Código: | EMPI01 | Sigla: | EMPI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Desenho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LD | 22 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 2 | - | 12 | 135 | 324 |
Docente | Responsabilidade |
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Sílvia Patricia Moreno Simões | Regente |
Teorico-Prática: | 9,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 9,00 |
Flávia Marisa Martins da Costa | 6,00 | ||
Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos Santiago | 3,00 |
Consolidar a coordenação olhar-gesto na expressão da forma, do espaço e do movimento.
Relacionar perceção e imaginação material.
Conhecer as propriedades dos meios, métodos e processos de desenho.
Adaptar o potencial dos meios e processos do desenho a diferentes funções e atividades criativas.
Desenvolver capacidades de experimentação e síntese na relação entre abordagens históricas do desenho e novas possibilidades tecnológicas.
Desenvolver um entendimento crítico sobre o impacto dos meios na construção do sentido das imagens.
Relacionar o saber adquirido, a história, a contemporaneidade do desenho e as expectativas individuais.Identificar e aplicar técnicas, tecnologias e processos capazes de apoiar uma prática emergente, envolvendo uma diversidade de formatos, suportes e materiais.
Demonstrar competências ao nível dos modos cromáticos no desenho, da cor e da luz como experiência percetiva, cultural e comunicativa.
Identificar e aplicar estratégias de ideação e pensamento contrafactual através da síntese e metamorfose de métodos de artistas, ilustradores, arquitetos ou cartógrafos.
Desenvolvimento de um vocabulário visual e crítico que apoie uma prática emergente de desenho.
Iniciar estratégias de pesquisa independentes com a seleção de materiais e referências relevantes para sustentar o processo criativo e a consciência do contexto em que se desenha.
Documentar o processo de aprendizagem como um esforço coletivo que encoraja a inclusão, o respeito e a gestão de diferentes pontos de vista.
FUNDAMENTOS MATERIAIS DA PRÁTICA DO DESENHO:
Instrumentos e materiais; superfícies e substratos - uma visão funcional, histórica e contemporânea das suas aplicações.
Procedimentos abrasivos, fluídos e de impressão.
Usos desviantes e variantes retóricas dos meios e suportes do desenho.
DA PERCEÇÃO À IMAGINAÇÃO MATERIAL:
Da representação material da luz ao desenho com luz: luminescência ambiente, brilho focal e jogo de brilhos.
Meios e modos cromáticos: síntese aditiva e subtrativa; tricromia e cangiantismo; a teoria da cor.
Desenho e movimento:
- A visualidade háptica: o gesto como meio, imagem e conceito.
- O desenho cinemático: a representação no tempo.
- A figura humana em movimento - Abordagens experimentais à representação do corpo em movimento
DESENHO EXPERIMENTAL E PENSAMENTO CRIATIVO:
Pensamento por divergência e bissociação - estratégias criativas de reprodução, síntese e metamorfose.
Desenho de montagem e desenho compósito.
Apropriação, deslocamento e transferência de imagens.
Aulas de demonstração de uso de meios, procedimentos e estratégias de desenho.
Exercícios estruturados e exploratórios concebidos para familiarizar os estudantes com o vasto património medial e processual do desenho.
Exposição visual e teórica de casos de estudo exemplificativos dos conteúdos programáticos.
Desenvolvimento de projeto na relação com cada núcleo do programa.
Seminários/palestras com praticantes de desenho, com base nos seus processos criativos e estratégias.
Visita comentada a exposições, coleções e acervos de desenho.
Feedback individual e coletivo, a partir dos exercícios e projetos.
Revisão por pares.
Questionário de autoavaliação.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 60,00 |
Frequência das aulas | 5,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 25,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação é distribuída, baseada em:
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem, no final de cada projeto (60%).
Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).
Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).
Relatório reflexivo da UC (10%)