Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EMPII01

Estúdio: Meios e Processos II

Código: EMPII01     Sigla: EMPII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Desenho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LD 2 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 2 - 12 135 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Patricia Moreno Simões Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 9,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 9,00
Flávia Marisa Martins da Costa 6,00
Sílvia Patricia Moreno Simões 3,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students

Objetivos

Capacidade de relacionar os meios e suportes do desenho com outras tecnologias de representação que com ele coexistem em dado momento.

Demonstrar capacidades de experimentação e síntese no uso do desenho como uma prática visual, espacial e temporal na contemporaneidade.

Desenvolver capacidades de planeamento e comunicação de ideias pelo desenho, usando os meios de forma apropriada.

Demonstrar capacidade de abordar um tema societal através do desenho.

Demonstrar competências de reportagem gráfica aplicada a um tema societal.

Fundamentar um posicionamento crítico sobre as estratégias e meios apropriados à expressão de um conteúdo poético, sensível e conceptual.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC, cada estudante deverá demonstrar:
Capacidade de produção: produzir obra de nível elevado que relacione estratégias específicas do desenho com outras tecnologias de representação.

Capacidade de experimentação: inovar no uso de materiais e processos de forma a traduzir ideias em imagens e artefactos.

Capacidade de comunicação: domínio de metodologias de reportagem gráfica e comunicação de factos e perspetivas através do desenho.

Capacidades reflexivas: Capacidade em situar a sua prática em relação aos debates que caracterizam o desenho no contexto da arte, da estética ou da ciência.

Capacidades de colaboração: participar como membro ativo e responsável num grupo de trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Demonstração de nivel de conhecimento e conteúdos adquiridos ao nível de »Estúdio - Meios e Processos I»

Programa

VISUALIDADE MEDIADA:

Da fotografia como fonte e modelo à fotografia como meio do desenho.

Da imagem movimento à imagem impressa (tradução, transmutação e transposição de meios).

A mediação do desenho pelo vídeo.

Próteses e máquinas de desenho.

 

VISUALIDADE EM CONTEXTO:

Desenho de reportagem e jornalismo estético.

Desenho in situ: desenhar o acontecimento no espaço e com o espaço.

Variantes de escala: desenho em grande formato.

Bibliografia Obrigatória

Kelly Chorpening; A^Companion to contemporary drawing. ISBN: 978-1-119-19454-5 (Chorpening, Kelly; Fortnum, Rebecca (2021). A Companion to Contemporary Drawing. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell.)
A. Cramerotti; Aesthetic Journalim – How to inform without informing, Intellect, 2009 (Cramerotti, A. (2009). Aesthetic Journalim – How to inform without informing. Bristo: Intellect.)
G. Embury.; M. Minichiello; Reportage Illustration - Visual Journalism, Bloomsbury, 2018 (Embury, G.; Minichiello, M. (2018). Reportage Illustration - Visual Journalism. Bloomsbury)
Claire Gilman, Roger Malbert; Drawing in the Present Tense, Thame & Hudson, 2018 (Gilman, C.; Malbert, R. (2018). Drawing in the Present Tense. Thmes & Hudson)
Clemens Krummel et al; Diving Trips: drawing as reportage, Richter Verlag, 2006 (Krummel, C. et al (eds.) (2006). Diving Trips: drawing as reportage. Dusseldorf: Richter Verlag.)

Bibliografia Complementar

Marco Antoni et al; Experimental Photography - A Handbook of Techniques, Thames & Hudson, 2015
Richard Conte ; Le Dessin Hors Papier, Sorbonne, 2009 (Conte, Richard (2009). Le Dessin Hors Papier. Paris: Sorbonne.)
Steve Garner; Writing on drawing. ISBN: 978-1-84150-200-7 (Garner, S. (ed.) (2009). Writing on Drawing: Essays on Drawing Practice and Research. Chicago: Chicago University Press.)
Claire Gilman; Drawn from photography. ISBN: 978-0-942324-65-5 (Gilman, C.; Tilman, L. (2011). Drawn from Photography. Drawing Papers 96. New York: Drawing Center.)
Marc Treib ; Drawing/Thinking – Confronting an Electronic Age, Routledge, 2008 (Treib, Marc (2008). Drawing/Thinking – Confronting an Electronic Age. London and New York: Routledge.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de demonstração de uso de meios, procedimentos e estratégias de desenho.

Exercícios estruturados e exploratórios concebidos para familiarizar os estudantes com o vasto património medial do desenho na contemporaneidade.

Aprendizagem por projeto.

Trabalho de grupo.

Exposição visual e teórica de casos de estudo exemplificativos dos conteúdos programáticos.

Seminários/palestras com praticantes de desenho, com base nos seus processos criativos e estratégias.

Visita comentada a exposições, coleções e acervos de desenho.

Feedback individual e coletivo, a partir dos exercícios e projeto.

Revisão por pares.

Questionário de autoavaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 5,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% de aulas.
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem.
Apresentação de caderno exploratório de pesquisas próprias.
Participação nas aulas expositivas e seminários.
Apresentação de relatório reflexivo da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída, baseada em:

Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem, no final de cada projeto (60%).

Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).

Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).

Relatório reflexivo da UC (10%)

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP

Observações

Esta UC consolida a aprendizagem iniciada no «Estúdio: Meios e Processos I», aprofundando relações de complementaridade do desenho com outras disciplinas artísticas e tecnologias de representação. Com este programa, o estudante desenvolverá capacidades de experimentação e síntese de diferentes meios aplicados ao desenho e sus funções, preparando-se quer para o desenvolvimento de uma prática pessoal e autónoma, quer para aplicação do conhecimento em outros campos e contextos, sejam artísticos, editoriais, industriais ou científicos. O programa pretende:

- Questionar noções sobre o que é o desenho e o que pode ser.

- Ampliar o conhecimento de uma variedade de meios e linguagens visuais, nos seus cruzamentos disciplinares, relacionando a história do desenho com a visão contemporânea da sua prática.

- Desenvolver competências técnicas em desenho.

- Ampliar a experiência de desenho para incluir métodos colaborativos, de experimentação material, visual e de escala.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 07:02:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias