Teoria e Critica da Comunicação
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Situar e estudar alguns dos mais significativos problemas que a Comunicação coloca à Arte (e dum modo geral à Cultura), nesta nossa Era em que ela é determinante em todos os processos culturais, procurando configurar e circunscrever cada um desses problemas, analisar "respostas" e "soluções" para eles apresentadas, e conhecer e discutir os pensadores que mais directamente os trataram.
2. Eleger alguns aspectos (idealmente correspondendo a aspectos interessando os alunos, ou mesmo eleitos por eles) mais concretos dentro deste campo problemático da Comunicação e investigá-los um pouco mais detalhadamente, de modo a permitir articular o particular desses aspectos com o geral desse campo, fazendo sentir a complexidade dessa articulação.
Programa
1. Exercitar a atenção às questões da comunicação através do estudo de alguns dos seus mais intrigantes problemas:
1.1. As fronteiras entre os campos, géneros e meios de comunicação.
1.2. A necessidade e a (in)comunicabilidade da Arte.
1.3. As possibilidades de saída do "mundo desencantado".
1.4. A ambivalência do Acontecimento entre a realidade e a ficção.
1.5. A hipótese (W. Benjamin) do empobrecimento da experiência.
1.6. A (in)consistência mental e os seus auxiliares materiais.
2. Tratamento de alguns aspectos particulares e sua articulação com os problemas gerais da comunicação:
2.1. O conceito de Sociedade do Espectáculo.
2.2. Uma outra Arte.
(Espaços alternativos para a Arte.
Teatro Pobre.)
2.3. A Arte e a Comunicação.
(A Arte e o Design.
A (in)comunicabilidade da Arte.
Direitos de autor.)
2.4. O texto e a Imagem. Na Arte e na Comunicação.
2.5. O som. O som e a Arte, o som e a imagem.
2.6. Fotografia. Cinema. Audiovisual.
(Fotojornalismo.)
2.7. Habitar e viver.
(Artes da rua.
Marcas e estilos de vida.)
2.8. Design de interacção.
BIBLIOGRAFIA
T.W.ADORNO: Sobre a indústria da cultura; Ed.Angelus Novus.
T.W.ADORNO: Experiência e criação artística; Edições 70.
M.AUGÉ: A guerra dos sonhos; Ed.Celta.
R.BARTHES: Mitologias; Edições 70.
R.BARTHES: O óbvio e o obtuso; Edições 70.
R.BARTHES: Câmara clara; Edições 70.
G.BATESON: Metadiálogos; Ed.Gradiva.
J.BAUDRILLARD: O espírito do terrorismo; Ed.Campo das letras.
Z.BAUMAN: Modernidade e ambivalência; Ed.Relógio d'Água.
W.BENJAMIN: Sobre arte, técnica, linguagem e política; Ed.Relógio d'Água.
W.BENJAMIN: Histórias e contos; Ed.Teorema.
J.BERGER: Modos de ver; Edições 70.
I.CALVINO: Seis propostas para o próximo milénio; Ed.Teorema.
M.CERTEAU: A invenção do cotidiano, 1.Artes do fazer; Ed. Vozes (Brasil).
M.CHION: Músicas, media e tecnologia; Ed.Piaget.
G.DEBORD: Comentários sobre a sociedade do espectáculo; Ed.Mobilis in mobile.
P.DUBOIS: O acto fotográfico; Ed.Vega.
J.DUBUFFET: Asfixiante cultura; Ed.Fim de Século.
G.DURAND: A imaginação simbólica; Edições 70.
M.FOUCAULT: A ordem do discurso; Ed.Relógio d'Água.
M.FOUCAULT: O que é um autor?; Ed.Vega.
M.FOUCAULT: Isto não é um cachimbo; Ed.Paz e Terra (Brasil).
G.FREUND: Fotografia e sociedade; Ed.Vega.
E.GALEANO: O livro dos abraços; Ed.L & PM (Brasil).
E.GEADA (antologia de): Estéticas do cinema; Ed.Dom Quixote.
J.GROTOWSKI: Para um teatro pobre; Ed.Forja.
N.KLEIN: No logo. O poder das marcas; Ed.Relógio d'Água.
A.G.MACEDO (antologia de): Género, identidade e desejo; Ed.Cotovia.
J.MACHADO PAIS: Traços e riscos de vida; Ed.Ambar.
A.MANGUEL: Uma História da leitura; Ed.Presença.
M.MERLEAU-PONTY: O olho e o espírito; Ed.Vega.
B.MUNARI: Artista e designer; Edições 70.
M.PERNIOLA: Do sentir; Ed.Presença.
T.ROSZAK: A contra-cultura; Ed.Vozes (Brasil).
J.TANIZAKI: O elogio da sombra; Ed.Relógio d'Água.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação, conversa e debate em torno de temas previamente estabelecidos, e para os quais são referidos elementos vários (textos, casos, exemplos,...) permitindo uma preparação prévia de todos os participantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Dois trabalhos escritos, correspondendo a cada uma das duas partes do Programa. O segundo trabalho, de carácter mais pessoal, deve ser objecto duma apresentação e debate oral na e com a turma antes da sua versão final, escrita.
Fórmula de cálculo da classificação final
Assiduidade, participação, apreciação dos trabalhos escritos.