Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > NGG01

Narrativas e Guião Gráfico

Código: NGG01     Sigla: NGG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Desenho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LD 22 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 2 - 9 60 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Patricia Moreno Simões Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Emílio Augusto Figueiredo Remelhe 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Construir acesso a referenciais nos domínios gráfico e literário;

Mobilizar recursos linguísticos, literários e gráficos em favor de uma prática informada;

Compreender conceitos e noções fundamentais de narratologia;

Fomentar o uso da escrita e do desenho como ferramentas criativas e complementares;

Explorar o guião gráfico no seu carácter multidisciplinar e na relação com diferentes campos da produção artística;

Desenvolver competências de representação, expressão e comunicação da sequencialidade através do desenho e da escrita;

Desenvolver a capacidade de pensar, esquematizar e planificar uma narrativa através do desenho e da escrita;

Articular a experiência do desenho de observação com desenho de imaginação e de memória.

Resultados de aprendizagem e competências

No final deste curso, cada estudante será capaz de:
PLANEAR: Demonstrar a capacidade de criar diversas abordagens para descrever a estrutura temporal de narrativas gráficas e visuais.
DESENVOLVER: identificar e aplicar diversos métodos práticos e materiais de narrativas gráficas.
APRESENTAR: Comunicar os seus processos criativos e os resultados da prática narrativa de uma forma profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução aos conceitos fundamentais da narrativa:

Noção de género e tipologia textuais; estrutura, modelos e elementos; narrador, personagem, tempo, ação, lugar; narração e descrição: construir mundos; contruir sentido: construção, destruição, deslize, efeito, desvio; ficção e não-ficção; metaficção; auto-ficção; transtextualidade; elementos de retórica visual e textual;

O desenho como meio de sequencialidade:

A visualização da narrativa; a representação do espaço e o lugar do observador; câmara objetiva e subjetiva; ambiência, atmosfera, cenografia; interpretação do guião escrito;

Linguagem do cinema; plano, composição, movimento de câmara, montagem, transição e continuidade; duração; movimento de cena e do olhar; enquadramento e distância; campo visual; ângulo de visão e ponto de vista; unidade de tempo e lugar.

Processo e projeto narrativo: da planificação à textualização; escrita de argumento e guião; esquematização, planificação e desenvolvimento de narrativa gráfica.

Bibliografia Obrigatória

David M. Ball; The^Comics of Chris Ware. ISBN: 978-1-60473-443-0 (Ball, D. M. (2010). The Comics of Chris Ware: drawing is a way of thinking. Jackson: University Press of Mississippi. )
Luis Carmelo; Manual de escrita criativa I, II, Europa-América, 2005 (Carmelo, L. (2005). Manual de escrita criativa I, II. Europa-América: Mem Martins. )
Neil Cohn; The^Visual narrative reader. ISBN: 978-1-4725-8559-2 (Cohn, N. (2016). The Visual Narrative Reader. Londres: Bloomsbury. )
Thierry Groensteen; Comics and narration. ISBN: 978-1-4968-0256-9 (Groensteen, T. (2013). Comics and Narration. Jackson: University Press of Mississippi. )
Will Eisner; Graphic storytelling and visual narrative. ISBN: 978-0-393-33127-1 (Eisner, W. (2006). Comics & sequential art. New York: Poorhouse Press.)
M. Madden; 99 Ways to Tell a Story - Exercises in Style, Bruaá editora, 2005 (Madden, M. (2005). 99 Ways to Tell a Story - Exercises in Style. Bruaá editora)
D. Lodge; Consciousness and the novel, Harvard University Press, 2002 (Lodge, D. (2002), Consciousness and the novel. Cambridge: Harvard University Press )
Barbara Postema; Narrative structure in comics. ISBN: 978-1-933360-95-9 (Postema, B. (2013). Narrative Structure in Comics: Making Sense of Fragments. New York: Rochester Institute of Technology. )
B. Block; The Visual Story - Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media, Elsevier, 2008 (Block, B (2008) The Visual Story - Creating the Visual Structure of Film, TV and Digital Media. Burlington: Elsevier)
John Hart; The^art of the storyboard. ISBN: 0-240-80329-9 53.84 (Hart, J. (2007) The Art of the Storyboard - A Filmmaker's Introduction. New York: Routledge)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica de conteúdos apoiada em documentação audiovisual;

Exemplificação e demonstração com recurso a obras e autores de referência;

Partilha de informação e discussão de pontos de vista no esclarecimento de conceitos e noções;

Pesquisa, organização e aplicação contextualizada de informação;

Trabalho de campo em operações de levantamento de informação com potencial narrativo;

Desenvolvimento teórico-prático de exercícios orientados para a abordagem plural à narrativa;

Trabalho laboratorial, exploratório e experimental na montagem de fragmentos narrativos; 

Ensaio projetual a partir do enunciado de um caso-problema e das ferramentas adquiridas;

Acompanhamento e orientação em ações tutoriais;

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 120,00
Estudo autónomo 63,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% de aulas.
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem.
Apresentação de caderno exploratório de pesquisas próprias.
Participação nas aulas expositivas e seminários.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem (70%).

Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).

Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 07:03:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias