Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CAC105

Conservação da Arte Contemporânea

Código: CAC105     Sigla: CAC

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Grupo de Ciências da Arte
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MADEP 0 Plano oficial de 2007 1 - 7,5 -
MDGPE 0 Plano oficial DGPE 2008 1 - 7,5 -
MDI 0 Plano Oficial 2006 1 - 7,5 -
MDTI 0 Plano Oficial 2007 1 - 7,5 -
ME 0 Plano oficial 2007 1 - 7,5 -
MEA 14 Plano Oficial 1 - 7,5 -
MPTD 0 Plano oficial 2007 1 - 7,5 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Abordar as questões deontológicas e metodológicas levantadas por qualquer actuação no âmbito da conservação da arte contemporânea no contexto geral e na especificidade dos vários tipos de produção artística contemporânea.
Desenvolver um entendimento das estratégias de conservação da arte contemporânea incluindo definição do conceito autoral da obra, a linguagem dos materiais e técnicas, os modelos colaborativos de resolução de problemas de conservação.
Equipar os estudantes com as ferramentas teóricas e práticas indispensáveis ao exercício de funções de conservação de obras de arte contemporânea em museus e instituições afins.

Programa

1 - A arte contemporânea e a tradição da conservação
1 .1- A utilização de materiais e técnicas não convencionais na arte contemporânea
1.2- A tradição da conservação: conservação vs. restauro; raízes históricas da conservação modrna; valores da conservação
1.3- Consequências das alterações de técnicas e materiais nas metodologias de conservação
2 – Novos conceitos de conservação
2.1- Assumir vs. impedir a alteração da obra de arte
2.2- Integridade física e integridade conceptual
3 – Preservar uma experiência
3.1- Varáveis em jogo: materiais/objectos; espaço físico/espaço simbólico; som;luz
3.2- A instalação
3.3- A performance
4 – O papel do artista na preservação da sua obra
4.1- Intencionalidade
4.2- Informação sobre materiais e técnicas
4.3- Sugestões de tratamento
4.4 – Os direitos do artista
5 - A especificidade das obras em suportes tecnológicos
5.1- Gerir a variabilidade
5.2- Estratégias de conservação
6- Estudos de caso

Bibliografia Obrigatória

Ijsbrand Hummelen 340; Modern art. ISBN: 1-904982-02-6
Altshuler Bruce 340; Collecting the new. ISBN: 0-691-11940-6 36.80
Buskirk Martha; The^contingent object of contemporary art. ISBN: 0-262-52442-2
Crow Thomas; The^rise of the sixties. ISBN: 0-8109-2731-4
Clavir Miriam; Preserving what is valued. ISBN: 0-7748-0861-6 32.00

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de análise e discussão de bibliografia previamente indicada.
Visita a exposições.
Palestras com especialistas convidados
Apresentações pelos estudantes
Projecto prático

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Presença no mínimo de 75% das aulas
Apresentações orais dos trabalhos nas aulas
Entrega dos trabalhos escritos

Observações

Textos de apoio:

AIC Code of Ethics, Guidelines of Practice

A little Art, a Little Science, a Little “CSI”. New York: The New York Times, 2006.
http://www.nytimes.com/2006/12/31/arts

Conservation of Contemporary Art Reader [articles on the Traditions of Conservation]

Corzo, Miguel Angel, ed. Mostality/ Immortality?: The Legacy of 20th Century Art. Los Angeles: Getty Consevation Institute, 1999.
[Introduction]
[Ann Temkin, Strangr Fruit, pgs. 45-50]

Depocas, Alain; Ippolito, John; and jones, Kaitlin ed.. Permanence Trough Change: The Variable Media Approach. Montreal: Daniel Langlois Foundation, 2003.
[Ippolito, Stringari and Jones] – http://variablemedia.net

ICOM Code of Ethics, Guidelines of Practice

Lowenthal, David. The Past is a Foreign Country. Cambridge University Press, 1895. [Introduction, primarily pgs. Xv-xix]

Media Matters: Collaborating towards the Care of Time-based Media (a consortium project of the New Art Trust, Museum Of Modern Art, San Francisco Museum of Modern Art and Tate, www.tate.org.uk/research/tateresearch/majorprojects/mediamatters

Press Paly: Contemporary artist in Conversation. London: Phaidon Press, Inc. 2005.
[Molly Nesbit with Hans Haacke, pgs. 275-286]

Real, William. JAIC Fall/ Winter 2001, Volume 40, Number 3, pg. 211.

Sussman, Elisabeth. Eva Hesse. New Haven: Yale University Press, 2002.
[Uncertain Mandate: A Roundtable Discussion on Conservation Issues, pg.129]
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 15:30:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias