| Código: | CN4005 | Sigla: | CN4005 | Nível: | 400 |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Nutrição |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M:TCA | 18 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 58 | 162 |
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e reconheçam a complexidade do modelo causal envolvido na escolha alimentar. Devem adquirir conhecimentos sobre os factores individuais (fisiológicos, psicológicos…), culturais, religiosos, sociais, económicos e políticos e sua influência no consumo de alimentos. Em especial pretende-se que sejam capazes de identificar a participação dos diversos factores individuais e ambientais sobre a escolha alimentar e como eles interagem modulando-se continuamente.
Determinantes do consumo alimentar, uma abordagem global, uma visão holística. Somos o que comemos? Comemos o que somos?
Determinantes físicos, económicos e políticos;
Perspetiva histórica da alimentação;
Determinantes psico-sociais;
Modelos de mudança comportamental;
Determinantes culturais e religiosos;
Determinantes do consumo alimentar em diversos grupos populacionais.
Apresentação teórica dos temas complementada com discussão.
Realização de actividades práticas para discussão de temas e elaboração de exercícios ou comentários críticos.
Realização de um inquérito (com trabalho de campo) de avaliação de determinantes do consumo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Prova oral | 15,00 |
| Trabalho de campo | 15,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
Avaliação distribuida: consiste na avaliação de:
Correspondência entre a distribuição acima com os componentes de avaliação:
1 = participação presencial
2 = trabalho de campo
3 e 5 = trabalho escrito
4 = prova oral
3. redação de relatório do trabalho de campo;
5. apresentação escrita dos resultados do trabalho de campo, organizado como artigo científico.