Métodos de Investigação
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Métodos de Investigação pretende dotar os alunos das capacidades e conhecimentos estruturais associados a práticas de investigação, revertendo em particular a favor da realização da sua dissertação de mestrado.
Programa
A disciplina de Métodos de Investigação define-se como um forum de reflexão sobre paradigmas emergentes de investigação na área das Artes e do Design. Constata-se que muitos desses paradigmas se encontram em formação e não reuniram ainda um consenso junto de uma comunidade internacional, permitindo deste modo um campo alargado de possibilidades de reflexão e acção. Assim sendo, a presente disciplina irá identificar, testar e adoptar métodos de investigação que revertam a favor dos projectos dos alunos, bem como modelos de investigação que possam ser adoptados por terceiros em projectos futuros.
A identificação de paradigmas metodológicos associados ao campo das Artes e do Design não poderá acontecer sem um conhecimento abrangente do leque de metodologias associadas às diversas áreas científicas e de investigação (ciências exactas; ciências sociais; ciências aplicadas; humanísticas; etc.). Neste sentido, a disciplina abrirá a possibilidade de construção de abordagens metodológicas híbridas, como formas eficazes de resposta à complexidade dos próprios universos a investigar.
Em simultâneo, os alunos serão informados das normas e questões práticas de elaboração de documentos de investigação: estruturas, formatos, referências, bibliografias, notas, capítulos, etc.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrerão mediante a aplicação de três grandes estratégias cientifico-pedagógicas distintas,
articuladas entre si:
1 - Análise e articulação de paradigmas metodológicos de áreas distintas do conhecimento (ciências exactas; ciências sociais; humanidades):
a] mediante acesso a material de formação e a fontes específicas;
b] por visita de investigadores provenientes de áreas científicas e humanísticas;
c] por execução de breves projectos de carácter prático.
2 - Definição de metodologias específicas das artes e design, e sua aplicação em projectos individuais próprios:
a] por colocação semanal de tema de reflexão, geralmente potenciado pela leitura de um texto;
b] por realização de mesas redondas de debate sobre o referido tema;
c] por aplicação monitorizada de metodologias híbridas provenientes de outras áreas;
d] por identificação e desenvolvimento de trabalhos em áreas de investigação do interesse do aluno, e elaboração de ante-projecto de dissertação.
3 - Elaboração de documento comum, testemunho do trabalho desenvolvido, e contributo cientifico-pedagógico para a investigação em arte/design/comunicação visual:
a] mediante trabalho individual de anotação, documentação e representação,
conducente a...
b] ...trabalho de síntese, em grupo, conducente a...
c] ...execução e divulgação do documento.
A partilha de conhecimento será transversal e não hierárquica. A quantidade de informação relevante ditará que os participantes na disciplina assumam não só o papel de informadores mútuos, mas também um papel de filtragem contínua e recíproca. Os professores presentes serão, acima de tudo, moderadores e condutores de um processo de aprendizagem individual, simultaneamente apoiado em investigação própria e em partilha de experiências.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final