Análise e Interpretação da Paisagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura Paisagista |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AP |
46 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenvolver o conhecimento sobre conceitos fundamentais de paisagem e dinâmicas associadas bem como a capacidade de descrever e avaliar os seus elementos constituintes (unidades e componentes) em face de uma transformação (evolução/mudança).
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade em produzir representações analíticas e sintéticas de paisagem sob a forma de: mapas temáticos, maquetas, fotografias, simulações outros elementos multimédia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Paisagem: conceito abrangente, restrito, científico e profissional.
- Principais tipos de paisagens: naturais, humanizadas, histórico-culturais, de produção, de conservação, de recreio/turismo, agro-silvo-pastoris, urbanas e peri-urbanas e industriais.
- Unidades e componentes principais da paisagem: bacias hidrográficas e visuais, relevo/fisiografia, geologia, revestimento e usos do solo (vegetação, estruturas construídas, elementos de água e organização espacial).
- O valor da paisagem: ecológico, económico, social, estético e patrimonial.
- O interesse público e o estatuto da paisagem: Convenção Europeia da Paisagem, reservas e áreas protegidas.
- Métodos de caraterização e avaliação da paisagem. A paisagem como indicador e evidência do metabolismo dos sistemas. Transformação e impacte na paisagem.
- Exercício de análise e síntese paisagística focado numa unidade territorial natural ou administrativa. Cenários possíveis de evolução e propostas de intervenção na paisagem.
Bibliografia Obrigatória
Bell, S.; Landscape: Pattern, Perception and Process, Routlege, 2012
Brown, R. ; Landscape Assessment for Planning and Design: Seeing the Landscape Again for the First Time, Saarbrücken: Vdm Verlag , 2008
Dee Catherine;
Form and fabric in landscape architecture. ISBN: 978-0-415-24638-5
Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa, 1986
Geografia de Portugal. O Ritmo Climático e a Paisagem, Vol. II. ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa., 1988
Andreia Magalhães e Samuel Guimarães; Paisagem: matéria <=> ficção, Museu do Douro, 2015. ISBN: 978-989-8385-15-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões teóricas: apresentação oral dos conteúdos sistematizados acompanhada de imagens de paisagem; reflexão crítica e debate.
- Sessões de exterior: visitas de estudo para análise e interpretação da paisagem in situ;
- Sessões praticas: realização de exercícios de registo e representação de paisagem em peças desenhadas, moldadas e multimédia.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Presença nas componentes (comp) de avaliação e visitas de estudo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Conteúdos: Comp 1 - (Trabalho de Grupo) - Apresentação daws carateristicas de uma paisagem seleccionada pelo grupo. (20%); Comp 2 – (Trabalho de Grupo) - Exercício de análise e síntese paisagística e formulação de cenários possíveis de evolução com base em 10 fotografias das paisagens do Concelho de Vila do Conde (40%); Comp 3 - Teste individual (30%).