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Comunicação em Ciência e Tecnologia

Código: DIP4004     Sigla: DIP4004     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:ABBS 0 Plano de estudos a partir de 2019/20 1 - 3 21 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes no final da unidade curricular devem ser capazes de: compreender o que é a Ciência, estruturar um relatório científico ou artigo científico, saber fazer uma pesquisa bibliográfica sobre um tema, entender o que é o problema do seu trabalho, as hipóteses, a conceção do trabalho experimental dirigido ao teste de hipóteses, a validação ou rejeição de hipóteses, a tese. Devem ainda saber apresentar um trabalho científico sob a forma de comunicação oral, poster, tese ou artigo científico.

Será, ainda, objetivo fundamental desta Unidade Curricular a consciencialização dos estudantes para a importância da aquisição de competências de comunicação em Ciência e Tecnologia, e da capacidade de adequação do discurso ao tipo de público-alvo, desde audiências compostas por pares especialistas, até audiências não especialistas de diferentes faixas etárias e contextos sócio-culturais

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos permitem que os estudantes aprofundem os seus conhecimentos em Comunicação em Ciência e Tecnologia. Serão abordados conceitos de Ciência, método científico para que o estudante conheça a linguagem desta área do saber. Além disso, será dada a estrutura de trabalhos científicos, para que o estudante entenda que existem normas, mais ou menos estabelecidas nesta área. Abordaremos a construção do trabalho científico desde a sua génese até à sua apresentação final, à comunidade científica. Daremos também grande importância à Comunicação em Ciência e Tecnologia, e à diversidade de públicos alvo

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conceitos de: Ciência, conhecimento científico, e método científico (observação, hipótese, experimentação, tese). O problema.

A pesquisa bibliográfica tradicional e on-line. Bases de dados. Bibliometria de revistas científicas (ISI Web of Knowledge, JCR data, SJR).

A organização e estrutura de trabalhos científicos: projeto, artigo ou comunicação.

Comunicar Ciência e Tecnologia: a importância da sensibilização de pares especialistas e da população em geral para o papel fundamental da Ciência e da Tecnologia na procura de respostas eficazes para os desafios societais da atualidade. Formas de disseminação de avanços científicos e sua adequação ao público-alvo.

Bibliografia Obrigatória

Robert A., ed. lit. Day; How to write and publish a scientific paper. ISBN: 0-521-36572-4
Reis F.L. ; Como elaborar uma dissertação de Mestrado segundo Bolonha, 2019
Madeira A. C. & Abreu M. M; Comunicar em Ciência - como redigir e apresentar trabalhos científicos, 2004
Marconi M.A. & Lakatos E.M; Fundamentos de metodologia científica, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes terão aulas com parte expositiva e parte prática, aplicada dos assuntos a lecionar. Será promovida a análise e discussão diversos tipos de trabalhos científicos, desde trabalhos para avaliação por pares (teses, artigos, comunicações, projetos), até apresentações para não especialistas, através de diferentes meios de comunicação social. Neste âmbito, serão promovidos trabalhos de grupo a serem apresentados oralmente. No termo da Unidade Curricular, será realizado exame escrito, individual.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Prova oral 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Total: 4,00

Obtenção de frequência

25% presença nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

50% apresentação de trabalho oral + 50% exame escrito

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só poderá ser feita no exame escrito, a nota da apresentação oral permanece válida durante todo o ano letivo.
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