Código: | M2021 | Sigla: | M2021 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 12 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:M | 42 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.
Conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da matemática, assim como a evolução de algumas das ideias e métodos basilares desta disciplina.
Aquisição de espírito crítico relativamente ao desenvolvimento histórico da matemática, assim como de alguns dos seus aspectos epistemológicos.
A matemática do antigo Egipto e da antiga Mesopotâmia. A escola Jónica e os teoremas atribuídos a Tales de Mileto; a escola Pitagórica e a aritmética dos números figurados; o começo da teoria das proporções; o processo de subtração recíproca e a determinação do máximo divisor comum de dois números; a descoberta de grandezas incomensuráveis; a geometria das áreas e quadraturas; a escola de Elea e os argumentos de Zenão de Elea contra a pluralidade e contra o movimento; as provas por redução ao absurdo; a estruturação axiomática da matemática; as tentativas para trissectar o ângulo, quadrar o círculo e duplicar o cubo. Os Elementos de Euclides. A obra de Arquimedes; a obra de Apolónio de Pérgamp; a Aritmética de Diofanto. Os começos da trigonometria. A álgebra dos árabes: as equações quadráticas nos tratados de al-Khwarizmi e de Abu Kamil; as equações cúbicas no tratado de Omar Khayam. A matemática na Europa medieval e renascentista. Os precursores do Càlculo Intinitesimal.
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 76,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Método de avalição:
- Uma componente (Exerc) de entregas quinzenais de resoluções de exercícios propostos; esta componente vale 4 valores igualmente distribuídos pelas várias entregas de exercícios;
- Um trabalho escrito curto, submetido via Moodle até ao final de maio, com temas diferentes dos lecionados que os estudantes poderão escolher de uma lista colocada no Moodle; esta componente (Trab) vale 4 valores;
- Um teste (Teste) presencial de resposta aberta e de consulta; esta componente vale 12 valores; Nos casos em que seja considerado não existirem as condições para a realização presencial do teste, será realizado um teste síncrono no Moodle de resposta aberta e de consulta, com perguntas diferentes, embora equivalentes, para cada estudante, sorteadas por temas pelo Moodle de uma base de perguntas.
Cálculo da classificação final (CF):
CF=Exerc+Trab+Teste
Época de recurso, incluindo melhoria de classificação:
- Um trabalho escrito curto, diferente do anteriormente submetido se aplicável, submetido via Moodle com temas diferentes que os estudantes poderão ir escolhendo de uma lista colocada no Moodle; esta componente (Trab2) vale 4 valores;
- Uma prova presencial (PAv) presencial de resposta aberta e de consulta; esta componente vale 12 valores; Nos casos em que seja considerado não existirem as condições para a realização presencial da prova, será realizado um teste síncrono no Moodle de resposta aberta e de consulta, com perguntas diferentes, embora equivalentes, para cada estudante, sorteadas por temas pelo Moodle de uma base de perguntas.
CF=Exerc+Trab2+PAv
- Um trabalho escrito curto, diferente do anteriormente submetido se aplicável, submetido via Moodle com temas diferentes que os estudantes poderão ir escolhendo de uma lista colocada no Moodle; esta componente (Trab2) vale 4 valores;
- Uma prova presencial (PAv) presencial de resposta aberta e de consulta; esta componente vale 12 valores; Nos casos em que seja considerado não existirem as condições para a realização presencial da prova, será realizado um teste síncrono no Moodle de resposta aberta e de consulta, com perguntas diferentes, embora equivalentes, para cada estudante, sorteadas por temas pelo Moodle de uma base de perguntas.
CF=Exerc+Trab2+PAv
No caso dos estudantes inscritos a realizar melhoria na época de recurso, Exerc refere-se à componente de entrega de exercícios semanais acima descrita; no caso de estudantes aprovados em 2019/20, refere-se a uma lista de exercícios que o estudante deverá resolver e submeter.