Projeto/Estágio
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Geologia |
| OFICIAL |
Física |
| OFICIAL |
Ciências de Computadores |
| OFICIAL |
Ciências Ambientais |
| OFICIAL |
Química |
| OFICIAL |
Ciências Médicas |
| OFICIAL |
Biologia |
| OFICIAL |
Matemática |
| OFICIAL |
Agronomia |
Ocorrência: 2017/2018 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| L:BQ |
61 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
18 |
56 |
486 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Pretende-se que o estudante que complete esta unidade curricular seja capaz de:
- Compreender os aspetos básicos de funcionamento de um laboratório de investigação/ indústria/ diagnóstico ou outro, de acordo com o local em que se desenrolou o seu trabalho.
- Entender os fundamentos das opções tomadas no decorrer do seu trabalho, nomeadamente escolha de métodos, técnicas, aparelhagens, modelos experimentais ou outros, conforme o tipo de trabalho em questão.
- Executar o conjunto de técnicas que lhe foram ensinadas.
- Efetuar correta e criticamente a análise dos resultados obtidos num determinado projeto experimental.
- Realizar um relatório escrito relativo a atividades laboratoriais.
- Apresentar oralmente e com suporte visual o trabalho executado.
- Fazer o enquadramento teórico do trabalho realizado, mostrando capacidade de pesquisa e consulta bibliográfica, interpretação e integração da informação. (a) Competência predominante no caso de Monografia (ver “Métodos de Ensino”).
Resultados de aprendizagem e competências
A metodologia de ensino tutorial exige um acompanhamento mais próximo numa fase inicial do trabalho mas deve evoluir no sentido de que o estudante desenvolva uma crescente autonomia e independência, quer durante a realização do trabalho prático quer na preparação do relatório escrito. Esta forma de orientação pretende preparar o estudante para uma futura integração profissional ou para prosseguir para um ciclo de estudos mais avançado, como por exemplo um Mestrado.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Presencial
Programa
Cada projeto ou monografia tem um tema particular abrangendo uma gama muito diversificada de opções. O tema e o programa de trabalho são estabelecidos previamente pelo orientador que apresenta o projeto sob a forma de resumo indicando o tema, o enquadramento, as principais metodologias a utilizar e referências bibliográficas relevantes.
Nas primeiras semanas do 2º semestre, esta unidade curricular consistirá de uma formação, de frequência obrigatória, intitulada "Introdução à escrita científica", com a duração de 10 horras e o seguinte programa:
1. Importância da escrita científica
2. Tipos de texto científico
3. Estrutura do texto científico, especialmente das dissertações
4. Cuidados com o texto: ortografia, gramática, concisão
5. Preparação das referências
6. O processo de avaliação do texto científico
7. Obter e instalar o software EndNote X7
8. Criar uma biblioteca EndNote
8a. Introduzir referências bibliográficas
8b. Organizar referências bibliográficas
8c. Obter e associar ficheiros PDF às referências bibliográficas
9. Usar o EndNote em conjunto com o Word
10. Abordagem às Bases de Dados existentes
11. Pesquisa bibliográfica em linguagem natural
11a. Pesquisa por palavra ou expressão
11b. Limites à pesquisa
11c. Cruzamento de pesquisas: o histórico
12. Obtenção do texto integral dos artigos
12a. As revistas assinadas pela U. Porto
12b. As revistas acessíveis em acesso aberto
12c. Outras formas de obtenção de artigos
13. Pequena introdução a outros tipos de comunicação científica; Apresentação oral
14. Esclarecimento de dúvidas
Bibliografia Obrigatória
Lehninger Albert L.;
Biochemistry. ISBN: 0-87901-047-9 (Artigos selecionados)
Observações Bibliográficas
Artigos selecionados de acordo com a área do trabalho experimental
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Cada estudante de Projecto/ Estágio será integrado num laboratório de investigação básica ou aplicada, laboratório industrial ou de diagnóstico, onde realizará um plano de trabalho elaborado pelo respectivo orientador e aprovado pela Comissão Científica de Licenciatura. Os termos particulares em que terão lugar os trabalhos serão definidos pelo orientador.
Em casos pontuais, é possível realizar como Projecto/Estágio uma Monografia, em que a componente laboratorial está ausente e será predominante a aquisição de competências de análise crítica de literatura científica ou dados estatísticos, estudos de sociologia da Ciência, actividades de divulgação científica, ou outras, a definir caso a caso, com a Comissão Científica de Licenciatura. À semelhança dos estágios laboratoriais, as monografias terão a supervisão e um orientador e um plano de trabalhos previamente definido.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
5,00 |
| Trabalho escrito |
20,00 |
| Trabalho laboratorial |
75,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência, os alunos terão que apresentar um relatório escrito e um parecer favorável do orientador, nos prazos a fixar ano a ano.
Fórmula de cálculo da classificação final
A atribuição da nota final será feita por um júri (nomeado especificamente para cada aluno) do qual faz parte pelo menos um dos quatro professores da Comissão Científica da Licenciatura e o orientador, num total de três a quatro elementos.
A avaliação do projecto/ estágio tem por base: i) a apreciação do orientador relativa ao desempenho do aluno; ii) o relatório final que este deve elaborar; iii) um exame que consta de uma apresentação oral e uma discussão desse relatório, cada uma com um tempo limite de vinte minutos.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Dado o tipo de UC, os alunos de regimes especiais só poderão candidatar-se a monografia, devendo como os restantes elaborar o relatório e apresentar-se ao exame final - prova oral descrita acima.
Melhoria de classificação
De acordo com o nº 3 do art. 10 do REGULAMENTO GERAL PARA AVALIAÇÃO DOS DISCENTES DE PRIMEIROS CICLOS, DE CICLOS DE ESTUDOS INTEGRADOS DE MESTRADO E DE SEGUNDOS CICLOS DA U.PORTO "não pode ser realizada melhoria de classificação para dissertações e para relatórios de estágios ou projectos".