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Introdução à Análise Ambiental

Código: AMB1001     Sigla: AMB1001     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 56 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

MÓDULO DE QUÍMICA Fornecer aos estudantes formação básica em reações em solução aquosa (ácido-base, precipitação), assim como apresentar alguns parâmetros reguladores da qualidade da água para consumo humano. Realização de um conjunto de trabalhos práticos envolvendo parâmetros físico-químicos (pH, alcalinidade, condutividade e dureza). 

MÓDULO DE GEOLOGIA Pretende-se que os alunos saibam: a) trabalhar com cartas militares, consigam trabalhar corretamente com todo o tipo de escalas e saibam ler as coordenadas geográficas; b) fazer exercícios de orientação com visadas e posicionamento no terreno; c) representar perfis topográfico a diversas escalas; d) delimitar uma bacia hidrográfica numa carta topográfica e anlisar a escorrência fluvial; e) analisar "in situ" diversas variáveis ambientais de um troço de um rio.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

Resultados de aprendizagem e competências:

- conhecer as propriedades gerais das soluções aquosas

- conhecer reações de ácido-base e de precipitação

- Categorias de água

- Características de qualidade

- Parâmetros de qualidade da água (pH, alcalinidade, condutividade e dureza)

- leitura e interpretação de cartas militares à escala 1 : 25 000.

- saber converter uma escala gráfica numa numérica e viceversa, e saber resolver outros problemas envolvendo escalas.

- saber fazer perfis topográficos com escala do eixo vertical igual ou distinta da escala do mapa.

- saber fazer e interpretar perfis geológicos a partir de mapas geológicos

- Desenvolver espírito crí­tico, promover a análise crítica de resultados e obter as competências básicas de escrita de relatórios cientí­ficos


 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

MÓDULO DE QUÍMICA

1. Qualidade da água.  Categorias de água. Características de qualidade. Parâmetros de qualidade. pH. Alcalinidade. Condutividade. Dureza da água.

2. Reações ácido-base. Ácidos e bases de Arrhenius. Propriedades gerais de ácidos e bases. Ácidos e bases de Bronsted. Neutralização ácido-base. pH como medida da acidez.

3. Titulações ácido-base. Titulações ácido forte-base forte. Titulações ácido fraco-base forte. Titulações ácido forte-base fraca. Indicadores ácido-base. Ácidos dipróticos.

4. Reações de precipitação. Solubilidade. Efeito da temperatura na solubilidade. Efeito do ião comum. Compostos solúveis vs. insolúveis. Equações moleculares e eq. iónicas. Análise gravimétrica

TP1 - pH da água; TP2 – Condutividade da água; TP3 – Dureza da água; TP4 - Alcalinidade da água.

MÓDULO DE GEOLOGIA

Interpretação de mapas militares. Coordenadas geográficas. Escalas gráficas e numéricas (leitura e conversões). Perfis topográficos. Delimitação de uma bacia hidrográfica representada numa carta. Exercícios com visadas. Observação e interpretação de cartas geológicas simples e execução de perfis geológicos simples.

 

 

Bibliografia Obrigatória

Chang Raymond; Química. ISBN: 84-481-4527-5
Mendes Benilde; Qualidade da água para consumo humano. ISBN: 972-757-274-X
Instituto Geográfico do Exército; Manual de leitura de cartas, 2004
J.A. Rebelo; As Cartas Geológicas ao serviço de desenvolvimento, Instituto Geológico e Mineiro

Bibliografia Complementar

Harris Daniel C.; Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-2881-8
José A. Martinho Simões e outros; Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, LIDEL, 2000. ISBN: 972-757-146-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

MÓDULO DE QUÍMICA Aulas teórico-práticas com aulas expositivas e orientação tutorial para resolução de exercícios. Aulas laboratoriais, em grupo, com realização de um relatório para cada trabalho prático.

MÓDULO DE GEOLOGIA Aulas expositivas, completadas com a resolução de exercícios exemplificativos por parte do docente e a realização de exercícios por parte dos alunos.

 

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 60,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 93,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência, o estudante não deverá exceder um total de 3 faltas, independentemente dos módulos frequentados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos diferentes módulos será feita da seguinte forma:

MÓDULO DE QUÍMICA (Q) Este módulo tem avaliação contínua. Nas aulas de laboratório, a avaliação de cada trabalho será efetuada com base numa nota atribuída à preparação e execução experimental individual e na nota do relatório respetivo. Teste individual, no final do módulo.

MÓDULO DE GEOLOGIA (G) A avaliação será feita com base num teste escrito a realizar no final do módulo.

 

A nota final, NFin, corresponderá à média ponderada da nota obtida em cada um dos módulos (NQ e NG), tendo em conta a seguinte fórmula: NFin = (NQ x 0,5) + (NG x 0,5).

A aprovação nesta UC depende da obtenção de uma NF ≥9,5 valores, numa escala de 0 a 20 valores, sendo que há nota mínima em cada módulo que não deverá ser inferior a 7 valores. 

Os alunos terão sempre duas hipóteses de avaliação, que no caso do módulo de Geologia inclui a realização de um exame escrito na época normal de acordo com o calendário de exames. No caso do módulo de Química, a avaliação implicará a realização de um exame prático.  A época de recurso será para melhorias, que poderão ser independentes por módulo, ou para aprovação à UC caso tenha obtido nota inferior a 7,0 valores a qualquer um dos módulos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação a efectuar em casos especiais será definida pelo Júri com base nas especificidades de cada caso.

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