Código: | EPRI01 | Sigla: | EPRI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Belas-artes |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Desenho |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LD | 24 | Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 | 1 | - | 12 | 135 | 324 |
Docente | Responsabilidade |
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Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida | Regente |
Teorico-Prática: | 9,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 9,00 |
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida | 6,00 | ||
Nelson David Correia Lopes | 3,00 |
Introduzir competências do Desenho que operem como instrumento de atenção e análise na representação da realidade;
Introduzir capacidades percetivas e operativas que questionem o conhecimento tácito e adquirido sobre essa realidade;
Reconhecer, adequar e manipular diferentes modos e meios do desenho a diferentes necessidades de atuação;
Desenvolver e ajustar apetências de motricidade adequadas a diferentes atuações gráficas;
Desenvolver capacidades de sistematização, de atenção, concentração e recorrência nas diferentes estratégias de trabalho;
Conhecer e aplicar terminologias básicas do desenho;
Conhecer e explorar o património e história do desenho.
Percepção e Representação
Activar uma percepção para o desenho:
a Percepção visual: mecanismos e modos de funcionamento. Os estádios da Percepção
A Representação gráfica: similitudes e diferenças com a Percepção.
Percepção e Cognição (conhecimento): perceção cognitiva e crítica, versus perceção ótica e intuitiva; (convicção e dúvida)
Estratégias: esquema e diagrama, estimativa e medição, escala e proporção, cheios e vazios, linha e mancha, estrutura e superfície;
Gestualidade e observação.
Plantas, alçados e axonometrias;
introdução à perspectiva cónica.
Traçados ordenadores, relações espaciais e diagrama.
Instrumentos de aferição: plano transparente, visor, lápis, medidor de ângulos;
Estratégias polarizadas do desenhar: esboço e contorno.
Os meios do desenho: suportes, instrumentos e materiais.
O problema da percepção/representação: o que vemos, como vemos, como queremos ver.
As 324 Horas de Trabalho (HT) são organizadas da seguinte maneira:
135 Horas de Contacto (HC), distribuídas por aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos e aulas teórico-práticas de concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos; Análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HT (189h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir de enunciados específicos em contexto mais autónomo.
Serão objeto de estudo, exercícios partilhados com a Unidade Curricular de Geometria e Representação e com a Unidade Curricular de Processos Digitais I; visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 80,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 135,00 |
Trabalho de campo | 189,00 |
Total: | 324,00 |