Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EMPI01

Estúdio: Meios e Processos I

Código: EMPI01     Sigla: EMPI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Desenho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LD 22 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 2 - 12 135 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Patricia Moreno Simões Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 9,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 9,00
Flávia Marisa Martins da Costa 6,00
Eliana Isabel Saraiva Pereira dos Penedos Santiago 3,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students

Objetivos

Consolidar a coordenação olhar-gesto na expressão da forma, do espaço e do movimento.

Relacionar perceção e imaginação material.

Conhecer as propriedades dos meios, métodos e processos de desenho.

Adaptar o potencial dos meios e processos do desenho a diferentes funções e atividades criativas.

Desenvolver capacidades de experimentação e síntese na relação entre abordagens históricas do desenho e novas possibilidades tecnológicas.

Desenvolver um entendimento crítico sobre o impacto dos meios na construção do sentido das imagens.

Relacionar o saber adquirido, a história, a contemporaneidade do desenho e as expectativas individuais.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificar e aplicar técnicas, tecnologias e processos capazes de apoiar uma prática emergente, envolvendo uma diversidade de formatos, suportes e materiais.

Demonstrar competências ao nível dos modos cromáticos no desenho, da cor e da luz como experiência percetiva, cultural e comunicativa.

Identificar e aplicar estratégias de ideação e pensamento contrafactual através da síntese e metamorfose de métodos de artistas, ilustradores, arquitetos ou cartógrafos.

 Desenvolvimento de um vocabulário visual e crítico que apoie uma prática emergente de desenho.

Iniciar estratégias de pesquisa independentes com a seleção de materiais e referências relevantes para sustentar o processo criativo e a consciência do contexto em que se desenha.

Documentar o processo de aprendizagem como um esforço coletivo que encoraja a inclusão, o respeito e a gestão de diferentes pontos de vista.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Demonstração de nivel de conhecimento e conteúdos adquiridos ao nível de »Estúdio - Perceção e Representação I» e «Estúdio - Perceção e Representação II»

Programa

FUNDAMENTOS MATERIAIS DA PRÁTICA DO DESENHO:

Instrumentos e materiais; superfícies e substratos - uma visão funcional, histórica e contemporânea das suas aplicações.

Procedimentos abrasivos, fluídos e de impressão.

Usos desviantes e variantes retóricas dos meios e suportes do desenho.

 

DA PERCEÇÃO À IMAGINAÇÃO MATERIAL:

Da representação material da luz ao desenho com luz: luminescência ambiente, brilho focal e jogo de brilhos.

Meios e modos cromáticos: síntese aditiva e subtrativa; tricromia e cangiantismo; a teoria da cor.

Desenho e movimento:

- A visualidade háptica: o gesto como meio, imagem e conceito.

- O desenho cinemático: a representação no tempo.

- A figura humana em movimento - Abordagens experimentais à representação do corpo em movimento

 

DESENHO EXPERIMENTAL E PENSAMENTO CRIATIVO:

Pensamento por divergência e bissociação - estratégias criativas de reprodução, síntese e metamorfose.

Desenho de montagem e desenho compósito.

Apropriação, deslocamento e transferência de imagens.

Bibliografia Obrigatória

James Watrous; The^craft of old-master drawings. ISBN: 978-0-299-01425-4 (Watrous, James (2006). The Craft of Old Master Drawings. Madison: University of Wisconsin Press.)
Orly Orbach; Drawing as performance. ISBN: 978-1-138-08615-9 (Orbach, Orly (2019). Drawing as Performance – Theatrical Games and Techniques for Visual Artists. London and New York: Routledge)
Deanna Petherbridge; The^primacy of drawing. ISBN: 978-0-300-12646-4 (Petherbridge, Deanna (2010). The Primacy of Drawing – Histories and Theories of Practice. Yale: Yale University Press.)
Ellen Mueller; Remixing and drawing. ISBN: 978-0-8153-9244-6 (Mueller, Ellen (2018). Remixing and Drawing – Sources, Influences, Styles. New York and London: Routledge Focus)
Juan José Gómez Molina; Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8 (Molina, J.J.G. (ed.) (1999) Estrategias del Dibujo en el Arte Contemporáneo. Madrid: Cátedra. Madrid: Cátedra)
David Batchelor; Colour. ISBN: 978-0-26252-481-0 (Batchelor (Ed.) (2008). Colour. Documents of Contemporary Art. Cambridge: The MIT Press)
Mick Maslen, Jack, Southern; Drawing Projects: an exploration of the language of drawings, Blackdog Publishing, 2011 (Maslen, Mick; Jack, Southern (2011). Drawing Projects: an exploration of the language of drawings. London: Blackdog Publishing.)
Roger Malbert; Drawing People – The Human Figure in Contemporary Art, Thames & Hudson, 2011 (Malbert, Roger (2015). Drawing People – The Human Figure in Contemporary Art. London: Thames & Hudson.)
Marco Antoni et al. ; Experimental Photography - A Handbook of Techniques, Thames & Hudson., 2015 (Antoni, Marco et al. (2015). Experimental Photography - A Handbook of Techniques. Thames & Hudson.)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de demonstração de uso de meios, procedimentos e estratégias de desenho.

Exercícios estruturados e exploratórios concebidos para familiarizar os estudantes com o vasto património medial e processual do desenho.

Exposição visual e teórica de casos de estudo exemplificativos dos conteúdos programáticos.

Desenvolvimento de projeto na relação com cada núcleo do programa.

Seminários/palestras com praticantes de desenho, com base nos seus processos criativos e estratégias.

Visita comentada a exposições, coleções e acervos de desenho.

Feedback individual e coletivo, a partir dos exercícios e projetos.

Revisão por pares.

Questionário de autoavaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 25,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 5,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência mínima de 75% de aulas.
Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem.
Apresentação de caderno exploratório de pesquisas próprias.
Participação nas aulas expositivas e seminários.
Apresentação de relatório reflexivo da UC.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é distribuída, baseada em:

Apresentação de portefólio demonstrativo dos resultados de aprendizagem, no final de cada projeto (60%).

Apresentação de caderno exploratório de observações e pesquisas próprias (25%).

Participação nas aulas expositivas e nos seminários (5%).

Relatório reflexivo da UC (10%)

Melhoria de classificação

Mediante frequência no ano letivo seguinte, de acordo com o regulamento de avaliação discente dos primeiros e segundos ciclos da FBAUP

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 17:18:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias