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Química Analítica

Código: Q2020     Sigla: Q2020     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2017/2018 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=1857
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Bioquímica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:BQ 85 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nas aulas teóricas pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química Analítica, tentando realçar a importância da análise na resolução de problemas reais. Nas aulas teórico-práticas são realizados exercícios de aplicação sobre a matéria versada nas aulas teóricas. Nas aulas práticas são realizados 4 trabalhos de laboratório.

Resultados de aprendizagem e competências

Aquisição de noções básicas de Química Analítica e resolução de problemas reais em sistemas bioquímicos ou de relevância bioquímica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas teóricas

INTRODUÇÃO. Forma de funcionamento da unidade curricular. Introdução ao papel da química analítica na sociedade.

CAPÍTULO 1. Equilíbrios em solução 1.1. Generalidades sobre soluções 1.2. A dissociação da água 1.3. Tipos de reações em solução aquosa 1.4. O papel do solvente nas reações ácido-base 1.5. Reações de ácido base 1.6.  O comportamento ácido base de proteínas e aminoácidos 1.7. Reações de complexação 1.8. Reações de oxidação - redução.

CAPÍTULO 2. Análise Volumétrica 2.1. Requisitos para a viabilidade da análise 2.2. Tipos de volumetrias 2.3. A deteção do ponto de equivalência 2.4. Padrões 2.5. Volumetrias de ácido - base 2.6. Volumetrias de oxidação - redução 2.7. Volumetrias de complexação.

CAPÍTULO 3. Potenciometria 3.1. Elétrodos de referência 3.2. Elétrodos indicadores 3.3. Os potenciais das células 3.4. Interferências 3.5. Medição do pH 3.6. Outros tipos de elétrodos de membrana 3.7. Medições potenciométricas 3.8. Medições potenciométricas diretas 3.9. Titulações potenciométricas.

CAPÍTULO 4. Métodos de separação 4.1. Extração líquido-líquido como modelo dos processos de separação 4.2. As cosntantes de equlíbrio em sistemas heterogéneos 4.3. Efeitos das reações laterais. 4.4 A separação de dois componentes de uma mistura. 4.5 Extração em fase sólida. 4.6 Métodos cromatográficos.

Aulas teórico-práticas
Resolução de exercícios de aplicação da matéria ministrada nas aulas teóricas.

Aulas práticas
Realização dos seguintes trabalhos de laboratório e elaboração dos respetivos relatórios:
T1-Determinação de peróxido de hidrogénio numa água oxigenada comercial, por permanganometria; T2-Titulação potenciométrica de uma mistura de ácido clorídrico e ácido acético; T3-Determinação potenciométrica de um anião (nitrato ou fluoreto) numa água de consumo; T4-Recuperação de corantes de uma mistura recorrendo à extração de fase sólida.

Bibliografia Obrigatória

Harris Daniel C.; Quantitative chemical analysis. ISBN: 0-7167-2508-8
David Harvey; Analytic Chemistry 2.0, McGraw-Hill, 2000. ISBN: 0–07–237547–7 (http://acad.depauw.edu/harvey_web/eText%20Project/AnalyticalChemistry2.0.html)

Bibliografia Complementar

Adélio Machado; Análise Volumétrica, 2ª Edição, Centro de Investigação em Química (U.P.), 1978
João Cabral; Tabelas e Formulário de Química, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas são acompanhadas por meios multimédia (as versões pdf são disponibilizadas na página web da unidade curricular). Nas aulas teórico-práticas são resolvidos um conjunto de exercícios elaborados para aplicação da matéria versada nas aulas teóricas. Na página web são facultados outros exercícios e cópias de exames dos anos anteriores para permitir o trabalho individual dos estudantes. Nas aulas práticas são realizados trabalhos de laboratório e os respetivos relatórios.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 75,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência no mínimo de um número de aulas práticas e teórico-práticas correspondente a 75% do número total de aulas efetivas

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final (ou média dos testes)- 75% da nota final (possibilidade de realizar esta avaliação de forma fracionada). Existindo a possibilidade de substituição do exame final por dois testes escritos. Optando por realização dos testes não é possível a realização de melhoria de nota na época normal.

Desempenho nas aulas teórico-práticas e práticas - 25 % da nota final.

Para que os alunos possam ter frequência existe uma nota mínima de 8 valores no exame (ou média dos testes) e de 9,5 valores na componente prática e teórico-prática.

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