A Exposição: Teorias e Práticas I
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O principal objectivo da disciplina é desenvolver competências relativas às componentes teórica (Exposição I) e prática (Exposição II) implicadas num projecto expositivo.
No final dos dois semestres, os estudantes devem ser capazes de elaborar uma proposta de exposição conceptualmente fundamentada, preparar um guião, definir informação de apoio à exposição, estabelecer orientações gerais para o espaço expositivo, elaborar conteúdos para o catálogo, construir um programa de comunicação, propor estratégias de financiamento, e elaborar programas educativos.
Programa
1 - Museus e Exposições
1.1 - Exposição permanente - alterações do conceito
1.1.1- Exposições de colecções museológicas
1.1.2- Exposições de colecções privadas
1.2 - Exposições temporárias
2 - A exposição enquanto veiculo de apresentação da arte contemporânea
2.1 - Tipologias de exposição
2.2 - Lugares de exposição
2.3 - Exposição, política e ideologia
3 - O curador de arte contemporânea
3.1- Caracterização histórica do papel do curador
3.2- O curador enquanto autor
Bibliografia Obrigatória
Altshuler Bruce 340;
Collecting the new. ISBN: 0-691-11940-6 36.80
McClellan Andrew 340;
Art and its publics. ISBN: 0-631-23047-5
MacLeod Suzanne 340;
Reshaping museum space. ISBN: 0-415-34345-3
Putnam James;
Art and artifact. ISBN: 0-500-23790-5
Reesa Greenberg 730;
Thinking about exhibitions. ISBN: 0-415-11590-6 33.53
Serota Nicholas;
Experience or interpretation. ISBN: 0-500-28216-1 13.70
Karp Ivan 340;
Exhibiting cultures. ISBN: 1-56098-021-4
Kotler Neil;
Museum strategy and marketing. ISBN: 0-7879-0912-2 70.44
Staniszewski Mary Anne;
The power of display. ISBN: 0-262-19402-3
Trierweiler Denis 730;
L.^art de l.exposition. ISBN: 2-84105-003-3
Hiller Susan 340;
The^producers. ISBN: 1-903655-13-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas de análise e discussão de bibliografia previamente indicada.
Visita a exposições.
Palestras com especialistas convidados
Apresentações pelos estudantes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final