Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CCA104

Critica Contemporânea da Arte

Código: CCA104     Sigla: CCA

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 0 Plano oficial de 2007 1 - 7,5 -
MDGPE 0 Plano oficial DGPE 2008 1 - 7,5 -
MDI 0 Plano Oficial 2006 1 - 7,5 -
MDTI 0 Plano Oficial 2007 1 - 7,5 -
ME 0 Plano oficial 2007 1 - 7,5 -
MEA 21 Plano Oficial 1 - 7,5 -
MPTD 0 Plano oficial 2007 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo desta disciplina é, na sequencia do anterior Seminario elaborado pelo docente, familiarizar os estudantes com as principais correntes da Teoria e da Crítica de Arte desde a Modernidade até ao Modernismo. Sobretudo apoiando-se, neste semestre, sobre uma releitura da matriz proposta por Kant em A Critica da Faculdade do Juizo (nomeadamente atraves da sua releitura por J. F. Lyotard), procurando entender como esses textos ajudaram a construir a subjectividade Moderna e o processo mental e cultural que designamos por Modernismo, que será estudado através dos seus principais textos críticos.










Programa

A matriz kantiana do Modernismo.
Hipoteses sobre a construçao da subjectividade nos textos do Roamntismo alemao.
Greenberg e Fried.
Modernismo e Modernismos.
O desfazer do Corpo no Modernismo.
A emergencia da carne na arte.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O semestre será leccionado em regime de Seminário, com leitura de textos programáticos, exposição de matéria e momentos de discussão com os estudantes.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Presença regular nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada dos resultados obtidos nas provas e dos restantes elementos de avaliação, como sejam frequência, assiduidade, intervenção activa, apresentação de trabalhos, etc.

Provas e trabalhos especiais

Nos casos em que se justifique os estudantes poderão apresentar trabalhos monográficos de investigação sobre temas do programa.

Observações

Bibliografia

Bibliografia Principal
Almeida, Bernardo Pinto de, O Plano de Imagem, Assírio e Alvim, Lisboa.
Quatro Movimentos da Pele, Campo das Letras, Porto.
Argan, Giulio Carlo, L'Arte Moderno 1770-1970, Sansoni, Firenze.
Argan, G. C., Arte e Crítica de Arte, ed. portuguesa Estampa, Lisboa.
Baudelaire, Charles, Oeuvres Complètes, Vol II, NRF Gallimard, Paris.
Benjamin, Walter, Paris - Capitale du XIXème Siècle, ed Cerf, Paris.
Francastel, Pierre, Études de Sociologie de l'Art, Gallimard, Paris.
Fried, Michael, Le Réalisme de Courbet, ed. Gallimard/NRF, Paris.
Gombrich, Ernst, The Story of Art, Phaidon, Londres.
Gombrich, E., Réflexions sur l'Histoire de l'Art, ed. J. Chambon, Nîmes.
Hauser, Arnold, História Social da Literatura e da Arte, ed. portuguesa Mestre Jou, S. Paulo.
Newhall, Beaumont, The History of Photography, Secker & Warburg, Londres.
Pleynet, Les Modernes et la Tradition, Gallimard, Paris.
Scharf, Aaron, Art and Photography, Penguin, Londres.
Schapiro, Meyer, Style, Artiste et Société, ed. francesa Gallimard, Paris.
Vv.Aa, Concepts of Modern Art, Thames and Hudson, Londres.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 15:30:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias