Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > DV102

Dispositivos Visuais

Código: DV102     Sigla: DV

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Design
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 3 Plano oficial de 2007 1 - 6 -
MDI 15 Plano Oficial 2006 1 - 6 -
MDTI 0 Plano Oficial 2007 1 - 6 -
ME 0 Plano oficial 2007 1 - 6 -
MEA 0 Plano Oficial 1 - 6 -
MPTD 0 Plano oficial 2007 1 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Dispositivos Visuais pretende aprofundar conhecimentos teóricos e práticos que se relacionem com a produção de imagem fixa e imagem movimento. O conteúdo estruturante que caracteriza a disciplina divide-se entre a exploração do suporte tecnológico, inseparável à captação de imagens, e os métodos de investigação, experimentação e reflexão utilizados na construção de projectos específicos, mantendo sempre a imagem como principal elemento da comunicação.

Programa

As aulas decorrerão em módulos sequenciais, tendo em conta que as exposições teóricas corresponderão ao início da aula, e um modelo de carácter mais prático desenvolvido na sua segunda parte.

- Contextualização Histórica dos Dispositivos Visuais
- Taxinomia e Funcionamento dos Dispositivos Visuais
- Imagem Tempo vs. Imagem Movimento
- Exposição de Projectos Sustentados por Aparatos Visuais
- Registo e Captação de Imagem Fixa
- Registo Real vs. Registo Encenado
- Possibilidades da Manipulação
- Produção vs. Reprodução
- Finalização de Projectos
- Suportes de Apresentação

Bibliografia Obrigatória

ADES, Dawn; Fotomontaje, Gustavo Gili, 2002
AMAR, Pierre-Jean; História da Fotografia, Edições 70, 2001
BAQUÉ, Dominique; La Photographie Plasticienne, Un Art Paradoxal, Regard, 1998
BARTHES, Roland; A Câmara Clara, Edições 70, 1981
BAUDRILLARD, Jean; A Sociedade de Consumo, Edições 70, 1995
BAURET, Gabriel; Fotografia - História, Estilos, Tendências e Aplicações, Edições 70, 2000
BENJAMIN, Walter; Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Relógio D'Água, 1992
BERGER, John; Sobre o Olhar, Gustavo Gili, 2003
BEY, Hakim; Zona Autónoma Temporária, Frenesi, 2000
BOURDIEU, Pierre; Un Arte Medio, Gustavo Gili, 2003
BURNETT, Ron; How Images Think, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2005
CARTIER-BRESSON, Henri; O Imaginário Segundo a Natureza, Gustavo Gili, 2004
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
CRIMP, Douglas; On the Musem?s Ruins, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 1993
DELEUZE, Gilles ; Conversações, Fim de Século, 2003
DELEUZE, Gilles ; A Imagem-Movimento, Assírio e Alvim, 2004
DELEUZE, Gilles; A Imagem-Tempo - Cinema II, Assírio e Alvim, 2006
DUBOIS, Philippe; O Acto Fotográfico, Vega, 1992
FLUSSER, Vilém; Ensaio Sobre a Fotografia - Para uma Filosofia da Técnica, Relógio D?Água, 1998
FOSTER, Hal; The Return Of The Real, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 1996
FRADE, Pedro Miguel; Figuras do Espanto - A Fotografia Antes da Sua Cultura, Edições Asa, 1992
FREUND, Gisèle; Fotografia E Sociedade, Vega, 1989
JEFFREY, Ian; Photography - A Concise History, Thames & Hudson, 2003
JOLY, Martin; A Introdução à Análise da Imagem, Edições 70, 2001
KRAUSS, Rosalind; O Fotográfico, Gustavo Gili, 2002
LEVIN, Thomas Y. / FROHNE, Ursula / WEIBEL, Peter; Ctrl Space, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology / ZKM - Center for Art and Media, 2002
LUNENFELD, Peter; Snap To Grid: A User?s Guide to Digital Arts, Media, and Cultures, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2001
MANOVICH, Lev; The Language Of New Media, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2001
McLUHAN, Marshall; Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem, Cultrix, 1971
MEDEIROS, Margarida; Fotografia e Narcisismo - O Auto-Retrato Contemporâneo, Assírio & Alvim, 2000
SONTAG, Susan; Sobre la Fotografia, Edhasa, 1996
TISSERON, Serge; El Misterio de la Cámara Lúcida - Fotografía e Inconsciente, Universidad de Salamanca, 2000
WELLS, Liz; The Photography Reader, Dom Quixote, 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Pretende-se que os discentes desenvolvam projectos de comunicação visual, contextualizados por um fundo teórico e histórico a que os mesmos se reportem, funcionando como resposta aos enunciados das propostas a apresentar ao longo do funcionamento da disciplina. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências que se esperam eficazes e inovadoras. Os discentes deverão corresponder com uma apresentação pública dos projectos onde será encorajado a participação de todos.

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual, bem como a quantidade e qualidade dos recursos teóricos que cada discente utilizar no seu plano de trabalho, entendido este como global, ao longo do semestre. Frequência das aulas
Serão avaliados os pontos de discussão sobre os próprios projectos numa perspectiva valorizadora da metodologia, e dos seus processos, e não só o produto final. Frequência das aulas
Será analisada e avaliada a capacidade de comunicabilidade do discente com o seu projecto, grupo de trabalho e o público em geral, desenvolvendo desta forma um discurso próprio e também hábitos de reflexão em conjunto. Frequência das aulas
Será analisada e avaliada a possibilidade de combinação curricular para que parte dos projectos obtenham um carácter interdisciplinar, numa tentativa de desenvolver e diversificar novas formas de representação. Frequência das aulas
Serão avaliadas as escolhas formuladas pelos discentes relativamente à adequação dos meios técnicos seleccionados para o desenvolvimento do seu plano de trabalho. Frequência das aulas
Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade do discente, face aos grupos de trabalho, aos projectos e ao seu normal decurso, bem como ao cumprimento das datas limite previamente estabelecidas que com eles se relacionam. Frequência das aulas
Total: 0,00

Obtenção de frequência

--

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão apreciados todos os projectos a desenvolver durante o semestre, numa avaliação dividida entre a articulação de conceitos (fundamento teórico) e a materialização do projecto (domínio técnico).

O docente avaliará também a assiduidade, a curiosidade científica e tecnológica, a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada, a participação e o envolvimento dos discentes em actividades lectivas, dentro e fora do contexto da aula.

Provas e trabalhos especiais

--

Avaliação especial (TE, DA, ...)

--

Melhoria de classificação

--

Observações

--
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-08 às 22:24:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias