Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TCC106

Teoria e Critica da Comunicação

Código: TCC106     Sigla: TCC

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 0 Plano oficial de 2007 1 - 7,5 -
MDGPE 1 Plano oficial DGPE 2008 1 - 7,5 -
MDI 0 Plano Oficial 2006 1 - 7,5 -
MDTI 0 Plano Oficial 2007 1 - 7,5 -
ME 0 Plano oficial 2007 1 - 7,5 -
MEA 12 Plano Oficial 1 - 7,5 -
MPTD 0 Plano oficial 2007 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Situar e estudar alguns dos mais significativos problemas que a Comunicação coloca à Arte (e dum modo geral à Cultura), nesta nossa Era em que ela é determinante em todos os processos culturais, procurando configurar e circunscrever cada um desses problemas, analisar "respostas" e "soluções" para eles apresentadas, e conhecer e discutir os pensadores que mais directamente os trataram.
2. Eleger alguns aspectos (idealmente correspondendo a aspectos interessando os alunos, ou mesmo eleitos por eles) mais concretos dentro deste campo problemático da Comunicação e investigá-los um pouco mais detalhadamente, de modo a permitir articular o particular desses aspectos com o geral desse campo, fazendo sentir a complexidade dessa articulação.

Programa

Elementos modais da comunicação

1. Primordiais
1.1. Percepção e Participação.
1.2. Linguagem e Leitura.
1.3. Ritual e Representação.
1.4. Forma e Função.

2. Transitivos
2.1. Educabilidade (pela Arte).
2.2. Comunicabilidade (da Arte).

3. Condensantes
3.1. Cinematográfico.
3.2. Holográfico.




BIBLIOGRAFIA

T.W.ADORNO/M.HORKHEIMER: Dialéctica do esclarecimento; Ed. Jorge Zahar (Brasil).
R.BARTHES: O neutro; Ed. Martins Fontes (Brasil).
Z.BAUMAN: Modernidade e ambivalência; Ed.Relógio d'Água.
P.BRETON: A utopia da comunicação; Ed. Instituto Piaget.
M.CERTEAU: A invenção do cotidiano, 1.Artes do fazer; Ed. Vozes (Brasil).
G.DELEUZE/F.GUATTARI: Mil planaltos. Capitalismo e esquizofrenia,2; Ed. Assírio e Alvim.
E.T.HALL: A dimensão oculta; Ed. Relógio d'Água.
E.T.HALL: A dança da vida; Ed. Relógio d'Água.
D.HARVEY: Condição pós-moderna; Ed. Loyola (Brasil).
A.MATTELART: A invenção da comunicação; Ed. Piaget.
A.MATTELART: História das teorias da comunicação; Ed. Campo das Letras.
M.PERNIOLA: A estética do século XX; Ed. Estampa.
P.VIRILIO: A velocidade de libertação; Ed. Relógio d'Água.
J.P.WARNIER: A mundialização da cultura; Ed. Notícias.
P.WATZLAWICK (e outros): Pragmática da comunicação humana; Ed. Cultrix (Brasil).

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação, conversa e debate em torno de temas previamente estabelecidos, e para os quais são referidos elementos vários (textos, casos, exemplos,...) permitindo uma preparação prévia de todos os participantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Estudo especializado de um dos 8 temas do Programa, com a finalidade de ser apresentado e debatido numa aula. Participação e colaboração nas pesquisas e conversas envolvendo os restantes 7 temas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduidade, participação, apreciação dos trabalhos realizados.

Observações

ATENDIMENTO: nas 2ªfeiras, das 14h às 16h, no gabinete das Ciências da Arte (sala 11 do pavilhão sul).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 15:29:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias