Código: | EMPII01 | Sigla: | EMPII |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Desenho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LD | 2 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 2 | - | 12 | 135 | 324 |
Docente | Responsabilidade |
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Sílvia Patricia Moreno Simões | Regente |
Teorico-Prática: | 9,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 9,00 |
Flávia Marisa Martins da Costa | 6,00 | ||
Sílvia Patricia Moreno Simões | 3,00 |
Capacidade de relacionar os meios e suportes do desenho com outras tecnologias de representação que com ele coexistem em dado momento.
Demonstrar capacidades de experimentação e síntese no uso do desenho como uma prática visual, espacial e temporal na contemporaneidade.
Desenvolver capacidades de planeamento e comunicação de ideias pelo desenho, usando os meios de forma apropriada.
Demonstrar capacidade de abordar um tema societal através do desenho.
Demonstrar competências de reportagem gráfica aplicada a um tema societal.
Fundamentar um posicionamento crítico sobre as estratégias e meios apropriados à expressão de um conteúdo poético, sensível e conceptual.No final da UC, cada estudante deverá demonstrar:
Capacidade de produção: produzir obra de nível elevado que relacione estratégias específicas do desenho com outras tecnologias de representação.
Capacidade de experimentação: inovar no uso de materiais e processos de forma a traduzir ideias em imagens e artefactos.
Capacidade de comunicação: domínio de metodologias de reportagem gráfica e comunicação de factos e perspetivas através do desenho.
Capacidades reflexivas: Capacidade em situar a sua prática em relação aos debates que caracterizam o desenho no contexto da arte, da estética ou da ciência.VISUALIDADE MEDIADA:
Da fotografia como fonte e modelo à fotografia como meio do desenho.
Da imagem movimento à imagem impressa (tradução, transmutação e transposição de meios).
A mediação do desenho pelo vídeo.
Próteses e máquinas de desenho.
VISUALIDADE EM CONTEXTO:
Desenho de reportagem e jornalismo estético.
Desenho in situ: desenhar o acontecimento no espaço e com o espaço.
Variantes de escala: desenho em grande formato.Aulas de demonstração de uso de meios, procedimentos e estratégias de desenho.
Exercícios estruturados e exploratórios concebidos para familiarizar os estudantes com o vasto património medial do desenho na contemporaneidade.
Aprendizagem por projeto.
Trabalho de grupo.
Exposição visual e teórica de casos de estudo exemplificativos dos conteúdos programáticos.
Seminários/palestras com praticantes de desenho, com base nos seus processos criativos e estratégias.
Visita comentada a exposições, coleções e acervos de desenho.
Feedback individual e coletivo, a partir dos exercícios e projeto.
Revisão por pares.
Questionário de autoavaliação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 60,00 |
Estudo autónomo | 25,00 |
Frequência das aulas | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Frequência mínima de 75% de aulas.
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem.
Apresentação de caderno exploratório de pesquisas próprias.
Participação nas aulas expositivas e seminários.
Apresentação de relatório reflexivo da UC.
A avaliação é distribuída, baseada em:
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem, no final de cada projeto (60%).
Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).
Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).
Relatório reflexivo da UC (10%)
Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP
Esta UC consolida a aprendizagem iniciada no «Estúdio: Meios e Processos I», aprofundando relações de complementaridade do desenho com outras disciplinas artísticas e tecnologias de representação. Com este programa, o estudante desenvolverá capacidades de experimentação e síntese de diferentes meios aplicados ao desenho e sus funções, preparando-se quer para o desenvolvimento de uma prática pessoal e autónoma, quer para aplicação do conhecimento em outros campos e contextos, sejam artísticos, editoriais, industriais ou científicos. O programa pretende:
- Questionar noções sobre o que é o desenho e o que pode ser.
- Ampliar o conhecimento de uma variedade de meios e linguagens visuais, nos seus cruzamentos disciplinares, relacionando a história do desenho com a visão contemporânea da sua prática.
- Desenvolver competências técnicas em desenho.
- Ampliar a experiência de desenho para incluir métodos colaborativos, de experimentação material, visual e de escala.