Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Pedro Ângelo
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Pedro Ângelo

Fotografia de Pedro Jorge Fernandes Ângelo
Nome: Pedro Jorge Fernandes Ângelo
Sigla: PJFA
Estado: Ativo

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Ciência de Computadores

Apresentação Pessoal

Os meus principais interesses de investigação encontram-se na área de linguagens de programação funcionais, nomeadamente na análise estática de programas recorrendo a sistemas de tipos e inferência de tipos.
Tenho particular interesse em sistemas de tipos que empregam técnicas avançadas: tipos de interseções; tipos graduais; sistemas de tipos subestruturais, nomeadamente lineares e a sua aplicação no contexto de tipos de sessão binárias; e sistemas de tipos que suportem linguagens com capacidades de metaprogramação.
Também tenho interesse em linguagens orientadas a objetos, nomeadamente formalizações mínimas de linguagens como Java, e em explorar como conceitos de linguagens funcionais podem ser aplicados a este contexto.

Para além destes tópicos, tenho interesse em explorar outras áreas.
Ainda dentro de sistemas de tipos, tenho interesse no estudo de: sistemas de tipos para linguagens coreográficas, para além de tipos de sessões binárias, como, por exemplo, tipos de sessão com múltiplos participantes; tipos dependentes e com refinamentos; polimorfismo paramétrico.
No entanto, os meus interesses de investigação não se limitam à area de sistemas de tipos.
No futuro gostaria de explorar os seguintes tópicos: técnicas de compilação mais avançadas, como Just-in-Time; protocolos de rede, e como estes podem ser descritos de forma mais formal, utilizando por exemplo tipos de sessão; protocolos criptográficos intermediários e sua interação com comunicação e concorrência; SMT e SAT solvers; theorem provers; e interpretação abstrata.

Áreas de Interesse

  1. Ciências Físicas > Ciência de computadores
  2. Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
  3. Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
  4. Ciências Físicas > Matemática > Lógica matemática
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Última actualização: 2024-11-07 I  Página gerada em: 2026-04-12 às 07:08:09 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico