O project BacAllFree tem como principal objetivo produzir e testar o desempenho de superfícies poliméricas inspiradas em plantas, com uma variedade de macro/micro/nanoestruturas, na prevenção da deposição de bactérias e alergénios em contexto alimentar.
As principais tarefas deste projeto são:
(1) produzir superficies biomiméticas poliméricas usando folhas de plantas e caracterizar essas superficies quanto à sua topografia, química e físico-química;
(2) avaliar o efeito da formação de filmes condicionantes nas propriedades das superficies biomiméticas;
(3) realizar ensaios microbiológicos de adesão e retenção nas superfícies biomiméticas previamente condicionadas;
(4) testar o impato da limpeza das superfícies biomiméticas na remoção de alergénios;
(5) efetuar ensaios robustos de formação de biofilme e limpeza nas superfícies biomiméticas com melhor performance nas tarefas anteriores.
Este projeto irá trazer conhecimento fundamental sobre as interações bactéria-superfície, alergénio-superfície, e bactéria-bactéria, constituindo um passo importante na direção da aplicação industrial de superficies biomiméticas em zonas críticas das linhas de processamento onde os biofilmes são um problema. Espera-se que esta abordagem possa, a longo prazo, contribuir para o aumento da segurança alimentar e diminuição do impato ambiental associado aos processos de limpeza e desinfeção da indústria alimentar. |