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Animação e Movimento

Código: AM01     Sigla: AM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Desenho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LD 18 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 2 - 9 60 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos Santiago Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos Santiago 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Realizar uma primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e vídeo: as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas;

Conhecer diversos contextos, expressões e aplicações da animação: filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário, animação em tempo real (teatro, performance, dança);

Desenvolver conhecimentos básicos da representação de movimentos animados;

Compreender e desenvolver processos de concepção e produção da animação através do desenho;

Experimentar diferentes abordagens técnicas e tecnológicas na produção do filme animado.

Resultados de aprendizagem e competências

Familiaridade com os elementos básicos da linguagem cinematográfica.
Capacidade de estruturar uma narrativa-base para animação.
Competências ao nível da identificação e aplicação das técnicas de animação adequadas à narrativa.
Capacidade de invenção de personagens, cenários e adereços.
Familiaridade com os princípios básicos das imagens em movimento.
Competências ao nível da iluminação no momento das filmagens.
Competências ao nível da pós-produção das imagens.
Organização e apresentação pública das práticas emergentes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Panorama histórico e técnico da animação: do teatro de sombras às tecnologias digitais; a imagem-movimento e a imagem-tempo; narrativa visual e sonora.

Meios e dispositivos da animação tradicional: flipbook, zootrópio, fenasquistoscópio, taumatrópio, folioscópio; pinscreen; areia; recortes; rotoscopia; stop motion; animação 2D e 3D.

A filmagem: escala de planos; movimentos no espaço e movimentos óticos.

Plano sequência; cenografia e iluminação; mise-en-scéne; campo e contra-campo; montagem e pontuação; estruturas narrativas.

Os sistemas de edição; as fases de construção do filme; Pré-produção, realização, edição e pós-produção.

Bibliografia Obrigatória

A. Deja; The Nine Old Men: Lessons, Techniques, and Inspiration from Disney's Great Animators, Routledge, 2015 (Deja, A., (2015). The Nine Old Men: Lessons, Techniques, and Inspiration from Disney's Great Animators. New York: Routledge. )
W. Gilbert; Simplified Drawing for Planning Animation, Anamie Entertainment , 2014 (Gilbert, W., (2014). Simplified Drawing for Planning Animation. Anamie Entertainment Ltd.)
F. Glebas; Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation, Routledge, 2018 (Glebas, F., (2018). Directing the Story: Professional Storytelling and Storyboarding Techniques for Live Action and Animation. New York: Routledge)
M. Marteu-Mestre; Framed Ink: Drawing and Composition for Visual Storytellers, Design Studio Press, 2010 (Marteu-Mestre, M., (2010). Framed Ink: Drawing and Composition for Visual Storytellers. California: Design Studio Press)
W. Stanchfield; L. Brody; Gesture Drawing for Animation, Independently published. (Stanchfield, W., Brody, L. (ed.) (2020). Gesture Drawing for Animation. Independently published. )
P. Wells ; The Fundamentals of Animation, Fairchild Books, 2016 (Wells, P., (2016). The Fundamentals of Animation. New York: Fairchild Books)
T. White ; Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator, Focal Press, 2006 (White, T., (2006). Animation from Pencils to Pixels: Classical Techniques for the Digital Animator. Oxford: Focal Press. )
T. White; How to Make Animated Films: Tony White's Complete Masterclass on the Traditional Principals of Animation, Focal Press, 2009 (White, T., (2009). How to Make Animated Films: Tony White's Complete Masterclass on the Traditional Principals of Animation. Oxford: Focal Press )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição de conteúdos e explanação de conceitos básicos;

Exemplificação recorrendo a obras e autores de referência;

Pesquisa na angariação de dados relevantes, matérias e temáticas aplicáveis

Trabalho de campo em operações de levantamento informação recorrendo a diversos suportes de registo;

Contacto com autores e profissionais acedendo a casos particulares e práticas específicas;

Trabalho laboratorial na problematização, na experimentação de meios técnicos e tecnológicos, no ensaio de hipóteses e desenvolvimento de soluções;

Introdução à prática projetual, no desenvolvimento de metodologias de trabalho;

Acompanhamento tutorial na orientação de tarefas e na otimização dos resultados; 

Avaliação contínua e distribuída; auto e hetero-avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 70,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 5,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% de aulas.
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem.
Apresentação de caderno exploratório de pesquisas próprias.
Participação nas aulas expositivas e seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem, no final de cada projeto (70%).

Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).

Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP

Observações

A UC será dada em cooperação com estúdios e oficinas de de animação, de modo a criar uma ligação entre a prática letiva e os contextos profissionais da sua produção, nomeadamente a Cooperativa BAP e a Casa Museu de Vilar - Filmes & Animação.
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