Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TAN1

Textos de Artista

Código: TAN1     Sigla: TAN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Belas-artes

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://textos.blog.virose.pt
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Mestrado em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAP 7 Plano de Estudos do MAP_Publicação em DR de 31 de agosto de 2020 1 - 6 45 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Problematizar a relação entre o verbal e o não-verbal, entre o texto e a imagem, destacando como material de estudo os escritos e o discurso dos próprios artistas.
Desenvolver ferramentas de análise e interpretação dos escritos de artistas, sobretudo contemporâneos.
Discutir os diferentes papéis assumidos pelos diferentes agentes do meio artístico, questionando-se assim as fronteiras entre teoria e prática, entre o lugar do artista e do do curador, por exemplo.
Para os estudantes com trabalho prático, será também o lugar para experimentar e ensaiar a produção escrita em paralelo/cruzamento com o trabalho realizado em atelier, antecipando a realização do projecto final de mestrado.
 

Resultados de aprendizagem e competências

De acordo com os objectivos e as metodologias apresentados, espera-se que os estudantes possam desenvolver ferramentas de análise e interpretação dos escritos de artistas, sobretudo contemporâneos, nas suas diferentes tipologias. Na maior parte dos casos, as competências desenvolvidas serão cruzadas com o próprio trabalho prático realizado em atelier e poderão servir como laboratório para ensaiar o desenvolvimento do projecto/dissertação final de mestrado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Neste seminário procurar-se-á fazer justiça à seguinte ideia:

The best source of information about an artist is the artist
(John Baldessari, 1975)

Este seminário é sobre os artistas e os seus processos de trabalho, sobre a arte e a sua particular fenomenologia do fazer, sobre aquilo que acontece algures entre a língua e olho, entre a palavra, as imagens e as coisas. e, claro, os acontecimentos.

Os artistas pelas suas próprias palavras: a arte nas palavras dos próprios artistas.

O programa tem uma componente variável que depende das escolhas dos próprios estudantes, mas no essencial pode ser assim resumido:
- Linguagem e comunicação; o verbal e o não-verbal; as palavras e as coisas; o ver e o dizer.
- As ordens dos discursos. A crítica, a teoria e a prática.
- Breve resenha histórica das relações entre as artes plásticas e os seus meta-discursos. As funções e papéis dos/das artistas.
- Os textos de artistas. (Não-)Tipologias.
- Análise crítica, contextualizada e detalhada de casos de estudo.

Bibliografia Obrigatória

Rancière Jacques; The^Future of the image. ISBN: 978-1-84467-297-4
Rancière Jacques; The^Emancipated spectator. ISBN: 978-1-84467-343-8
Groys Boris 1947-; In the flow. ISBN: 978-1-78478-351-8
Groys Boris 1947-; Going public. ISBN: 978-1-934105-30-6
Steyerl Hito 1966-; Duty free art. ISBN: 978-1-78663-243-2
Steyerl Hito 1966-; The^Wretched of the screen. ISBN: 978-1-934105-82-5
Gillick Liam; Industry and intelligence. ISBN: 978-0-231-17020-8
Isabel Carvalho; A^economia do artista. ISBN: 978-989-96610-0-4

Bibliografia Complementar

Gabrielle Detterer, Ed.; rt Recollection. Artists’ Interviews and Statements in the Nineties, , Danilo Montanari & Exit & Zona Archives Editori, 1997
Harrison Charles 340; Art in theory. ISBN: 0-631-22707-5
Ellen H. Johnson (ed.); American Artists on Art. From 1940 to 1980, Harper&Row, 1982
Lippard Lucy R. 340; Six years. ISBN: 0-520-21013-1
Naumann Francis M. 340; Affectionately, Marcel. ISBN: 90-5544-249-6 42.20
Sylvester David; Interviews with Francis Bacon. ISBN: 0-500-27057-0
Serra Richard; Writings interviews. ISBN: 0-226-74880-4
Judd Donald; Complete writings 1959-1975. ISBN: 0-919616-42-9
Hans Ulrich Obrist; Interviews, Charta, 2003
AAVV; pressPlay : contemporary artists in conversation, Phaidon, 2005
Wallis Brian 340; Blasted allegories. ISBN: 0-262-23128-X 39.10
Andre Carl; Cuts. ISBN: 0-262-01215-4
Duchamp Marcel; Engenheiro do tempo. ISBN: 972-37-0257-6 15.00
Duchamp Marcel; Duchamp du signe. ISBN: 2-08-081614-4
Jimmie Durham; A Certain Lack of Coherence: Writings on Art and Cultural Politics, Kala Press, 1993
Kaprow Allan; Essays on the blurring of art and life. ISBN: 0-520-20562-6
Robert Smithson; The Collected Writing, University of California Press, 1996
Richter Gerhard; The daily practice of painting. ISBN: 0-500-27836-9
Fraser Andrea; Museum highlights. ISBN: 978-0-262-56230-0
Nauman Bruce; Please Pay Attention Please. ISBN: 0-262-14082-9 23.15
Wall Jeff; Essais et entretiens 1984-2001. ISBN: 2-84056-098-4
Wodiczko Krzysztof; Art public, art critique. ISBN: 2-84056-021-6
Breton André; Entretiens
Drucker Johanna; The^century of artists. books. ISBN: 978-1-887123-69-3
Rancière Jacques; Le^partage du sensible. ISBN: 978-2-913372-05-4
Grada Kilomba; Grada Kilomba. ISBN: 978-972-8909-44-4
Alexander Alberro; Institutional Critique. ISBN: 978-0-262-01316-1

Observações Bibliográficas

A bibliografia será dada ao longo do semestre, em parte em função das escolhas feitas pelos estudantes. Aqui é indicada apenas uma lista genérica de títulos. Para uma bibliografia completa dos textos tratados em aula deverá ser consultado o blog da UC.
http://textos.blog.virose.pt

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Depois de uma breve introdução, serão partilhados, analisados e discutidos em cada sessão textos e outros materiais, escolhidos em parte pelos próprios pelos estudantes. A escolha destes materiais não obedecerá a nenhum programa, tendo como única indicação resultarem do discurso directo dos artistas. Não haverá limitação quanto às tipologias ou formatos; aliás, o princípio a seguir será justamente o da recusa de qualquer tipologia ou catalogação desses "textos", permitindo assim o questionamento das noções de texto ou de discurso.

 

Palavras Chave

Humanidades > Artes

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 30,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 25,00
Total: 25,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação, assiduidade e apresentações orais: 40%
Trabalho escrito e publicação final: 60%

Provas e trabalhos especiais

Realização de pelo menos uma apresentação oral, individual ou em grupo.
Realização de um trabalho escrito final.

Observações

International students are welcome. Presentations and discussions will be held in english whenever necessary.
Final papers can also be written in the following languages:
Português
English
Espanol
Français

Google Classroom
https://classroom.google.com/c/NTQ2Njg4MTczNDk3?cjc=zagikam
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-18 às 15:14:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias