Código: | DSIII01 | Sigla: | DSIII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://d2fbaup.wordpress.com/ |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 76 | Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 | 2 | - | 6 | 90 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Joaquim Jorge da Silva Marques | Regente |
Teorico-Prática: | 6,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 3 | 18,00 |
Fabrízio de Matos Scoditti | 6,00 | ||
Joaquim Jorge da Silva Marques | 6,00 | ||
Sílvia Patricia Moreno Simões | 6,00 |
Introduzir e aprofundar competências técnicas e processuais no âmbito do desenho, que ampliem as capacidades expressivas e comunicativas de cada estudante.
Consolidar a coordenação olhar-gesto nas representações do real.
Iniciar o confronto crítico com o universo histórico e funcional das imagens e processos de desenho.
Situar a relação entre perceção visual e perceção háptica como base operativa do desenho.
Compreender e usar o desenho como processo de hipótese e correcção.
Estimular o uso do desenho como instrumento privilegiado na mediação da realidade visível e conceptual.
Desenvolver competências que potenciem uma aprendizagem contínua e a gestão autónoma do trabalho
Consolidar a coordenação olhar-gesto na expressão da forma, do espaço e do movimento.
Relacionar perceção e imaginação material.
Conhecer as propriedades dos meios, métodos e processos de desenho.
Adaptar o potencial dos meios e processos do desenho a diferentes funções e atividades criativas.
Desenvolver capacidades de experimentação e síntese na relação entre abordagens históricas do desenho e novas possibilidades tecnológicas.
Desenvolver um entendimento crítico sobre o impacto dos meios na construção do sentido das imagens.
Relacionar o saber adquirido, a história, a contemporaneidade do desenho e as expectativas individuais.
Desenhar é comprometer-nos com ideias que se comunicam visualmente. Quando desenhamos, contudo, nunca estamos ‘só’ a ver. Desenhar é uma negociação constante entre a mente e o olhar, o corpo e os materiais. Esta negociação relaciona diferentes modos de perceção como a visão e o tato; envolve informação recolhida pelos gestos e movimentos do corpo; reflete a consciência que temos das sensações e emoções que o real nos suscita. Ao desenhar comprometemo-nos em simultâneo com estas várias dimensões do conhecimento.
O programa é pensado para consolidar a relação entre perceção/representação e a expressão, aprofundado o domínio das técnicas, das estratégias e dos materiais como linguagem do desenho. Este domínio decorre do conhecimento do repertório das práticas do desenho, mas também dos seus cruzamentos com outras tecnologias da imagem.
O programa está organizado em duas partes:
PARTE 1: INSTRUMENTALIDADE E EXPRESSÃO
- Desenhar entre a perceção óptica e a perceção háptica.
- Materiais e processos do desenho: uso abrasivo e fluído dos meios; processos de transferência de imagem; a relação entre novos e velhos meios.
- Interligações entre a marca desenhada, a imagem impressa e a imagem projetada.
PARTE 2: DESENHO COMO COMUNICAÇÃO
- Desenho de reportagem: estratégias de reconhecimento, registo e organização narrativa pelo desenho.
- A disposição do corpo no espaço e no tempo.
- Modos cromáticos no Desenho.
- Abordagem caligráfica e abordagem taxonómica
A PRIMEIRA PARTE é composta por dois projetos: «ÓPTICO E HÁPTICO» e «O DESENHO DOS OUTROS». No primeiro projeto os estudantes são encorajados a usar o desenho para encontrar formas de traduzir estímulos decorrentes de outros sentidos e do movimento do corpo, relacionando-os com estudos de observação; a explorar o papel que a luz e a escuridão têm na criação de novas formas e encontrar modos de os representar; a desenvolver estratégias de representação do espaço em movimento. O segundo projeto encoraja novas relações entre os meios tradicionalmente associados ao desenho e processos de reprodução e transferência de imagens, através da exploração criativa de desenhos e métodos de outros artistas, designers, ilustradores, arquitetos ou cartógrafos.
A SEGUNDA PARTE engloba os projetos 3 e 4: «O CORPO COMO OBJETO E SUJEITO» e «DESENHO DE REPORTAGEM». As aulas presenciais serão realizadas em torno do terceiro projeto: a partir da observação do corpo em tempo real, os estudantes irão relacionar competências de observação e medida, desenhos de memória e formas de capturar e responder ao movimento. O desenho será um modo de interrogar a perceção do corpo hoje e criar novas formas para a sua representação. Nas aulas à distância será desenvolvido o quarto projeto sobre o Desenho de Reportagem. Neste projeto, cada estudante usará o desenho para documentar um acontecimento real e organizar narrativamente todo o processo de pesquisa.
O TRABALHO COMPLEMENTAR de Desenho II é concretizado no uso constante e pessoal do diário gráfico (mínimo A4). numa relação entre os conteúdos abordados na aula e os interesses e expectativas de cada estudante.
Ensino Teórico Prático, composto por:
Sessões teóricas e visuais de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos apresentados pelo docente oportunamente, em trabalho de aula e trabalho de campo, ambos de caracter presencial.
Análise, discussão e avaliação dos resultados obtidos.
Desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos em trabalho complementar, a realizar nas horas de trabalho sem contato com o docente.
Serão objecto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para os conteúdos da UC, estando ainda aberta à participação em semináriose oficinas específicas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 72,00 |
Frequência das aulas | 90,00 |
Total: | 162,00 |
A frequência é obtida mediante o cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho apresentado pelos docentes, ao nível do trabalho de aula e complementar, na demonstração dos objectivos e resultados de aprendizagem. Sendo uma UC de carácter presencial, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação mínima em 75% das aulas dadas.
Trabalho desenvolvido em aula Presencial: 70%
- Projeto Óptico e Háptico: 15%
- Projeto 'O Desenho dos Outros': 15%
- Projeto 'O Corpo como objeto e sujeito': 20%
- Projeto 'Desenho de Reportagem': 20%
Trabalho complementar em diário gráfico: 30%
Mediante frequência do ano lectivo seguinte