Estudos de Arte Contemporânea
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEA |
8 |
Plano Oficial |
1 |
7,5 |
7,5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os conteúdos programáticos procuram investigar, ao longo do século XX e no Ocidente, o desenvolvimento dos conceitos que estruturam a arte da actualidade.
Identifica-se e analisa-se como artistas específicos e produções individuais exploraram esses mesmos conceitos, localizando-os nos respectivos movimentos, grupos e/ou termos críticos.
Os projectos em análise são incluídos no contexto social e cultural dos seus tempo e espaço, de modo a favorecer uma compreensão aprofundada de cada proposta.
Programa
A abordagem a artistas, obras e vocabulários críticos será transversal e pode não estar rigidamente circunscrita nem a movimentos nem a progressões cronológicas, de modo a favorecer análises comparativas.
No entanto, e atendendo a que as anteriores formações dos discentes são muito diversas, e de áreas do saber alheias às artes, organizaram-se aqui os conteúdos programáticos numa listagem cronológica:
As Primeiras Vanguardas na Transição do Século XIX para o Século XX :
1860/1900
1ª Sessão
Impressionismo, Neo-Impressionismo, Art Nouveau, Pós-Impressionismo, Cloisonismo.
2ª Sessão
Simbolismo, Nabis, Sintetismo, Vienna Secession.
O Inaugurar da Modernidade:
1905/1918
3ª Sessão
Fauvismo, Expressionismo, Die Brücke, Cubismo, Der Blaue Reiter, Sincromismo, Orfismo, Raionismo, Purismo, De Stijl.
4ª Sessão
Futurismo, Suprematismo, Construtivismo, Pittura Metafisica, Vorticismo, Dada.
A Procura de Uma Nova Ordem:
1918/1945
5ª Sessão
Bauhaus, Art Deco, École de Paris, Novecento Italiano, Neue Sachlichkeit.
6ª Sessão
Surrealismo, Arte Concreta, Realismo Social Americano, Realismo Socialista Russo.
Paris-New York e a Criação de Uma Nova Desordem:
1945/1965
7ª Sessão
Art Brut, Art Informel, Expressionismo Abstracto, Letrismo, CoBrA, Beat Art, Arte Cinética.
8ª Sessão
Combines, Nouveau Réalisme, Internacional Situacionista, Assemblage.
9ª Sessão
Arte Pop, Performance Art, Fluxus, Op Art.
Para Além das Vanguardas:
1965-Presente
10ª Sessão
Minimalismo, Arte Conceptual.
11ª Sessão
Body Art, Instalação, Hiper-Realismo, Vídeo Arte, Land Art, Arte Povera.
12ª Sessão
Modernismo/Pós.Modernismo, High-Tech, Transavanguardia, Sound Art, Internet Art.
Bibliografia Principal
ATKINS, Robert, Artspeake. A guide to contemporary ideas, movements and buzzwords. New York, London, Paris: Abbeville Press, 1990.
Artspoke. A guide to modern ideas, movements and buzzwords, 1848-1944. New York, London, Paris: Abbeville Press, 1993.
BENJAMIN, Walter, Illuminations. London: Fontana, 1992.
CHIPP, Herschel B. [ed. lit.], Theories of modern art. A source book by artists and critics. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1968.
DEMPSEY, Amy, Art in the modern era. A guide to styles, schools & movements. 1860 to the present. New York: Harry N. Abrams, Inc., 2002.
DETTERER, Gabriele [ed. lit.], Art recollection. Artist.s interviews and statements in the nineties. s/l.: Danilo Montanari, Exit, Zona Archives Editori, 1997.
FABROZZI, Paul, Artists, critics, context. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2002.
FERRIER, Jean-Louis, LE PINCHON, Yann [ed. lit.], Art on the 20th century. The history of art year by year from 1900 to the present. Painting, sculpture, architecture. Paris: Éditions du Chêne, 1999.
FRASCINA, Francis, HARRIS, Jonathan [ed. lit.], Art in modern culture. An anthology of critical texts. London: Phaidon Press, 1992.
FRASCINA, Francis, HARRIS, Jonathan [ed. lit.], Art in modern culture. An anthology of critical texts. London: Phaidon Press, 1992.
HARRISON, Charles, et al. [ed. lit.], Art in theory. 1900/2000. An anthology of changing ideas. Oxford, Malden: Blackwell Publishers, 2002.
HOPKINS, David, After modern art. 1945-2000. Oxford, New York: Oxford University Press, 2000.
JUDOVITZ, Dalia, Unpacking Duchamp. Art in transit. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of California Press, 1995.
KOKUR, Zoya, LEUNG, Simon [ed. lit.], Theory in contemporary art. From 1985 to the present. Malden, Oxford: Blackwell Publishers, 2004.
KOSTELANETZ, Richard, Dictionary of the avant-gardes. New York: Schirmer Books, 1993.
KORSMEYER, Carolyn [ed. lit.], Aesthetics: the big questions. Oxford, Malden: Blackwell Publishers, 1998.
KRAUSS, Rosalind, et al. [ed. lit.], October. The first decade, 1976/1986. Cambridge, London: The MIT Press, 1987.
October. The second decade, 1986/1996. Cambridge, London: The MIT Press, 1997.
MORA, Gilles, Photo speak. A guide to the ideas, movements, and techniques of photography, 1839 to the present. New York, London, Paris: Abbeville Press, 1998.
NELSON, Robert, SCHIFF, Richard, Critical terms for art history. Chicago: University of Chicago Press, 1996.
ROSE, Gillian, Visual methodologies. London: Sage Publications, 2001.
ROSENBLUM, Naomi, A world history of photography. New York, London, Paris: Abbeville Press, 1984.
STILES, Kristine, SELZ, Peter [ed. lit.], Theories and documents of contemporary art. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1996.
WALLIS, Brian [ed. lit.], Blasted allegories. An anthology by contemporary artists. New York, Cambridge, London: The New Museum of Contemporary Art, The MIT Press, 1995.
WELLS, Liz [ed. lit.], Photography. A critical introduction. New York: Routledge, 1997.
WILLATS, John, Art and representation. New principles in the analysis of pictures. Princeton: Princeton University Press, 1997.
WILSON, Stephen, Information arts. Intersections of art, science and technology. Cambridge, London: The MIT Press, 2002.
WU, Chin-tao, Privatizing culture. Corporate art intervention since the 1980s. London, New York: Verso, 2002.
ZIZEK, Slavoj [et al.] [ed. lit.], Mapping ideology. London, New York: Verso, 1994.
Bibliografia Complementar
BARRETT, Terry, Criticizing art. Understanding the contemporary. Mountain View: Mayfield Publishing Company, 2000.
BIRO, Adam, PASSERON, René [ed. lit.], Dictionaire génerale du surréalisme et de ses environs. Fribourg: Office du Livre, 1982.
BRILLIANT, Richard, Portraiture. London: Reaktion Books, 1991.
BUCK, Louisa, Moving targets 2. A user?s guide to British art now. London: Tate Publishing, 2000.
BUSKIRK, Martha, The contingent object of contemporary art. Cambridge, London: The MIT Press, 2003.
BUSKIRK, Martha, NIXON, Mignon, The Duchamp effect. Essays, interviews, round table. Cambridge, London: The MIT Press, October Magazine, 1996.
COLLINGS, Matthew , Blimey! The London art world from Francis Bacon to Damien Hirst. London: 21 Publishing, 1997.
It hurts. New York art from Warhol to now. London: 21 Publishing, 1998.
CRAWFORD, William, The keepers of light. A history & working guide to early photographic processes. New York: Morgan & Morgan, 1979.
CRIMP, Douglas, On the museum's ruins. Cambridge, London: The MIT Press, 1993.
DEBORD, Guy, La société du spectacle. Paris: Éd. Buchet-Chastel, 1967.
FIEDLER, Jeannine, Photography at the Bauhaus. Cambridge: The MIT Press, 1990.
FOUCAULT, Michel, O que é um autor? s/l.: Vega, 1992.
GRUNDBERG, Andy, Photography and art. Interactions since 1946. New York: Cross River Press, 1987.
GUILBAUT, Serge, How New York stole the idea of modernism. Chicago, London: Chicago University Press, 1983.
HERON, Liz, WILLIAMS, Val [ed. lit.], Illuminations. Women writing on photography from the 1850 to the present. Durham: Duke University Press, 1996.
KAHN, Douglas, Noise, water, meat. A history of sound in the arts. Cambridge: The MIT Press, 2001.
KRAUSS, Rosalind, The originality of the avant-garde and other modernist myths. Cambridge, London: The MIT Press, 1985.
NELMES, Jill [ed. lit.], An introduction to film studies. London, New York: Routledge, 1999.
SQUIERS, Carol [ed. lit.], The critical image. Essays on contemporary photography. Seattle: Bay Press, 1990.
STAFFORD, Barbara Maria, Good looking. Essays on the virtue of images. Cambridge, London: The MIT Press, 1996.
STAM, Robert, Film theory. Oxford: Blackwell, 2000.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A Língua usada na conversação é a Portuguesa, com a possibilidade de resumos introdutórios aos assuntos tratados em Inglês.
A maior parte dos materiais didácticos usam a Língua Inglesa. Os discentes que preferem textos com edições em Francês e/ou Castelhano, devem informar a docente da sua escolha.
Serão indicadas bibliografias específicas e/ou temáticas, conforme o evoluir das unidades programáticas e das necessidades individuais dos discentes.
Os textos e materiais audio-visuais de apoio às actividades lectivas incidem especialmente em registos dos projectos e artistas estudados, e dos críticos que lhes foram contemporâneos.
Toda a documentação escrita será organizada em anexo à aula respectiva, e também num arquivo existente na Reprografia. Os materiais disponíveis serão os textos usados nas aulas e os sumários que os acompanham. Os discentes podem contribuir para este arquivo, apresentando previamente os textos que consideram pertinentes à docente da Cadeira. Cada discente deve consultar a lista de documentos arquivados, existente na Reprografia, escolhendo dali os que pretende fotocopiar.
As aulas serão desenvolvidas com base em métodos euríticos, que motivam o/a discente à descoberta, e à investigação individual, de modo a assegurar um ambiente de discussão e de crítica instrospectiva.
A adaptação de estratégias de ensino, a selecção da documentação (audio-visual e escrita), a evolução dos conteúdos programáticos e as actividades extra-curriculares serão concordantes com as necessidades e especificidades globais e individuais dos discentes.
Pensa-se que um sistema regular de visitas de estudo poderá favorecer a comunicação entre a realidade académica e a comunidade, pelo que os discentes são convidados a inscreverem-se e a participarem nas actidades propostas, bem como a colaborarem com propostas de actividades extra-aula.
As folhas de inscrição para as diferentes actividades extra-lectivas e para-curriculares estarão antecipadamente disponíveis no gabinete da funcionária, ao lado da sala de aula.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Trabalho de investigação, com apresentação oral obrigatória: de 0 (zero) a 16 (dezasseis) valores.
Assiduidade, interesse e participação: de 0 (zero) a 4 (quatro) valores.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Não aplicável.
Observações
Este Programa poderá ser reformulado, de acordo com o evoluir da aprendizagem.
Atendimento aos discentes:
Terça, das 15 às 18 horas. Com marcação obrigatória.
Qualquer assunto pontual poderá ser tratado através de: fatimaseneca@gmail.com