Público-alvo: 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (adaptável a outros públicos-alvo)
Regime: online
Atividade: A palestra visa proporcionar uma breve introdução científica ao funcionamento do sistema climático e à problemática associada às mudanças climáticas e os seus impactos. Inclui-se os seguintes tópicos:
- constituição do sistema climático;
- interações entre as diferentes componentes do sistema climático;
- fatores de modulação climática;
- padrões de circulação atmosférica global e a sua relação com as grandes zonas climáticas;
- papel importante da radiação solar e da radiação infravermelha terreste no balanço radiativo terrestre;
- o efeito estufa, as suas causas naturais e antropogénicas e consequências para o aquecimento global;
- variabilidade versus alteração climática;
- registo paleoclimático da Terra e as suas possíveis causas;
- alterações climáticas em curso e seus impactos.
Duração: 50 minutos
Docente: Manuel Salgueiro da Silva
A Colheita de energia para aplicações no dia a dia
(disponível através de tecnologias EAD)
Público-alvo: Estudantes e professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Atividade: Numa Era, denominada de Era da Internet das coisa "IoT", em que estamos a assistir a uma verdadeira revolução no paradigma dos nossos dia a dia, com a digitalização, mobilidade inteligente e monitorização constante, novos paradigmas energéticos estão a ser requeridos. Nesta palestra será abordado o futuro próximo em que a produção de energia estará ao nosso redor e seremos nanoredes energéticas. Conceitos como utilização e vantagens dos nanomateriais para otimização de produção de energia e armazenamento de energia serão abordados. Será também quando possível apresentar demonstradores desta produção de energia.
Duração: 50-60 minutos
Docente: André Pereira
Público-alvo: Estudantes e professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Atividade: A Física tem vindo a revelar um papel fundamental na nossa sociedade no que diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias. Especialmente nas últimas décadas com o advento da nanotecnologia. Este desenvolvimento ocorreu desde de processadores, memorias, sensores, etc. levando a nossa nova revolução que é da Internet das coisas. Nesta palestra serão abordados vários exemplos de descobertas cientificas da Fisica que hoje em dia são usuais. Será também quando possível apresentar demonstradores de forma a ser uma palestra interativa.
Duração: 50-60 minutos
Docente: André Pereira
Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário
Atividade: Algumas propriedades quânticas dos materiais são tão surpreendentes como inesperadas. Nesta palestra se falará de supercondutores que funcionam a temperaturas invulgares; materiais extremamente finos, com a espessura de um único átomo; e excelentes isolantes elétricos que transportam a corrente elétrica de forma excelente.
Duração: 45 minutos
Docente: Eduardo Castro
Público-alvo: Estudantes do Ensino Secundário
Atividade: Algumas propriedades quânticas dos materiais são tão surpreendentes como inesperadas. Nesta palestra falar-se-à de supercondutores que funcionam a temperaturas invulgares; materiais extremamente finos, com a espessura de um único átomo; e excelentes isolantes elétricos que transportam a corrente elétrica de forma excelente.
Duração: 45 minutos
Docente: Eduardo Castro
Público-alvo: 9º, 10º e 11º anos
Atividade: Visita a fenómenos óticos na atmosfera. O papel crucial da atmosfera como interface entre o Homem e o Cosmos. A Terra vista do Espaço. Porque é que o céu é azul? Porque é que as nuvens são brancas? Porque é que o Sol é vermelho no nascer e no ocaso? O arco-íris ou a ponte entre a poesia e a ciência. Padrões de luz em torno do Sol e da Lua. Raios crepusculares. A sombra da Terra. Auroras. Fenómenos elétricos na atmosfera. Miragens. O Raio Verde e a história bonita do romance de Júlio Verne.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos
Público-alvo: 9.º, 10.º e 11.º anos
Atividade: O que é Energia. As duas formas básicas da Energia: a Energia do movimento (Energia Cinética) e a Energia das interações (Energia Potencial). A Energia e as leis da Física. Transformações entre estas duas formas de Energia. A importância central destas transformações na evolução do Universo. Fotossíntese: um exemplo notável de transformação energética. Energia armazenada no Planeta Terra. Qual a sua origem? A utilização destas reservas de Energia. A Energia e o problema das alterações climáticas e da evolução sustentada da Civilização. Algumas reflexões.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos
Público-alvo: 9.º, 10.º e 11.º anos
Atividade: O que se entende por sustentabilidade e o que envolve nas suas componentes energética, ambiental e social. Sustentabilidade social e sustentabilidade planetária. Os três elementos cruciais da sustentabilidade planetária: energia, água, alimentos. Situação atual e a necessidade de construção de um novo paradigma. O conceito de limites planetários estabelecido em 2009. O fator crucial da sustentabilidade social. O que significa e o que daí deriva de consequências para o futuro. A bifurcação com que a Humanidade se confronta. O conceito de Casa Comum da Humanidade. Reflexões.
Duração: 50 minutos
Docente: José Luís Santos
Público-alvo: Estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário
Atividade: A descoberta nos últimos anos de centenas de planetas, de outros mundos no Universo, mostrou-nos que os sistemas planetários são comuns. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais. Mais ainda, a deteção de novos planetas cada vez mais parecidos com a nossa Terra abre enormes perspetivas de um dia podermos responder de forma positiva à pergunta "haverá vida noutros locais do Universo?". Nesta palestra vamos abordar o tema da procura de planetas em torno de outras estrelas, os chamados planetas extrassolares. Os princípios físicos mais usados pelos astrofísicos para detetar estes objetos serão descritos de forma simples. Vamos perceber como é que os astrofísicos "brincam" com a luz que nos chega das estrelas para detetar e caracterizar planetas distantes. Alguns exemplos dos resultados das pesquisas mais recentes serão igualmente mostrados. Finalmente, abordaremos o futuro deste excitante tema científico bem como a participação de Portugal nesta conquista, que em muito se assemelha à epopeia das descobertas nos séculos XV e XVI: será que iremos também encontrar outros habitantes numa outra "praia" da nossa Galáxia?
Duração: 45-60 minutos
Docente: Nuno Santos
Público-alvo: 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (adaptável a outros públicos-alvo)
Atividade: Ao estudarmos a estrutura e composição dos asteroides e dos meteoritos estamos a aprender sobre a formação não só da Terra, como de todo o Sistema Solar.
Nesta palestra abordaremos, entre outros, os seguintes tópicos: o que são asteroides e onde se situam; os “Near-Earth Objects (NEOs)” e os “Near-Earth Asteroids (NEAs)”; os “Asteroides Potencialmente Perigosos”; impactos de asteroides com a Terra; o evento de Tunguska; a perfuração da cratera Chicxulub e a extinção em massa dos dinossauros - evidências científicas; o meteoro de Chelyabinsk; a missão Dawn e os asteroides Vesta e Ceres; a missão Hayabusa2 (JAXA) e a recolha e retorno à Terra de amostras do asteroide Ryugu; a missão OSIRIS-REX (NASA) e o asteroide Bennu; o “Dia do Asteroide” em Portugal e no Mundo.
Duração: 50 minutos
Docente: Teresa Seixas
Público-alvo: 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (adaptável a outros públicos-alvo)
Atividade: Cada vez mais a humanidade está dependente de tecnologia espacial como suporte e apoio à vida na Terra. Estamos a lançar objetos para o espaço mais do que nunca! Desde o lançamento do primeiro satélite pela União Soviética, em 1957, o Stputnik, milhares de veículos espaciais / satélites / objetos espaciais têm sido lançados para o espaço, com um aumento dramático nos últimos anos. Nesta palestra apresentaremos o desafio técnico e económico para evitar colisões com o lixo espacial, assim como as diretrizes de mitigação de lixos espaciais das Nações Unidas. Abordaremos também a questão: “Fim das missões: o que fazer de seguida?” e a gestão das reentradas de lixo orbital versus a sustentabilidade do uso do espaço.
Duração: 45-50 minutos
Docente: Teresa Seixas
Público-alvo: Professores do 3.º ciclo do Ensino Básico, do Ensino Secundário e Ensino Superior
Atividade: Apresentaremos uma prática pedagógica de aprendizagem ativa em ambiente cooperativo, com recurso a quadros brancos, desenvolvida em diferentes unidades curriculares de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Analisaremos também o uso continuado da metodologia em diferentes unidades curriculares de Física. Em simultâneo, discutiremos a consciencialização dos procedimentos a seguir para um maior envolvimento dos estudantes nos assuntos lecionados, bem como para a melhoria da sua aprendizagem e, consequentemente, para o seu sucesso académico.
Duração: 45-50 minutos
Docente: Teresa Seixas
Mais informações:
Serviço de Imagem, Comunicação e Cooperação | FCUP
Tel.: 220 402 009
E-mail: sicc@fc.up.pt
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