Código: | AM01 | Sigla: | AM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Desenho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LD | 18 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 2 | - | 9 | 60 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
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Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos Santiago | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos Santiago | 4,00 |
Realizar uma primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e vídeo: as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas;
Conhecer diversos contextos, expressões e aplicações da animação: filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário, animação em tempo real (teatro, performance, dança);
Desenvolver conhecimentos básicos da representação de movimentos animados;
Compreender e desenvolver processos de concepção e produção da animação através do desenho;
Experimentar diferentes abordagens técnicas e tecnológicas na produção do filme animado.Panorama histórico e técnico da animação: do teatro de sombras às tecnologias digitais; a imagem-movimento e a imagem-tempo; narrativa visual e sonora.
Meios e dispositivos da animação tradicional: flipbook, zootrópio, fenasquistoscópio, taumatrópio, folioscópio; pinscreen; areia; recortes; rotoscopia; stop motion; animação 2D e 3D.
A filmagem: escala de planos; movimentos no espaço e movimentos óticos.
Plano sequência; cenografia e iluminação; mise-en-scéne; campo e contra-campo; montagem e pontuação; estruturas narrativas.
Os sistemas de edição; as fases de construção do filme; Pré-produção, realização, edição e pós-produção.Exposição de conteúdos e explanação de conceitos básicos;
Exemplificação recorrendo a obras e autores de referência;
Pesquisa na angariação de dados relevantes, matérias e temáticas aplicáveis
Trabalho de campo em operações de levantamento informação recorrendo a diversos suportes de registo;
Contacto com autores e profissionais acedendo a casos particulares e práticas específicas;
Trabalho laboratorial na problematização, na experimentação de meios técnicos e tecnológicos, no ensaio de hipóteses e desenvolvimento de soluções;
Introdução à prática projetual, no desenvolvimento de metodologias de trabalho;
Acompanhamento tutorial na orientação de tarefas e na otimização dos resultados;
Avaliação contínua e distribuída; auto e hetero-avaliação.Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 70,00 |
Estudo autónomo | 25,00 |
Frequência das aulas | 5,00 |
Total: | 100,00 |
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem, no final de cada projeto (70%).
Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).
Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).
Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP