Interacção
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Interacção dedica-se ao estudo das interfaces e do design da interacção com sistemas digitais.
Programa
A unidade curricular de Interacção será desenvolvida em módulos sequenciais, sendo dedicado espaço de exposição teórica, reflexão, discussão e desenvolvimento de exercícios teóricos e teórico-práticos dentro de cada módulo:
— Sistemas de padrões para o design da interacção;
— Utilização de sistemas interactivos;
— Organização do conteúdo: arquitectura da informação;
— Navegação;
— Composição e layout;
— Acções e comandos;
— Visualização de informação complexa;
— Input;
Bibliografia Obrigatória
Buurman, Gerhard M.; Total Interaction: Theory and Practice of a New Paradigm for the Design Disciplines, Birkhäuser, 2005. ISBN: 978-3-7643-7076-3
Hallnäs, Lars; Redström, Johan; Interaction Design: Foundations, Experiments, Department of Computer Science and Engineering, 2006. ISBN: 91-631-8554-7
Tidwell, Jenifer; Designing Interfaces. Patterns for Effective Interaction Design., O'Reilly, 2005. ISBN: 0-596-00803-1
van Duyne, Douglas K.; Landay, James A.; Hong, Jason I.; The Design of Sites: Patterns for Creating Winning Web Sites, Prentice Hall, 2007. ISBN: 0-13-134555-9
Cooper, Alan; Reimann, Robert; Cronin, David; About Face 3: The Essentials Of Interaction Design, Wiley Publishing, 2007. ISBN: 978-0-470-08411-3
Bibliografia Complementar
Raskin, Jef; The Humane Interface: New Directions For Designing Interactive Systems, ACM Press, 2000. ISBN: 0-2-1-37937-6
Alexander, Christopher; Notes on The Synthesis of Form, Harvard University Press, 1971. ISBN: 0-674-62751-2
Alexander, Christopher; Ishikawa, Sara; Silverstein, Murray; Jacobson, Max; Fiksdahl-King, Ingrid; Angel, Shlomo; A Pattern Language. Towns, Buildings, Construction, Oxford University Press, 1977. ISBN: 0-19-501919-9
Bolter, Jay David; Grusin, Richard; Remediation. Understanding new media., MIT Press, 2002. ISBN: 0-262-52279-9
Bolter, Jay David; Gromala, Diane; Windows and Mirrors, MIT Press, 2003. ISBN: 0-262-02545-0
Borchers, Jan; A Pattern Approach to Interaction Design, Wiley, 2001. ISBN: 0-471-49828-9
Greenfield, Adam; Everyware, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-38401-6
Krug, Steve; Don't Make Me Think! A Common Sense Approach to Web Usability, New Riders, 2006. ISBN: 0-321-34475-8
Norman, Donald A.; Things That Make Us Smart: Defending Human Attributes in The Age of The Machine , Basic Books, 1993. ISBN: 0-201-62695-0
Norman, Donald A.; The Invisible Computer., The MIT Press, 1998. ISBN: 0-262-64041-4
Tufte, Edward R.; Envisioning Information, Graphic Press, 2003. ISBN: 0-9613921-1-8
Tufte, Edward R.; The Visual Display Quantitative Information, Graphic Press, 2006. ISBN: 0-9613921-4-2
Tufte, Edward R.; Visual Explanations: Images and Quantities, Evidence and Narrative, Graphic Press, 2005. ISBN: 0-9613921-2-6
Tufte, Edward R.; Beautiful Evidence, Graphic Press, 2006. ISBN: 0-9613921-7-7
Wardrip-Fruin, Noah; Nick Montfort; The New Media Reader, MIT Press, 2003. ISBN: 0-262-23227-8
Thatcher, Jim; Burks, Michael R.; Heilmann, Christian; Henry, Shawn Lawton; Kirkpatrick, Andrew; Lauke, Patrick H.; Lawson, Bruce; Regan, Bob; Rutter, Richard; Urban, Mark; Waddell, Cynthia D.; Web Accessibility: Web Standards and Regulatory Compliance, Friends of ED, 2006. ISBN: 978-1-59059-638-8
Norman, Donald A.; Emotional Design: Why We Love (Or Hate) Everyday Things, Basic Books, 2004. ISBN: 0-465-05136-7
Negroponte, Nicholas; Being Digital, Vintage Books, 1996. ISBN: 0-679-43919-6
Norman, Donald A.; The Design Of Future Things, Basic Books, 2007. ISBN: 0-465-00227-7
Zielinski, Siegfried; Deep Time Of The Media: Toward an Archaeology of Hearing and Seeing by Technical Means, The MIT Press, 2006. ISBN: 0-262-24049-1
Tomas, David; Beyond the Image Machine: A History of Visual Technologies, Continuum, 2004. ISBN: 0-8264-6273-1
Winograd, Terry; Bringing Design to Software, 978-0-201-85491-6, 1999. ISBN: ACM Press
Winograd, Terry; Flores, Fernando; Understanding Computers and Cognition: A New Foundation for Design, Ablex Publishing Corporation, 1990. ISBN: 0-89391-050-3
Thackara, John; In The Bubble: Designing In a Complex World, The MIT Press, 2005. ISBN: 0-262-70115-4
McLuhan Marshall;
Understanding media. ISBN: 0-262-63159-8
Galloway, Alexander R.; Gaming: Essays on Algorithmic Culture, University of Minnesota Press, 2006. ISBN: 978-0-8166-4851-1
Shannon, Claude E.; Weaver, Warren; The Mathematical Theory of Communication, University of Illinois Press, 1998 (1949). ISBN: 0-252-72548-4
Alexander, Christopher; The Timeless Way of Building, Oxford University Press, 1979. ISBN: 0-19-502402-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ao longo da unidade curricular serão discutidos diversos paradigmas do design da interacção, em contextos de aplicações, sistemas operativos, páginas e aplicações web, dispositivos portáteis e outros.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
28,00 |
|
|
Trabalho individual |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
2008-05-19 |
Trabalho em grupo |
Trabalho escrito |
10,00 |
|
2008-06-02 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|