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Estúdio: Perceção e Representação I

Código: EPRI01     Sigla: EPRI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Desenho

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LD 24 Plano de estudos de LD_publicaçao em DR de 7 de junho de 2022 1 - 12 135 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 9,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 9,00
Mário Augusto Bismarck Paupério de Almeida 6,00
Nelson David Correia Lopes 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Introduzir competências do Desenho que operem como instrumento de atenção e análise na representação da realidade;

Introduzir capacidades percetivas e operativas que questionem o conhecimento tácito e adquirido sobre essa realidade;

Reconhecer, adequar e manipular diferentes modos e meios do desenho a diferentes necessidades de atuação;

Desenvolver e ajustar apetências de motricidade adequadas a diferentes atuações gráficas;

Desenvolver capacidades de sistematização, de atenção, concentração e recorrência nas diferentes estratégias de trabalho;

Conhecer e aplicar terminologias básicas do desenho;

Conhecer e explorar o património e história do desenho.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver uma prática e um conhecimento operativo e crítico básico sobre os territórios do desenho, particularmente na sua relação de mediador entre o observador e o mundo exterior. Desenvolver competências analíticas, criticas e idiossincráticas no uso de diversas estratégias e tipologias do desenho. Fortalecer uma consciência operativa do desenho como instrumento do pensamento visual. Desenvolver ferramentas gráficas adequadas a necessidades específicas de representação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Percepção e Representação

Activar uma percepção para o desenho:

a Percepção visual: mecanismos e modos de funcionamento. Os estádios da Percepção

A Representação gráfica: similitudes e diferenças com a Percepção.

Percepção e Cognição (conhecimento): perceção cognitiva e crítica, versus  perceção ótica e intuitiva; (convicção e dúvida)

Estratégias: esquema e diagrama, estimativa e medição, escala e proporção, cheios e vazios, linha e mancha, estrutura e superfície;

Gestualidade e observação.

Plantas, alçados e axonometrias;
introdução à perspectiva cónica.

Traçados ordenadores, relações espaciais e diagrama.

Instrumentos de aferição: plano transparente, visor, lápis, medidor de ângulos;

Estratégias polarizadas do desenhar: esboço e contorno.

Os meios do desenho: suportes, instrumentos e materiais.

O problema da percepção/representação: o que vemos, como vemos, como queremos ver.

Bibliografia Obrigatória

Ron Bowen; Drawing masterclass. ISBN: 0-7529-0093-5
Betty Edwards; Aprender a dibujar con el lado derecho del cerebro. ISBN: 84-7953-074-X
Nathan Goldstein; The^art of responsive drawing
Gottfried Bammes; L. étude du corps humain. ISBN: 2-249-27829-6
Sarah Simblet; The^drawing book. ISBN: 978-1-4053-4123-3
BELL, Julian (ed.) ; Ways of Drawig. Artist’s perspectives and practices. , Thames and Hudson. , 2019
Claudia Betti; Drawing contemporary approach

Bibliografia Complementar

Juan José Gómez Molina; Las lecciones del dibujo. ISBN: 84-376-1376-0
E. H. Gombrich; Arte e ilusão
Robert L. Solso; Cognition and the visual arts. ISBN: 0-262-19346-9
Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto; Ver, fazer, pensar, editar
Gabriel Campanario; The^Art of urban sketching. ISBN: 978-1-59253-725-9
MAIER, M. ; Procesos elementares de proyectación y configuración. , Gustavo Gili, 1977
PIYASENA, Sam; PHILP, Beverly ; Just draw it! The dynamic course for anyone with a pencil and paper, Search Press., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 324 Horas de Trabalho (HT) são organizadas da seguinte maneira:

135 Horas de Contacto (HC), distribuídas por aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos e aulas teórico-práticas de concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos; Análise, crítica e avaliação dos resultados obtidos.

As restantes HT (189h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir de enunciados específicos em contexto mais autónomo.

Serão objeto de estudo, exercícios partilhados com a Unidade Curricular de Geometria e Representação e com a Unidade Curricular de Processos Digitais I; visitas a exposições e locais de interesse para a disciplina.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 80,00
Trabalho de campo 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 135,00
Trabalho de campo 189,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas.
Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 75% das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da unidade curricular e assiduidade.

Melhoria de classificação

Mediante frequência do ano letivo seguinte.
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