Official Code: | 6026 |
Acronym: | M:CC |
Description: | The Master’s in Computer Science provides high quality, advanced training to professionals and investigators of a range of specialisations with the field of Computer Science |
The purpose of this course is to provide students with:
The main objective of this course has is to induce among the students critical thinking about social and ethical questions raised by the use of computers and the Internet. Another objective concerns informing the students of legislation relevant to their future profession. A final outcome is the improvement of their capacities of oral and written communication.
Esta UC é dedicada ao desenho de algoritmos para problemas computacionais, e como raciocinar de forma clara sobre a sua correção e tempo de execução. O principal objectivo é dotar os alunos das ferramentas intelectuais necessárias para que sejam capazes de desenhar a analisar os seus próprios algoritmos para problemas que precisem de resolver no futuro.
Proporcionar conhecimentos para a análise e processamento digital de sinais estocásticos, abordando de uma forma global a modelação, a estimação espectral e a filtragem óptima e adaptativa.
Dotar os estudantes do conhecimento teórico e prático dos modelos de computação orientados para arquiteturas paralelas e distribuídas. Será dada ênfase ao desenvolvimento de competências de programação para memória distribuída com o MPI, programação em memória partilhada com processos, threads e OpenMP, e programação para arquiteturas GPU. Expor os alunos a temas de investigação recente nesta área.
A criptografia evoluiu nas últimas décadas, de um mais ou menos obscuro ramo do conhecimento usado essencialmente por militares e espiões, para uma componente essencial das comunicações e escrita de software. Com a virtualização de um grande conjunto de actividades, foi necessário usar a criptografia para assegurar todo um conjunto de propriedades e garantias que as correspondentes transacções presenciais podiam assegurar de outra forma. Hoje, a criptografia desempenha por isso um papel essencial tanto nos protocolos da Internet como nos restantes sistemas de comunicações digitais.
Pretende-se assim:
1. Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança em geral.
2. Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
3. Estudo de alguns algoritmos criptográficos, suas aplicações e possíveis ataques.
Esta disciplina tem como objetivos principais fazer uma introdução às principais metodologias de data mining, e também fornecer conhecimentos sobre programação para a análise de dados usando a linguagem R.
Pretende-se que os estudantes adquiram:
a) conhecimentos sobre a recolha organizada de informação
b) técnicas e modelos estatísticos comummente usados no tratamento de dados do âmbito da Ciência e da Engenharia, e saibam aplicá-los adequadamente em R/SPSS
c) capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas e modelos estatísticos aprendidos a problemas concretos
d) espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos por aplicação das técnicas e modelos estatísticos aprendidos.
Estudo de modelos formais sintácticos e semânticos de linguagens de programação, de forma a compreender os mecanismos envolvidos na definição, desenho e implementação de linguagens de programação.
Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os alunos aos documentos estruturados baseados no formalismo XML (eXtended Markup Language) e ao seu processamento.
Os objetivos específicos incluem o conhecimento dos conceitos e normas básicas deste formalismo, bem como as linguagens linguagens associadas às várias facetas do processamento de documentos, como: tipificação, formatação gráfica, transformação e semântica. Será também abordada a manipulação de dados em formato XML a partir de programas e a sua utilização na implementação de serviços Web destinados à comunicação entre sistemas informáticos heterogéneos.
Disciplina introdutória aos processos estocásticos. Pretende-se apresentar um conjunto de ferramentas para a descrição e análise de processos estocásticos em áreas diversificadas, como processamento de sinal, teoria da informação, ambiente, economia e finanças, biologia e medicina. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua aplicação em áreas interdisciplinares utilizando dados simulados ou reais.
Compreenção dos princípios fundamentais do funcionamento das redes de comunicações móveis, focando: os aspectos tecnológicos mais relevantes; as redes de comunicações móveis de 2ª, 3ª e 4ª geração; e os principais serviços em redes de comunicações móveis.
Possibilitar aos alunos uma introdução aos problemas fundamentais no desenho e na implementação de sistemas distribuídos. Ao
completarem esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
(a) explicar o que é um sistema distribuído e quais as vantagens e propriedades desejáveis de tais sistemas;
(b) descrever os princípios subjacentes ao funcionamento de sistemas distribuídos, os problemas e desafios
associados, e avaliar a eficácia e limitações das suas soluções;
(c) construir sistemas funcionais utilizando mecanismos de comunicação como sockets, RMI e Serviços Web.
Introduzir os conceitos fundamentais sobre sistemas embebidos e fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações para estas plataformas.
Apresentar aos alunos as capacidades e limitações destes sistemas e a razão da sua disseminação e utilização em variados ambientes.
Introduzir os alunos ao desenvolvimento nestas plataformas, potenciando o trabalho de equipa e a organização da mesma.
O objectivo da disciplina de Teoria da Informação é expor conceitos fundamentais relacionados com teoria da informação e as suas aplicações em sistemas e redes de comunicações e ciência de computadores.
Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais da visão computacional, nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Será também feita uma introdução aos vários campos aplicacionais da visão computacional.
O estudante deverá ser capaz de:
- reconhecer diferentes problemas resolúveis através da utilização das técnicas de data mining abordadas e especificadas nos conteúdos.
- identificar e especificar tarefas de data mining idênticas às abordadas
- obter e pré-processar dados para os algoritmos e as tarefas abordados
- compreender e utilizar algoritmos de data mining
- obter, interpretar, avaliar e utilizar modelos de data mining.
- implementar alguns dos algoritmos e propor alterações para os melhorar
Fornecer aos alunos fundamentos teóricos e técnicas práticas de implementação de linguagens de programação declarativas.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Aprender conceitos avançados de Bases de Dados, que passem pela inclusão da utilização de bases de dados relacionais em ambiente de linguagens de programação genéricas. Os alunos aprendem com especial ênfase as "Application Programming Interfaces" APIs em linguagem C de sistemas de gestão de bases de dados como o MySQL. Desenvolvem capacidade de aumentar tais sistemas através de módulos escritos em C.
Aprendem-se ainda conceitos de bases de dados espaciais, estudando-se o módulo PostGIS. Aprende-se SQL com extensões espaciais.
Aprendem-se conceitos de Data Warehousing e operadores avançados de agregação.
O objetivo da disciplina é o de aprofundar alguns tópicos selecionados das redes de dados. Os assuntos vão de redes sem fios, mobilidade, tecnologias nos operadores a alguns propostas de investigação. A exposição teórica é complementada com trabalhos laboratoriais nos temas abordados, de modo ao estudante consolidar a teoria apreendida com a sua aplicação.
Esta UC é dedicada ao desenho de algoritmos para problemas computacionais, e como raciocinar de forma clara sobre a sua correção e tempo de execução. O principal objectivo é dotar os alunos das ferramentas intelectuais necessárias para que sejam capazes de desenhar a analisar os seus próprios algoritmos para problemas que precisem de resolver no futuro.
Proporcionar conhecimentos para a análise e processamento digital de sinais estocásticos, abordando de uma forma global a modelação, a estimação espectral e a filtragem óptima e adaptativa.
Dotar os estudantes do conhecimento teórico e prático dos modelos de computação orientados para arquiteturas paralelas e distribuídas. Será dada ênfase ao desenvolvimento de competências de programação para memória distribuída com o MPI, programação em memória partilhada com processos, threads e OpenMP, e programação para arquiteturas GPU. Expor os alunos a temas de investigação recente nesta área.
A criptografia evoluiu nas últimas décadas, de um mais ou menos obscuro ramo do conhecimento usado essencialmente por militares e espiões, para uma componente essencial das comunicações e escrita de software. Com a virtualização de um grande conjunto de actividades, foi necessário usar a criptografia para assegurar todo um conjunto de propriedades e garantias que as correspondentes transacções presenciais podiam assegurar de outra forma. Hoje, a criptografia desempenha por isso um papel essencial tanto nos protocolos da Internet como nos restantes sistemas de comunicações digitais.
Pretende-se assim:
1. Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança em geral.
2. Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
3. Estudo de alguns algoritmos criptográficos, suas aplicações e possíveis ataques.
Esta disciplina tem como objetivos principais fazer uma introdução às principais metodologias de data mining, e também fornecer conhecimentos sobre programação para a análise de dados usando a linguagem R.
Pretende-se que os estudantes adquiram:
a) conhecimentos sobre a recolha organizada de informação
b) técnicas e modelos estatísticos comummente usados no tratamento de dados do âmbito da Ciência e da Engenharia, e saibam aplicá-los adequadamente em R/SPSS
c) capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas e modelos estatísticos aprendidos a problemas concretos
d) espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos por aplicação das técnicas e modelos estatísticos aprendidos.
Estudo de modelos formais sintácticos e semânticos de linguagens de programação, de forma a compreender os mecanismos envolvidos na definição, desenho e implementação de linguagens de programação.
Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os alunos aos documentos estruturados baseados no formalismo XML (eXtended Markup Language) e ao seu processamento.
Os objetivos específicos incluem o conhecimento dos conceitos e normas básicas deste formalismo, bem como as linguagens linguagens associadas às várias facetas do processamento de documentos, como: tipificação, formatação gráfica, transformação e semântica. Será também abordada a manipulação de dados em formato XML a partir de programas e a sua utilização na implementação de serviços Web destinados à comunicação entre sistemas informáticos heterogéneos.
Disciplina introdutória aos processos estocásticos. Pretende-se apresentar um conjunto de ferramentas para a descrição e análise de processos estocásticos em áreas diversificadas, como processamento de sinal, teoria da informação, ambiente, economia e finanças, biologia e medicina. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua aplicação em áreas interdisciplinares utilizando dados simulados ou reais.
Compreenção dos princípios fundamentais do funcionamento das redes de comunicações móveis, focando: os aspectos tecnológicos mais relevantes; as redes de comunicações móveis de 2ª, 3ª e 4ª geração; e os principais serviços em redes de comunicações móveis.
Possibilitar aos alunos uma introdução aos problemas fundamentais no desenho e na implementação de sistemas distribuídos. Ao
completarem esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
(a) explicar o que é um sistema distribuído e quais as vantagens e propriedades desejáveis de tais sistemas;
(b) descrever os princípios subjacentes ao funcionamento de sistemas distribuídos, os problemas e desafios
associados, e avaliar a eficácia e limitações das suas soluções;
(c) construir sistemas funcionais utilizando mecanismos de comunicação como sockets, RMI e Serviços Web.
Introduzir os conceitos fundamentais sobre sistemas embebidos e fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações para estas plataformas.
Apresentar aos alunos as capacidades e limitações destes sistemas e a razão da sua disseminação e utilização em variados ambientes.
Introduzir os alunos ao desenvolvimento nestas plataformas, potenciando o trabalho de equipa e a organização da mesma.
O objectivo da disciplina de Teoria da Informação é expor conceitos fundamentais relacionados com teoria da informação e as suas aplicações em sistemas e redes de comunicações e ciência de computadores.
Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais da visão computacional, nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Será também feita uma introdução aos vários campos aplicacionais da visão computacional.
O estudante deverá ser capaz de:
- reconhecer diferentes problemas resolúveis através da utilização das técnicas de data mining abordadas e especificadas nos conteúdos.
- identificar e especificar tarefas de data mining idênticas às abordadas
- obter e pré-processar dados para os algoritmos e as tarefas abordados
- compreender e utilizar algoritmos de data mining
- obter, interpretar, avaliar e utilizar modelos de data mining.
- implementar alguns dos algoritmos e propor alterações para os melhorar
Fornecer aos alunos fundamentos teóricos e técnicas práticas de implementação de linguagens de programação declarativas.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Aprender conceitos avançados de Bases de Dados, que passem pela inclusão da utilização de bases de dados relacionais em ambiente de linguagens de programação genéricas. Os alunos aprendem com especial ênfase as "Application Programming Interfaces" APIs em linguagem C de sistemas de gestão de bases de dados como o MySQL. Desenvolvem capacidade de aumentar tais sistemas através de módulos escritos em C.
Aprendem-se ainda conceitos de bases de dados espaciais, estudando-se o módulo PostGIS. Aprende-se SQL com extensões espaciais.
Aprendem-se conceitos de Data Warehousing e operadores avançados de agregação.
O objetivo da disciplina é o de aprofundar alguns tópicos selecionados das redes de dados. Os assuntos vão de redes sem fios, mobilidade, tecnologias nos operadores a alguns propostas de investigação. A exposição teórica é complementada com trabalhos laboratoriais nos temas abordados, de modo ao estudante consolidar a teoria apreendida com a sua aplicação.
Esta UC é dedicada ao desenho de algoritmos para problemas computacionais, e como raciocinar de forma clara sobre a sua correção e tempo de execução. O principal objectivo é dotar os alunos das ferramentas intelectuais necessárias para que sejam capazes de desenhar a analisar os seus próprios algoritmos para problemas que precisem de resolver no futuro.
Proporcionar conhecimentos para a análise e processamento digital de sinais estocásticos, abordando de uma forma global a modelação, a estimação espectral e a filtragem óptima e adaptativa.
Dotar os estudantes do conhecimento teórico e prático dos modelos de computação orientados para arquiteturas paralelas e distribuídas. Será dada ênfase ao desenvolvimento de competências de programação para memória distribuída com o MPI, programação em memória partilhada com processos, threads e OpenMP, e programação para arquiteturas GPU. Expor os alunos a temas de investigação recente nesta área.
A criptografia evoluiu nas últimas décadas, de um mais ou menos obscuro ramo do conhecimento usado essencialmente por militares e espiões, para uma componente essencial das comunicações e escrita de software. Com a virtualização de um grande conjunto de actividades, foi necessário usar a criptografia para assegurar todo um conjunto de propriedades e garantias que as correspondentes transacções presenciais podiam assegurar de outra forma. Hoje, a criptografia desempenha por isso um papel essencial tanto nos protocolos da Internet como nos restantes sistemas de comunicações digitais.
Pretende-se assim:
1. Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança em geral.
2. Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
3. Estudo de alguns algoritmos criptográficos, suas aplicações e possíveis ataques.
Esta disciplina tem como objetivos principais fazer uma introdução às principais metodologias de data mining, e também fornecer conhecimentos sobre programação para a análise de dados usando a linguagem R.
Pretende-se que os estudantes adquiram:
a) conhecimentos sobre a recolha organizada de informação
b) técnicas e modelos estatísticos comummente usados no tratamento de dados do âmbito da Ciência e da Engenharia, e saibam aplicá-los adequadamente em R/SPSS
c) capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas e modelos estatísticos aprendidos a problemas concretos
d) espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos por aplicação das técnicas e modelos estatísticos aprendidos.
Estudo de modelos formais sintácticos e semânticos de linguagens de programação, de forma a compreender os mecanismos envolvidos na definição, desenho e implementação de linguagens de programação.
Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os alunos aos documentos estruturados baseados no formalismo XML (eXtended Markup Language) e ao seu processamento.
Os objetivos específicos incluem o conhecimento dos conceitos e normas básicas deste formalismo, bem como as linguagens linguagens associadas às várias facetas do processamento de documentos, como: tipificação, formatação gráfica, transformação e semântica. Será também abordada a manipulação de dados em formato XML a partir de programas e a sua utilização na implementação de serviços Web destinados à comunicação entre sistemas informáticos heterogéneos.
Disciplina introdutória aos processos estocásticos. Pretende-se apresentar um conjunto de ferramentas para a descrição e análise de processos estocásticos em áreas diversificadas, como processamento de sinal, teoria da informação, ambiente, economia e finanças, biologia e medicina. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua aplicação em áreas interdisciplinares utilizando dados simulados ou reais.
Compreenção dos princípios fundamentais do funcionamento das redes de comunicações móveis, focando: os aspectos tecnológicos mais relevantes; as redes de comunicações móveis de 2ª, 3ª e 4ª geração; e os principais serviços em redes de comunicações móveis.
Possibilitar aos alunos uma introdução aos problemas fundamentais no desenho e na implementação de sistemas distribuídos. Ao
completarem esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
(a) explicar o que é um sistema distribuído e quais as vantagens e propriedades desejáveis de tais sistemas;
(b) descrever os princípios subjacentes ao funcionamento de sistemas distribuídos, os problemas e desafios
associados, e avaliar a eficácia e limitações das suas soluções;
(c) construir sistemas funcionais utilizando mecanismos de comunicação como sockets, RMI e Serviços Web.
Introduzir os conceitos fundamentais sobre sistemas embebidos e fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações para estas plataformas.
Apresentar aos alunos as capacidades e limitações destes sistemas e a razão da sua disseminação e utilização em variados ambientes.
Introduzir os alunos ao desenvolvimento nestas plataformas, potenciando o trabalho de equipa e a organização da mesma.
O objectivo da disciplina de Teoria da Informação é expor conceitos fundamentais relacionados com teoria da informação e as suas aplicações em sistemas e redes de comunicações e ciência de computadores.
Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais da visão computacional, nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Será também feita uma introdução aos vários campos aplicacionais da visão computacional.
O estudante deverá ser capaz de:
- reconhecer diferentes problemas resolúveis através da utilização das técnicas de data mining abordadas e especificadas nos conteúdos.
- identificar e especificar tarefas de data mining idênticas às abordadas
- obter e pré-processar dados para os algoritmos e as tarefas abordados
- compreender e utilizar algoritmos de data mining
- obter, interpretar, avaliar e utilizar modelos de data mining.
- implementar alguns dos algoritmos e propor alterações para os melhorar
Fornecer aos alunos fundamentos teóricos e técnicas práticas de implementação de linguagens de programação declarativas.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Aprender conceitos avançados de Bases de Dados, que passem pela inclusão da utilização de bases de dados relacionais em ambiente de linguagens de programação genéricas. Os alunos aprendem com especial ênfase as "Application Programming Interfaces" APIs em linguagem C de sistemas de gestão de bases de dados como o MySQL. Desenvolvem capacidade de aumentar tais sistemas através de módulos escritos em C.
Aprendem-se ainda conceitos de bases de dados espaciais, estudando-se o módulo PostGIS. Aprende-se SQL com extensões espaciais.
Aprendem-se conceitos de Data Warehousing e operadores avançados de agregação.
O objetivo da disciplina é o de aprofundar alguns tópicos selecionados das redes de dados. Os assuntos vão de redes sem fios, mobilidade, tecnologias nos operadores a alguns propostas de investigação. A exposição teórica é complementada com trabalhos laboratoriais nos temas abordados, de modo ao estudante consolidar a teoria apreendida com a sua aplicação.
Esta UC é dedicada ao desenho de algoritmos para problemas computacionais, e como raciocinar de forma clara sobre a sua correção e tempo de execução. O principal objectivo é dotar os alunos das ferramentas intelectuais necessárias para que sejam capazes de desenhar a analisar os seus próprios algoritmos para problemas que precisem de resolver no futuro.
Proporcionar conhecimentos para a análise e processamento digital de sinais estocásticos, abordando de uma forma global a modelação, a estimação espectral e a filtragem óptima e adaptativa.
Dotar os estudantes do conhecimento teórico e prático dos modelos de computação orientados para arquiteturas paralelas e distribuídas. Será dada ênfase ao desenvolvimento de competências de programação para memória distribuída com o MPI, programação em memória partilhada com processos, threads e OpenMP, e programação para arquiteturas GPU. Expor os alunos a temas de investigação recente nesta área.
A criptografia evoluiu nas últimas décadas, de um mais ou menos obscuro ramo do conhecimento usado essencialmente por militares e espiões, para uma componente essencial das comunicações e escrita de software. Com a virtualização de um grande conjunto de actividades, foi necessário usar a criptografia para assegurar todo um conjunto de propriedades e garantias que as correspondentes transacções presenciais podiam assegurar de outra forma. Hoje, a criptografia desempenha por isso um papel essencial tanto nos protocolos da Internet como nos restantes sistemas de comunicações digitais.
Pretende-se assim:
1. Introduzir a problemática da segurança das redes e sistemas informáticos assim como o problema da segurança em geral.
2. Apresentar um conjunto suficientemente expressivo de protocolos criptográficos que permitam geralmente transcrever as actividades sociais do mundo físico para o suporte digital.
3. Estudo de alguns algoritmos criptográficos, suas aplicações e possíveis ataques.
Esta disciplina tem como objetivos principais fazer uma introdução às principais metodologias de data mining, e também fornecer conhecimentos sobre programação para a análise de dados usando a linguagem R.
Pretende-se que os estudantes adquiram:
a) conhecimentos sobre a recolha organizada de informação
b) técnicas e modelos estatísticos comummente usados no tratamento de dados do âmbito da Ciência e da Engenharia, e saibam aplicá-los adequadamente em R/SPSS
c) capacidade para saber escolher e aplicar as técnicas e modelos estatísticos aprendidos a problemas concretos
d) espírito crítico e capacidade de interpretação dos resultados obtidos por aplicação das técnicas e modelos estatísticos aprendidos.
Estudo de modelos formais sintácticos e semânticos de linguagens de programação, de forma a compreender os mecanismos envolvidos na definição, desenho e implementação de linguagens de programação.
Esta unidade curricular tem por objetivo geral introduzir os alunos aos documentos estruturados baseados no formalismo XML (eXtended Markup Language) e ao seu processamento.
Os objetivos específicos incluem o conhecimento dos conceitos e normas básicas deste formalismo, bem como as linguagens linguagens associadas às várias facetas do processamento de documentos, como: tipificação, formatação gráfica, transformação e semântica. Será também abordada a manipulação de dados em formato XML a partir de programas e a sua utilização na implementação de serviços Web destinados à comunicação entre sistemas informáticos heterogéneos.
Disciplina introdutória aos processos estocásticos. Pretende-se apresentar um conjunto de ferramentas para a descrição e análise de processos estocásticos em áreas diversificadas, como processamento de sinal, teoria da informação, ambiente, economia e finanças, biologia e medicina. A orientação da disciplina privilegia a compreensão dos conceitos e métodos e a sua aplicação em áreas interdisciplinares utilizando dados simulados ou reais.
Compreenção dos princípios fundamentais do funcionamento das redes de comunicações móveis, focando: os aspectos tecnológicos mais relevantes; as redes de comunicações móveis de 2ª, 3ª e 4ª geração; e os principais serviços em redes de comunicações móveis.
Possibilitar aos alunos uma introdução aos problemas fundamentais no desenho e na implementação de sistemas distribuídos. Ao
completarem esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
(a) explicar o que é um sistema distribuído e quais as vantagens e propriedades desejáveis de tais sistemas;
(b) descrever os princípios subjacentes ao funcionamento de sistemas distribuídos, os problemas e desafios
associados, e avaliar a eficácia e limitações das suas soluções;
(c) construir sistemas funcionais utilizando mecanismos de comunicação como sockets, RMI e Serviços Web.
Introduzir os conceitos fundamentais sobre sistemas embebidos e fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento de aplicações para estas plataformas.
Apresentar aos alunos as capacidades e limitações destes sistemas e a razão da sua disseminação e utilização em variados ambientes.
Introduzir os alunos ao desenvolvimento nestas plataformas, potenciando o trabalho de equipa e a organização da mesma.
O objectivo da disciplina de Teoria da Informação é expor conceitos fundamentais relacionados com teoria da informação e as suas aplicações em sistemas e redes de comunicações e ciência de computadores.
Esta disciplina introduz os alunos aos conceitos gerais da visão computacional, nomeadamente a tecnologia de captação de imagens, técnicas básicas de processamento de imagem e vídeo e reconhecimento de padrões. Será também feita uma introdução aos vários campos aplicacionais da visão computacional.
O estudante deverá ser capaz de:
- reconhecer diferentes problemas resolúveis através da utilização das técnicas de data mining abordadas e especificadas nos conteúdos.
- identificar e especificar tarefas de data mining idênticas às abordadas
- obter e pré-processar dados para os algoritmos e as tarefas abordados
- compreender e utilizar algoritmos de data mining
- obter, interpretar, avaliar e utilizar modelos de data mining.
- implementar alguns dos algoritmos e propor alterações para os melhorar
Fornecer aos alunos fundamentos teóricos e técnicas práticas de implementação de linguagens de programação declarativas.
Introduzir os conceitos e métodos fundamentais de classificação supervisionada e não supervisionada.
Aprender conceitos avançados de Bases de Dados, que passem pela inclusão da utilização de bases de dados relacionais em ambiente de linguagens de programação genéricas. Os alunos aprendem com especial ênfase as "Application Programming Interfaces" APIs em linguagem C de sistemas de gestão de bases de dados como o MySQL. Desenvolvem capacidade de aumentar tais sistemas através de módulos escritos em C.
Aprendem-se ainda conceitos de bases de dados espaciais, estudando-se o módulo PostGIS. Aprende-se SQL com extensões espaciais.
Aprendem-se conceitos de Data Warehousing e operadores avançados de agregação.
O objetivo da disciplina é o de aprofundar alguns tópicos selecionados das redes de dados. Os assuntos vão de redes sem fios, mobilidade, tecnologias nos operadores a alguns propostas de investigação. A exposição teórica é complementada com trabalhos laboratoriais nos temas abordados, de modo ao estudante consolidar a teoria apreendida com a sua aplicação.