Teoria e Critica da Comunicação
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Situar e estudar alguns dos mais significativos problemas que a Comunicação coloca à Arte (e dum modo geral à Cultura), nesta nossa Era em que ela é determinante em todos os processos culturais, procurando configurar e circunscrever cada um desses problemas, analisar "respostas" e "soluções" para eles apresentadas, e conhecer e discutir os pensadores que mais directamente os trataram.
2. Eleger alguns aspectos (idealmente correspondendo a aspectos interessando os alunos, ou mesmo eleitos por eles) mais concretos dentro deste campo problemático da Comunicação e investigá-los um pouco mais detalhadamente, de modo a permitir articular o particular desses aspectos com o geral desse campo, fazendo sentir a complexidade dessa articulação.
Programa
Elementos modais da comunicação
1. Primordiais
1.1. Percepção e Participação.
1.2. Linguagem e Leitura.
1.3. Ritual e Representação.
1.4. Forma e Função.
2. Transitivos
2.1. Educabilidade (pela Arte).
2.2. Comunicabilidade (da Arte).
3. Condensantes
3.1. Cinematográfico.
3.2. Holográfico.
BIBLIOGRAFIA
T.W.ADORNO/M.HORKHEIMER: Dialéctica do esclarecimento; Ed. Jorge Zahar (Brasil).
R.BARTHES: O neutro; Ed. Martins Fontes (Brasil).
Z.BAUMAN: Modernidade e ambivalência; Ed.Relógio d'Água.
P.BRETON: A utopia da comunicação; Ed. Instituto Piaget.
M.CERTEAU: A invenção do cotidiano, 1.Artes do fazer; Ed. Vozes (Brasil).
G.DELEUZE/F.GUATTARI: Mil planaltos. Capitalismo e esquizofrenia,2; Ed. Assírio e Alvim.
E.T.HALL: A dimensão oculta; Ed. Relógio d'Água.
E.T.HALL: A dança da vida; Ed. Relógio d'Água.
D.HARVEY: Condição pós-moderna; Ed. Loyola (Brasil).
A.MATTELART: A invenção da comunicação; Ed. Piaget.
A.MATTELART: História das teorias da comunicação; Ed. Campo das Letras.
M.PERNIOLA: A estética do século XX; Ed. Estampa.
P.VIRILIO: A velocidade de libertação; Ed. Relógio d'Água.
J.P.WARNIER: A mundialização da cultura; Ed. Notícias.
P.WATZLAWICK (e outros): Pragmática da comunicação humana; Ed. Cultrix (Brasil).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação, conversa e debate em torno de temas previamente estabelecidos, e para os quais são referidos elementos vários (textos, casos, exemplos,...) permitindo uma preparação prévia de todos os participantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Estudo especializado de um dos 8 temas do Programa, com a finalidade de ser apresentado e debatido numa aula. Participação e colaboração nas pesquisas e conversas envolvendo os restantes 7 temas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade, participação, apreciação dos trabalhos realizados.
Observações
ATENDIMENTO: nas 2ªfeiras, das 14h às 16h, no gabinete das Ciências da Arte (sala 11 do pavilhão sul).