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Desenho III

Código: D212     Sigla: DD

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Desenho e Geometria
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 59 Licenciatura em Design de Comunicação 2 - 4,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Relacionar a actividade projectual e a dinâmica processual
Desenvolver metodologias de investigação projectual.
Reconhecer e trabalhar as diferentes fases do desenvolvimento projectual nas suas múltiplas conexões e inter relações.
Trabalhar as acções e dinâmicas processuais.
Desenvolver conhecimentos de análise das imagens do desenho.
Adequar e explorar os meios, suportes e instrumentos.

Programa

O desenho como prática instrumental: processo e projecto
1. Funções e tarefas
Faseamento do projecto: concepção, formalização, ilustração
Clarificação da terminologia, meios e modos utilizados nas diferentes fases
Análise de diferentes estratégias. O ?caderno de apontamentos?.
O desenho corruptor. Linearidade e desvio, disciplina e indisciplina.
Estudo de acções processuais: procurar, analisar, anular, errar, confundir, variar, desviar, seleccionar, avançar, descobrir.
Estudo de dinâmicas processuais: montagem, enfatismo/exclusão, construção/desconstrução, transparência, sobreposição, decisão/indecisão.

2. Teste: exploração, divagação e comprovação
Suportado na ?aplicação/resolução? de uma situação concreta (?encomenda?, projecto pessoal), como meio ou como fim.
Da ideia às simulações finais. Os espaços de permeio.
O desenho como instrumento do seu saber

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 204 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
102 Horas de Contacto Semestral (HCS), distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes ?HTS? (102h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos.
Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina e assiduidade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano lectivo seguinte.
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