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Programas de intervenção em alimentação-nutrição

Código: MNCSP1202     Sigla: PRIANU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Nutrição

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MNCSP 16 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: maioritariamente em Português, excecionalmente alguns convidados usarão o inglês

Objetivos

Os objetivos desta UC são:

  1. Proporcionar as bases teóricas para a compreensão dos princípios de promoção da saúde e intervenções comunitárias
  2. Permitir que os estudantes contribuam efetivamente para o planeamento, implementação e avaliação de intervenções comunitárias em alimentação e nutrição.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do módulo, os estudantes serão capazes de:

  • Descrever e comparar as teorias para mudança comportamental;
  • Identificar os principais elementos de intervenções bem sucedidas;
  • Aplicar os seus conhecimentos para avaliação crítica de planos de intervenção alimentar e nutricional;
  • Ser competente no planeamento (incluindo implementação e avaliação) de intervenções comunitárias eficazes em alimentos e nutrição

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Rever os principais conceitos e princípios de prevenção e promoção da saúde e intervenções comunitárias

  2. Teorias da mudança comportamental

  3. Promoção de mudanças na alimentação e atividade física para o público em geral e em subgrupos específicos

  4. Elementos-chave de intervenções bem sucedidas baseadas na alimentação e nutrição a nível europeu e mundial

  5. Planeamento, implementação e avaliação de intervenções comunitárias em alimentos e nutrição

Bibliografia Obrigatória

Hawkes C. ; Promoting healthy diets through nutrition education and changes in the food environment: an international review of actions and their effectiveness. , FAO, 2013
McNulty J.; Challenges and issues in nutrition education. , FAO, 2013

Observações Bibliográficas

Nnakwe, NE. Community nutrition: planning health promotion and disease prevention. Sudbury, Massachusetts: Jones and Bartlett Publishers; 2009.

Oshaug A. Planning & managing community nutrition work: manual for personnel involved in community nutrition. Copenhagen: World Health Organization, Regional Office for Europe; Oslo: International Nutrition Section, WHO Collaborating Center, Nordic School of Nutrition, University of Oslo, 1992.

Gibney M.J., Margetts B.M., Kearney J.M. and Arab L. Public Health Nutrition. The Nutrition Society, 2004.

Muriel J. Harris. Evaluating Public and Community Health Programs, 2sd Edition, 2017. Jonh Wiley and Sons (Ed.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Palestras e estudos orientados preparam os estudantes para a aprendizagem ativa através da participação em seminários, trabalhos individuais e em grupo.

Participação obrigatória nas aulas. Será solicitada uma proposta final individual de intervenção comunitária e relatórios escritos ou orais em grupo.

Relatórios orais e escritos de pesquisa em grupo com base numa revisão de literatura ou trabalho de campo. O trabalho em grupo será apresentado a todos os estudantes para discussão. Relatório escrito individual final de uma proposta de intervenção sobre alimentação e nutrição; a apresentação oral e discussão de tal proposta também será solicitada.

A média ponderada de todas as partes compõe a pontuação final: 60% relatório final individual e 40% relatórios de trabalho em grupo. 9,5 será considerada como nota mínima no relatório individual e na nota final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 38,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

De acordo com as regras vigentes na FCNAUP

Fórmula de cálculo da classificação final

A média ponderada de todas as partes compõe a pontuação final: 60% relatório final individual e 40% relatórios de trabalho em grupo. 9,5 será considerada como nota mínima no relatório individual e na nota final.
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