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Análise e Interpretação da Paisagem 

Código: AP1004     Sigla: AP1004     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 46 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver o conhecimento sobre conceitos fundamentais de paisagem e dinâmicas associadas bem como a capacidade de descrever e avaliar os seus elementos constituintes (unidades e componentes) em face de uma transformação (evolução/mudança).

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade em produzir representações analíticas e sintéticas de paisagem sob a forma de: mapas temáticos, maquetas, fotografias, simulações outros elementos multimédia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Paisagem: conceito abrangente, restrito, científico e profissional.

  2. Principais tipos de paisagens: naturais, humanizadas, histórico-culturais, de produção, de conservação, de recreio/turismo, agro-silvo-pastoris, urbanas e peri-urbanas e industriais.

  3. Unidades e componentes principais da paisagem: bacias hidrográficas e visuais, relevo/fisiografia, geologia, revestimento e usos do solo (vegetação, estruturas construídas, elementos de água e organização espacial).

  4. O valor da paisagem: ecológico, económico, social, estético e patrimonial.

  5. O interesse público e o estatuto da paisagem: Convenção Europeia da Paisagem, reservas e áreas protegidas.

  6. Métodos de caraterização e avaliação da paisagem. A paisagem como indicador e evidência do metabolismo dos sistemas. Transformação e impacte na paisagem.

  7. Exercício de análise e síntese paisagística focado numa unidade territorial natural ou administrativa. Cenários possíveis de evolução e propostas de intervenção na paisagem.

Bibliografia Obrigatória

Bell, S.; Landscape: Pattern, Perception and Process, Routlege, 2012
Brown, R. ; Landscape Assessment for Planning and Design: Seeing the Landscape Again for the First Time, Saarbrücken: Vdm Verlag , 2008
Dee Catherine; Form and fabric in landscape architecture. ISBN: 978-0-415-24638-5
Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa, 1986
Geografia de Portugal. O Ritmo Climático e a Paisagem, Vol. II. ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa., 1988
Andreia Magalhães e Samuel Guimarães; Paisagem: matéria <=> ficção, Museu do Douro, 2015. ISBN: 978-989-8385-15-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Sessões teóricas: apresentação oral dos conteúdos sistematizados acompanhada de imagens de paisagem; reflexão crítica e debate.

  2. Sessões de exterior: visitas de estudo para análise e interpretação da paisagem in situ;

  3. Sessões praticas: realização de exercícios de registo e representação de paisagem em peças desenhadas, moldadas e multimédia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Presença nas componentes (comp) de avaliação e visitas de estudo.

Fórmula de cálculo da classificação final

Conteúdos: Comp 1 - (Trabalho de Grupo) - Apresentação daws carateristicas de uma paisagem seleccionada pelo grupo. (20%); Comp 2 – (Trabalho de Grupo) -  Exercício de análise e síntese paisagística e formulação de cenários possíveis de evolução com base em 10 fotografias das paisagens do Concelho de Vila do Conde (40%); Comp 3 - Teste individual (30%).
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