtenção de frequência

Presença em 3/4 das aulas teórico-práticas

Participação na preparação e apresentação do artigo científico e do trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) da UC, num total de 20 valores, será calculada através da seguinte fórmula:

CF= ADAC*0,2+TE*0.5+EF*0,3

Apresentação e Discussão de Artigo científico (ADAC)
Trabalho escrito (TE)
Exame Final (EF)
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