Arquitectura de Computadores
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Reconhecer as componentes principais de um computador e perceber o seu funcionamento. Ser capaz de reconhecer as vantagens e desvantagens de uma determinada configuração de hardware. Perceber a ligação íntima entre o desenho e implementação do hardware de um computador e o software que nele é executado.
Programa
Evolução sucinta dos computadores. Arquitectura de von Neumann. Representação de dados e programas. Conjuntos de instruções. Tipos de instrução. Compilação de programas e ligação com linguagens de programação. Componentes básicas do microprocessador e a sua implementação. Fluxo de informação e controlo num processador. Análise básica de performance. Arquitecturas RISC e pipelining. Hierarquia de memória. Discos, memórias e caches. Memória virtual e sua implementação em hardware. Interacção com o sistema operativo. Buses, bridges e protocolos de acesso. Input/Output, IRQs e acessos por DMA. Periféricos.
Bibliografia:
Computer Organization & Design, The Hardware/Software Interface, David Patterson and John Hennessy, 2nd edition, Morgan Kaufmann, 1998.
(ou edições mais recentes, disponível na biblioteca do DCC)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina inclui:
- aulas téoricas
- resolução de problemas em aula prática
- 2 trabalhos práticos
Software
SPIM -- Simulador de MIPS R2000
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,50 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Os trabalhos práticos valem no total 6 valores (em 20).
Para obter frequência o aluno deverá ter pelo menos 3 valores no conjunto dos trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assume-se que o aluno tem frequência.
Para os alunos que façam os testes T1 e T2 ao longo do semestre:
Nota final = T1 + T2 + P1 + P2
Para os alunos que optem pelo exame final T:
Notal final = T + P1 + P2
Provas e trabalhos especiais
2 trabalhos práticos, um de programação outro um ensaio escrito.