Código: | NGG01 | Sigla: | NGG |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Design |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Desenho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LD | 22 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 2 | - | 9 | 60 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Sílvia Patricia Moreno Simões | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Emílio Augusto Figueiredo Remelhe | 4,00 |
Construir acesso a referenciais nos domínios gráfico e literário;
Mobilizar recursos linguísticos, literários e gráficos em favor de uma prática informada;
Compreender conceitos e noções fundamentais de narratologia;
Fomentar o uso da escrita e do desenho como ferramentas criativas e complementares;
Explorar o guião gráfico no seu carácter multidisciplinar e na relação com diferentes campos da produção artística;
Desenvolver competências de representação, expressão e comunicação da sequencialidade através do desenho e da escrita;
Desenvolver a capacidade de pensar, esquematizar e planificar uma narrativa através do desenho e da escrita;
Articular a experiência do desenho de observação com desenho de imaginação e de memória.Introdução aos conceitos fundamentais da narrativa:
Noção de género e tipologia textuais; estrutura, modelos e elementos; narrador, personagem, tempo, ação, lugar; narração e descrição: construir mundos; contruir sentido: construção, destruição, deslize, efeito, desvio; ficção e não-ficção; metaficção; auto-ficção; transtextualidade; elementos de retórica visual e textual;
O desenho como meio de sequencialidade:
A visualização da narrativa; a representação do espaço e o lugar do observador; câmara objetiva e subjetiva; ambiência, atmosfera, cenografia; interpretação do guião escrito;
Linguagem do cinema; plano, composição, movimento de câmara, montagem, transição e continuidade; duração; movimento de cena e do olhar; enquadramento e distância; campo visual; ângulo de visão e ponto de vista; unidade de tempo e lugar.
Processo e projeto narrativo: da planificação à textualização; escrita de argumento e guião; esquematização, planificação e desenvolvimento de narrativa gráfica.Exposição teórica de conteúdos apoiada em documentação audiovisual;
Exemplificação e demonstração com recurso a obras e autores de referência;
Partilha de informação e discussão de pontos de vista no esclarecimento de conceitos e noções;
Pesquisa, organização e aplicação contextualizada de informação;
Trabalho de campo em operações de levantamento de informação com potencial narrativo;
Desenvolvimento teórico-prático de exercícios orientados para a abordagem plural à narrativa;
Trabalho laboratorial, exploratório e experimental na montagem de fragmentos narrativos;
Ensaio projetual a partir do enunciado de um caso-problema e das ferramentas adquiridas;
Acompanhamento e orientação em ações tutoriais;
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 120,00 |
Estudo autónomo | 63,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 243,00 |
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem (70%).
Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).
Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).