Dispositivos Visuais
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina de Dispositivos Visuais pretende aprofundar conhecimentos teóricos e práticos que se relacionem com a produção de imagem fixa e imagem movimento. O conteúdo estruturante que caracteriza a disciplina divide-se entre a exploração do suporte tecnológico, inseparável à captação de imagens, e os métodos de investigação, experimentação e reflexão utilizados na construção de projectos específicos, mantendo sempre a imagem como principal elemento da comunicação.
Programa
As aulas decorrerão em módulos sequenciais, tendo em conta que as exposições teóricas corresponderão ao início da aula, e um modelo de carácter mais prático desenvolvido na sua segunda parte.
- Contextualização Histórica dos Dispositivos Visuais
- Taxinomia e Funcionamento dos Dispositivos Visuais
- Imagem Tempo vs. Imagem Movimento
- Exposição de Projectos Sustentados por Aparatos Visuais
- Registo e Captação de Imagem Fixa
- Registo Real vs. Registo Encenado
- Possibilidades da Manipulação
- Produção vs. Reprodução
- Finalização de Projectos
- Suportes de Apresentação
Bibliografia Obrigatória
ADES, Dawn; Fotomontaje, Gustavo Gili, 2002
AMAR, Pierre-Jean; História da Fotografia, Edições 70, 2001
BAQUÉ, Dominique; La Photographie Plasticienne, Un Art Paradoxal, Regard, 1998
BARTHES, Roland; A Câmara Clara, Edições 70, 1981
BAUDRILLARD, Jean; A Sociedade de Consumo, Edições 70, 1995
BAURET, Gabriel; Fotografia - História, Estilos, Tendências e Aplicações, Edições 70, 2000
BENJAMIN, Walter; Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, Relógio D'Água, 1992
BERGER, John; Sobre o Olhar, Gustavo Gili, 2003
BEY, Hakim; Zona Autónoma Temporária, Frenesi, 2000
BOURDIEU, Pierre; Un Arte Medio, Gustavo Gili, 2003
BURNETT, Ron; How Images Think, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2005
CARTIER-BRESSON, Henri; O Imaginário Segundo a Natureza, Gustavo Gili, 2004
COTTON, Charlotte; The Photograph as Contemporary Art, Thames & Hudson, 2004
CRIMP, Douglas; On the Musem?s Ruins, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 1993
DELEUZE, Gilles ; Conversações, Fim de Século, 2003
DELEUZE, Gilles ; A Imagem-Movimento, Assírio e Alvim, 2004
DELEUZE, Gilles; A Imagem-Tempo - Cinema II, Assírio e Alvim, 2006
DUBOIS, Philippe; O Acto Fotográfico, Vega, 1992
FLUSSER, Vilém; Ensaio Sobre a Fotografia - Para uma Filosofia da Técnica, Relógio D?Água, 1998
FOSTER, Hal; The Return Of The Real, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 1996
FRADE, Pedro Miguel; Figuras do Espanto - A Fotografia Antes da Sua Cultura, Edições Asa, 1992
FREUND, Gisèle; Fotografia E Sociedade, Vega, 1989
JEFFREY, Ian; Photography - A Concise History, Thames & Hudson, 2003
JOLY, Martin; A Introdução à Análise da Imagem, Edições 70, 2001
KRAUSS, Rosalind; O Fotográfico, Gustavo Gili, 2002
LEVIN, Thomas Y. / FROHNE, Ursula / WEIBEL, Peter; Ctrl Space, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology / ZKM - Center for Art and Media, 2002
LUNENFELD, Peter; Snap To Grid: A User?s Guide to Digital Arts, Media, and Cultures, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2001
MANOVICH, Lev; The Language Of New Media, MIT Press - Massachusetts Institute of Technology, 2001
McLUHAN, Marshall; Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem, Cultrix, 1971
MEDEIROS, Margarida; Fotografia e Narcisismo - O Auto-Retrato Contemporâneo, Assírio & Alvim, 2000
SONTAG, Susan; Sobre la Fotografia, Edhasa, 1996
TISSERON, Serge; El Misterio de la Cámara Lúcida - Fotografía e Inconsciente, Universidad de Salamanca, 2000
WELLS, Liz; The Photography Reader, Dom Quixote, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Pretende-se que os discentes desenvolvam projectos de comunicação visual, contextualizados por um fundo teórico e histórico a que os mesmos se reportem, funcionando como resposta aos enunciados das propostas a apresentar ao longo do funcionamento da disciplina. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências que se esperam eficazes e inovadoras. Os discentes deverão corresponder com uma apresentação pública dos projectos onde será encorajado a participação de todos.
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Será avaliada a componente conceptual, capacidade de realização projectual, bem como a quantidade e qualidade dos recursos teóricos que cada discente utilizar no seu plano de trabalho, entendido este como global, ao longo do semestre. |
Frequência das aulas |
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Serão avaliados os pontos de discussão sobre os próprios projectos numa perspectiva valorizadora da metodologia, e dos seus processos, e não só o produto final. |
Frequência das aulas |
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Será analisada e avaliada a capacidade de comunicabilidade do discente com o seu projecto, grupo de trabalho e o público em geral, desenvolvendo desta forma um discurso próprio e também hábitos de reflexão em conjunto. |
Frequência das aulas |
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Será analisada e avaliada a possibilidade de combinação curricular para que parte dos projectos obtenham um carácter interdisciplinar, numa tentativa de desenvolver e diversificar novas formas de representação. |
Frequência das aulas |
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Serão avaliadas as escolhas formuladas pelos discentes relativamente à adequação dos meios técnicos seleccionados para o desenvolvimento do seu plano de trabalho. |
Frequência das aulas |
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Será avaliada a assiduidade, integridade e responsabilidade do discente, face aos grupos de trabalho, aos projectos e ao seu normal decurso, bem como ao cumprimento das datas limite previamente estabelecidas que com eles se relacionam. |
Frequência das aulas |
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Total: |
0,00 |
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Obtenção de frequência
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Fórmula de cálculo da classificação final
Serão apreciados todos os projectos a desenvolver durante o semestre, numa avaliação dividida entre a articulação de conceitos (fundamento teórico) e a materialização do projecto (domínio técnico).
O docente avaliará também a assiduidade, a curiosidade científica e tecnológica, a utilização de conceitos e linguagem técnica apropriada, a participação e o envolvimento dos discentes em actividades lectivas, dentro e fora do contexto da aula.
Provas e trabalhos especiais
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Avaliação especial (TE, DA, ...)
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Melhoria de classificação
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Observações
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