Estudos de Arte Contemporânea
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Síntese da disciplina
Estudos de Arte Contemporânea é uma disciplina que centra o seu plano de estudos na época contemporânea e nas suas práticas artísticas decorrentes, pelo que se deverá procurar encetar uma reflexão teórico-prática relativa aos principais movimentos e tendências surgidos nesse período.
Nesta perspectiva, uma análise mais ou menos sistemática dos fenómenos artísticos contemporâneos ganhará em ser acompanhada por reflexões concomitantes sobre as teorias que informaram essas correntes de uma densidade programática distintiva.
Programa
Fenómenos tais como o Expressionismo Abstracto, a Arte Cinética, a Pop-art, a Op-art, Fluxus, o Happening, a Performance, a Arte Povera, o Novo-Realismo, o Minimalismo, a Arte Conceptual, a Land-Art, o Hiper-Realismo, os movimentos Pós-conceptuais, Pós-minimalistas, Neo-Expressionistas e, mais geralmente, as problemáticas suscitadas no âmbito da discussão Pós-modernista, não se poderão deveras compreender sem que antes se percebam as suas fundas raízes na arte dos inícios deste século e, em particular, dos movimentos e grupos Dadaísta e Surrealista, na Europa e nos EUA.
Assim, em vez de começar por abordar as obras, mais singulares ou emblemáticas, surgidas depois de 1945 no período do chamado pós-guerra — como as de Jackson Pollock, Mark Rothko, Ad Reinhardt, Barnett Newman, John Cage, Joseph Beuys, Marcel Broadthers, Yves Klein, Andy Warhol ou Gerhard Richter, entre outros, ou os conceitos operatórios propostos por teóricos como Clement Greenberg, Michael Fried ou Arthur C. Danto — creio que é mais produtivo e consequente começar por estabelecer as grandes linhas programáticas que se definiram, a partir de 1917, no contexto da arte europeia, e que haveriam de fundamentar as primeiras.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão dadas no regime de Seminário com intervenção permanente dos estudantes
Tipo de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Por entender que a avaliação deve ter em conta esta compreensão, entendo ser útil encorajar os estudantes a reflectir — através de trabalhos a apresentar nas aulas — sobre algumas destas problemáticas.
Observações
Bibl. geral
Benjamin, Walter, L'Homme, le Langage et la Culture, ed. francesa Denoel-Gonthier, Paris.
Beuys, Kounellis, Kiefer, Cucchi, Bâtissons une Cathédrale, L'Arche, Paris.
Buchloh, Benjamin, Formalisme et Historicité/Autoritarisme et Regression, Territoires, Paris.
Cage, John, A Year From Monday, Calder and Boyars, Londres.
Cage, J., For the Birds, Boyars, Londres.
Calabrese, Omar, A Linguagem da Arte, ed. portuguesa Presença, Lisboa.
Chipp, H.B., Teorias da Arte Moderna, ed. portuguesa Martins Fontes.
Danto, Arthur C. Après la Fin de l'Art, ed. francesa Seuil, Paris.
De Duve, Thierry, Résonances du Readymade, Jacqueline Chambon, Nîmes.
De Duve, T., Nominalisme Pictural, Minuit, Paris.
Gombrich, Ernst, Para uma História Cultural, ed. portuguesa Gradiva, Lisboa.
Greenberg, Clement, Art and Culture, Beacon Press, Boston.
Haar, Michel, L'Oeuvre d'Art-Éssai sur l'Ontologie des Oeuvres, Hatier, Paris.
Harrison, Charles/ Wood, Paul (org), Art in Theory 1900-1990, Blackwell, Oxford, N.Y.
Krauss, Rosalind, L'Originalité de l' Avant-garde et Autres Mythes Modernistes, ed francesa Macula, Paris.
Kuspit Donald, Signs of Psyche in Modern and Post-Modern Art, Cambridge University Press, New York.
Malraux, André, Le Musée Imaginaire, Folio, Paris.
Ramirez, Juan Antonio, Duchamp, Siruela, Madrid.
Read, Herbert, A Concise History of Modern Painting, Thames and Hudson, Londres.
Read,Herbert, A filosofia da arte moderna, ed. portuguesa Ulisseia, Lisboa.
Rose, Barbara, La Peinture Americaine, ed. francesa Skira, Genève.
Rosenberg, Harold, The Tradition of the New, McGraw-Hill, New York.
Rosenkrantz, Karl, Estetica de lo Feo, ed. espanhola Julio Ollero Editor.
Vv.Aa., Clement Greenberg, Les Cahiers du M.N.A.M. nº45-46, Paris.
Vv.Aa., Qu'est-ce que la Sculpture Moderne, ed. Centro Georges Pompidou, Paris.
Wallis, Brian (org.) Art After Modernism-Rethinking Representation, Godine, Boston.